Por Vinicius Pantoja
No dia 15 de julho, o
SBT começou a exibir uma nova versão brasileira da novela infantil Chiquititas,
já produzida pela emissora em 1997. A novela veio substituir “Carrossel”, o
bem-sucedido remake da novela mexicana de 1989 (que o próprio SBT exibiu em
1991 e foi um enorme sucesso). A emissora atualmente está investindo em um
público que possui cada vez menos espaço na TV aberta: o infantil.
Quem já é mais velho
sabe o quanto a Globo sabe o quanto a Globo já investiu nesse público.
Programas como Sítio do Pica Pau Amarelo, Mundo da Lua, Vila Sésamo,
Caça Talentos, TV Colosso, programas comandados pela apresentadora Xuxa (Xuxa
Park, Xou da Xuxa, Xuxa Hits, etc.), marcaram gerações passadas e são lembrados
até hoje. Com o início do programa Encontro com Fátima Bernardes, no ano
passado, a TV Globinho, um dos únicos programas da emissora na atualidade que é
voltado para as crianças, passou a ser exibido apenas aos sábados com curta
duração. A Record há anos exibe apenas em eternas reprises o desenho Pica Pau.
A Bandeirantes tem o Band Kids, que exibe desenhos e séries infanto-juvenis,
mas é um programa de curta duração.
Sítio do Picapau Amarelo, grande sucesso da Globo nos anos 70 e 80 |
Lamenta-se a falta de
maior investimento no público infantil, pois essa é a faixa etária que
permanece mais tempo em casa. Assim quem ganha é a TV a cabo, que tem vários
canais dedicados ao público, como Disney, Cartoon Network, Nickelodeon,
Discovery Kids, etc.
Desse modo, o SBT é a
emissora que mais valoriza as crianças, pois maior parte de sua programação
matinal é dedicada às crianças, com os programas Bom Dia e Cia (de segunda a
sexta) e Sábado Animado (aos sábados), que não apenas exibe desenhos, mas
também faz brincadeiras em que as crianças participam por telefone e podem
ganhar prêmios. E o sucesso imediato de Carrossel trouxe as crianças de volta à
TV aberta.
Enfim, é inegável que
as crianças estão perdendo espaço na TV aberta. Apesar de existir canais a
cabo, é importante as emissoras tenham uma aproximação com elas, pois
futuramente elas serão telespectadoras dos seus telejornais, programas de auditórios,
novelas, etc. Todos nós (ou pelo menos a maioria de nós) temos um programa infantil que nos marcou na infância. As crianças de hoje não podem ficar
sem o seu também.
Sim. A Globo principalmente acabou com sua programação infantil
ResponderExcluirJoão Batista
Isso é uma triste realidade. Já se investiu tanto no público infantil na TV aberta, e agora o que temos pra oferecer para as nossas crianças é só desenhos animados estrangeiros...
ResponderExcluirBruno Ferreira
Concordo com tudo o que foi exposto no texto e louvo a atitude do SBT em nadar contra a maré, ao trazer - inclusive em horário nobre, como o grande sucesso Carrossel - uma programação de qualidade ao público infantil, negligenciado pela maior parte da TV aberta.
ResponderExcluirAh, aqui é o Felipe, o seu amigo lá do twitter, rs ;)
ExcluirSempre achei que o SBT sempre valorizou as crianças e já a globo só quer audiência e nada mais.
ResponderExcluirAlgumas como Carrossel animado, patati e patata entre outros como carrossel como vc falou e chiquititas. Mas quem ganha é o SBT e a tv a cabo né?
Vivemos em uma época muito diferente do q foi até os anos 90.....Sou professora, trabalhei em uma creche até o início desse ano, e vivi isso na realidade e dia a dia deles...as crianças hj em dia preferem ficar na internet e principalmente jogar vídeo game, elas não se prendem por muito tempo a programas de tv voltadas a elas, isso é fato...seja desenhos, filmes, programas tipo o Bom dia e Cia, ligávamos a tv, colocávamos nesses canais, ou colocávamos filmes e eles simplesmente não ligavam, olhavam, mas por muito pouco tempo...então acredito q seja isso q tenha feito muitos canais e principalmente a Globo, q sempre investiu, deixasse o público infantil em "falta".
ResponderExcluirsabe o quanto a Globo sabe o quanto a Globo
ResponderExcluirtenho certeza que futuramente a tv aberta voltara a investir no publico infantil com força total
ResponderExcluir