sábado, 17 de agosto de 2013

O pouco investimento no público infantil na TV aberta


Por Vinicius Pantoja

No dia 15 de julho, o SBT começou a exibir uma nova versão brasileira da novela infantil Chiquititas, já produzida pela emissora em 1997. A novela veio substituir “Carrossel”, o bem-sucedido remake da novela mexicana de 1989 (que o próprio SBT exibiu em 1991 e foi um enorme sucesso). A emissora atualmente está investindo em um público que possui cada vez menos espaço na TV aberta: o infantil.

Quem já é mais velho sabe o quanto a Globo sabe o quanto a Globo já investiu nesse público. Programas como Sítio do Pica Pau Amarelo, Mundo da Lua, Vila Sésamo, Caça Talentos, TV Colosso, programas comandados pela apresentadora Xuxa (Xuxa Park, Xou da Xuxa, Xuxa Hits, etc.), marcaram gerações passadas e são lembrados até hoje. Com o início do programa Encontro com Fátima Bernardes, no ano passado, a TV Globinho, um dos únicos programas da emissora na atualidade que é voltado para as crianças, passou a ser exibido apenas aos sábados com curta duração. A Record há anos exibe apenas em eternas reprises o desenho Pica Pau. A Bandeirantes tem o Band Kids, que exibe desenhos e séries infanto-juvenis, mas é um programa de curta duração.

Sítio do Picapau Amarelo, grande sucesso da Globo nos anos 70 e 80

Lamenta-se a falta de maior investimento no público infantil, pois essa é a faixa etária que permanece mais tempo em casa. Assim quem ganha é a TV a cabo, que tem vários canais dedicados ao público, como Disney, Cartoon Network, Nickelodeon, Discovery Kids, etc.

Desse modo, o SBT é a emissora que mais valoriza as crianças, pois maior parte de sua programação matinal é dedicada às crianças, com os programas Bom Dia e Cia (de segunda a sexta) e Sábado Animado (aos sábados), que não apenas exibe desenhos, mas também faz brincadeiras em que as crianças participam por telefone e podem ganhar prêmios. E o sucesso imediato de Carrossel trouxe as crianças de volta à TV aberta.


Enfim, é inegável que as crianças estão perdendo espaço na TV aberta. Apesar de existir canais a cabo, é importante as emissoras tenham uma aproximação com elas, pois futuramente elas serão telespectadoras dos seus telejornais, programas de auditórios, novelas, etc. Todos nós (ou pelo menos a maioria de nós) temos um programa infantil que nos marcou na infância. As crianças de hoje não podem ficar sem o seu também.

8 comentários:

  1. Sim. A Globo principalmente acabou com sua programação infantil

    João Batista

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma triste realidade. Já se investiu tanto no público infantil na TV aberta, e agora o que temos pra oferecer para as nossas crianças é só desenhos animados estrangeiros...

    Bruno Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo o que foi exposto no texto e louvo a atitude do SBT em nadar contra a maré, ao trazer - inclusive em horário nobre, como o grande sucesso Carrossel - uma programação de qualidade ao público infantil, negligenciado pela maior parte da TV aberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, aqui é o Felipe, o seu amigo lá do twitter, rs ;)

      Excluir
  4. Sempre achei que o SBT sempre valorizou as crianças e já a globo só quer audiência e nada mais.
    Algumas como Carrossel animado, patati e patata entre outros como carrossel como vc falou e chiquititas. Mas quem ganha é o SBT e a tv a cabo né?

    ResponderExcluir
  5. Vivemos em uma época muito diferente do q foi até os anos 90.....Sou professora, trabalhei em uma creche até o início desse ano, e vivi isso na realidade e dia a dia deles...as crianças hj em dia preferem ficar na internet e principalmente jogar vídeo game, elas não se prendem por muito tempo a programas de tv voltadas a elas, isso é fato...seja desenhos, filmes, programas tipo o Bom dia e Cia, ligávamos a tv, colocávamos nesses canais, ou colocávamos filmes e eles simplesmente não ligavam, olhavam, mas por muito pouco tempo...então acredito q seja isso q tenha feito muitos canais e principalmente a Globo, q sempre investiu, deixasse o público infantil em "falta".

    ResponderExcluir
  6. sabe o quanto a Globo sabe o quanto a Globo

    ResponderExcluir
  7. tenho certeza que futuramente a tv aberta voltara a investir no publico infantil com força total

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...