Com
ótimos desempenhos do elenco, Bertolucci cria estória de amor que parece
impossível
Por Túlio Vasconcelos
O filme Assédio (Besieged,
Itália, 1998) de Bernardo Bertolucci é a estória de um homem e uma mulher que
não parecem ter nada em comum. Na bagagem, este realizador italiano carrega filmes
como Último Tango em Paris - referência da erotização na sétima
arte - e La Luna, uma das projeções mais bonitas da história do cinema.
Em 1987, com O Último Imperador,
Bertolucci abocanhou nove Oscars, incluindo melhor diretor e melhor filme. Assédio marca o retorno de Bertolucci à
boa forma.
O longa-metragem começa apenas embalado
por um canto africano com uma espécie de sacerdote. A sequência é interrompida
e retorna junto com a música, numa relação perfeita com o som diegético da
cena. Esse é o ritmo imprimido por Bertolucci nesse filme, sempre alternando o
som africano com música erudita. Ainda na África, somos apresentados à Shandurai
- vivida por Thandie Newton – que trabalha com menores deficientes. Não há uma
só palavra nessa sequência. Nada é dito,
mas supomos que as crianças que estão aos cuidados dela tenham sido vítimas de
alguma guerra entre tribos ou minas. O país (que o diretor não deixa claro qual
é) vive um regime ditatorial. O marido de Shandurai, que é professor, é contra
o regime. Na presença da esposa, ele é levado da sala de aula pela força
truculenta pelos militares, que o levam para um lugar ignorado. Durante o
primeiro e o segundo ato, destaca-se a ausência de diálogos – sua marca registrada
- e, apesar disso, a estória não é comprometida em momento algum. Além disso, o
realizador italiano opta por cores mais fortes para criar um clima de tensão
maior. Através dos detalhes visuais, consegue-se compreender a projeção sem
problemas.
Após a sequência, vemos Shandurai em
Roma, na Itália, morando num pequeno quarto. Ela sobrevive do trabalho de faxineira.
Além dessa tarefa, a africana dedica parte do seu tempo estudando medicina. Como
boa parte dos imigrantes, Shandurai não foi bem recebida na Europa. Ela trabalha
na mansão de inglês Kinsky, que é interpretado por David Thewlis. Ele passa o dia nesse imóvel - doado pela sua
tia - onde passa o dia tocando o piano. O músico fica apaixonado por ela e parece
não se importar que seja casada e que o marido dela está preso na África, correndo
risco de vida. Ele é o patrão e ela, a empregada. Depois eles passam a
apenas amigos que se admiram para, por fim, apaixonados. O amor de Kinsky por Shandurai faz com que ele
se desfaça do que considera mais importante: o seu lindo e envernizado piano.
A
mise-en-scène (organização dos elementos visuais em cena) adotada por
Bertolucci tem um estilo diferenciado. As suas decisões contribuem para a
qualidade superior do filme. A escada é umas das personagens mais importantes
do filme. Kinsky mora na parte superior da mansão, enquanto ela, por sua vez,
vive na parte inferior, o que representa a disparidade entre os protagonistas,
explicitando as diferenças sociais e culturais existente entre eles. É também na
escada onde se desenrolam as cenas mais relevantes do filme. Bertolucci,
sabiamente, usou esse elemento arquitetônico a seu favor.
A atuação dos atores, neste caso, é essencial
para o sucesso da película. Thandie Newton e David Thewlis estão impecáveis.
Bertolucci consegue extrair o máximo dos atores. Ele nos mostra que não é
considerado um grande cineasta à toa. À medida que a câmera se aproxima dos
personagens, o diretor a movimenta criando um clima emocional, utilizando, o
recurso da câmera na mão em boa parte de Assédio.
O tom visual torna-se mais ameno quando a estória passa para a capital italiana.
O diretor flagra a Itália das
periferias e a sua luta contra a convivência de raças no País, que já parece
inevitável. Aqui, o diretor não utiliza nenhum discurso ou posicionamento. Assim,
ele contempla essa riqueza étnica, sem lançar questionamentos. Observa apenas. O
amor do pianista e da faxineira torna-se uma interrelação de raças sem parecer
piegas ou forçado. O resultado é uma demonstração cabal da qualidade desse
cineasta genial.
Assédio (Besieged, Itália, 1998)
Direção: Bernardo Bertolucci
Elenco: Thandie Newton, David Thewlis
Duração: 94 minutos
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