sexta-feira, 2 de setembro de 2011

10 piores aberturas de novelas dos últimos tempos

10 - Vila Madalena - 1999 foi um ano estranho. Paulo Ricardo dava pinta na abertura de A usurpadora, Nana Caymmi divava na abertura de Fascinação, e alguém na Globo pensou: "Se o SBT pode, nós também podemos". Daí fizeram uma pá de clipes diferentes Com nomes consagrados como Bethânia, Milton, Lulu Santos nomeio de "coisas" como LS Jack, Mister Jam e... Xuxa? Mas tirando as aberturas toscas alguém aí se lembra sobre o que picas era a novela?



Pqp, Xuxa?

9 - Páginas da vida - Uma folhinha voando a esmo enquanto ao fundo rola "Wave" numa versão para elevador. Tudo muito feito nas coxas, me perdoem os manequistas de plantão. Vou te contaaaaaaaaar, aquilo me dava um sono...


8 - Torre de Babel - A princípio sombria, a abertura tinha o mesmo tom da novela. Mas tinha estilo. Como o público se debandou, trataram de suavizar a abertura, trocando o tom do céu por um mais claro, mudando o tema instrumental para uma música da Gal e encurtando o tempo de exibição pra metade, cerca de 30 segundos. Melhorou pra pior, é o que se pode dizer.

7 - Passione - Na teoria, tinha tudo pra dar certo: assinatura de Vik Muniz, música inédita de Lenine, mas faltou... paixão, sabe? O hipe da novela, pelo menos nas chamadas era se passar na Itália, o tema da sustentabilidade era um tema pra lá de secundário, então botar uma câmera pra fazer panorâmica de lixão enquanto nego cantava sobre um sentimento avassalador não rolou não.

6 - Esperança - O tema "imigração italiana" tinha sido abordado na trama anterior de Benedito Rui Barbosa e Esperança corria o risco de se chamar Terra Nostra 2: A missão. Mas as semelhanças, além do sotaque macarrônico do Raul Cortêz eram mínimas. Na abertura imagens da Itália eram projetadas sobre um piano, umas malas e outro piano, enquanto o tema era cantado toda semana por alguém diferente num idioma diferente. Resumindo: um cazzo!


5 - Belíssima - Pra uma trama que tratava de beleza, tinha que ser uma abertura belíssima, certo? Errado! Não sei vocês, mas eu achei a ideia de uma top model pra lá de magricela ficar rodando em câmera lenta numa cama, vitrine, sei lá o que era aquilo, uma coisa muito monótona. E o pior é que dava até pra contar as costelas da moça de tão magra.


4 - Eterna Magia - A trama a princípio abordava o misticismo e a cultura irlandesa. Então misturaram esses dois conceitos e criaram um sapateado do irlandês doido. A trama flopou, a temática irlandesa saiu de cena e resolveram refazer a abertura com closes dos protagonistas ao som de Sidney Magal. Ó, deu super certo, pena que não.


3 - Insensato Coração - Um sambinha até legal com a Maria Rita, créditos em vermelho e branco e... uma escultura rodando? É isso? Uma família em pedra-sabão que fica rodando, rodando (Leila Lopes feelings). Na boa, tenho labirintite e fico tonto só de lembrar da vinheta da novela.


2 - Viver a Vida - Uma faixinha colorida caminhando num fundo branco, ao som de bossa nova. Mas nem na época da TV a lenha se utilizou algo tão limitado pra apresentar uma trama. Óbvio que o público chiou. Óbvio que trataram de tentar reverter a caca e inseriram cenas da novela no meio da abertura. Óbvio que disseram que isso já estava programado. Óbvio que não deu certo.


1 - América - Se no meio da novela resolvem mudar todo o conceito da abertura (cenas chorosas da Déborah Secco ao som de música triste do Milton Nascimento) por algo com mais apelo (cenas alegres de Miami ao som de música alegre de Ivete Sangalo), é porque a coisa já não ia bem. Mas o pior é que não conseguiram com DUAS tentativas fazer uma abertura decente.

Era assim:


Ficou assim:



Agora, se me permitem, eu gostaria de falar da "polêmica" (céus como eu odeio a palavra polêmica) abertura de Fina Estampa, que todos estão chochando. Pois bem, podem dar na minha cara mas EU GOSTEI. Apesar da novela ser popular (demais, eu diria) a abertura é simples e sofisticada. No primeiro capítulo eu chiei porque não tinha música, mas pensando bem podia ser pior, eu não iria quer passar oito meses escutando aquele "eu acredito é na rapaziada..." insuportável do Gonzaguinha que foi tema da última do Aguinaldo. E a trilha incidental é nada menos que Fina Estampa, da peruana Chabuca Granda, bolero popularizado aqui por Caetano Veloso. (Júnior Bueno também é cultura, te mete!). Houve boatos que a música vai mudar quando a novela der uma virada, lá pelo capítulo 30. Vamos aguardar, mas eu já posso adiantar: se colocarem uma música ruim, eu prometo fazer um post inteiro dedicado a maldizer a direçao da novela até a quinta geração.

Top Model feat. Brilhante

7 comentários:

  1. Júnior e suas listas infalíveis!
    Acrescentaria nessa lista, Caras e Bocas.

    Eita mininu cultoooooooooooo rsrs
    Adorei o post!
    Abração amiguss!
    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Legal seu top, Isaac. Mas eu gostei das aberturas de Passione, Esperança e América. Achei que eram bem contextualizadas e esteticamente bonitas. Quanto a de Fina Estampa, também gosto. E até já acostumei com a músiquinha.

    Abraço!

    Paulo Ricardo Diniz

    ResponderExcluir
  3. tb achei bem diversificado o novo post do Junior Bueno, o garoto manja desses assuntos "Lista"...

    valeu, Paulinho!

    Fábio amigão, como sempre presente por aqui... a recíproca é verdadeira!

    ResponderExcluir
  4. Gosto da abertura de Fina Estampa. assisto pouco à novela, por causa do trabalho. Aos sábados, fico esperando aquela música linda (instrumental) entrar no ar.

    ResponderExcluir
  5. Júnior to rindo aqui até agora, muito bom, ótimo descobrir seu blog abraços !!!

    ResponderExcluir
  6. A única que descordo é "Belíssima"... achei a abertura genial. A de Fina Estampa também. Perfeita! Citaria uma outra simples, mas que conquistou: a de Alma Gêmea. Era impossível não ficar olhando praquelas rosas desabrochando. Lindo... Queria uma lista com as melhores. rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Acrescentaria a abertura de Lua Cheia de Amor.
    Era tipo um show psicodélico: vários objetos voando atrás da "Carmen Miranda".
    Os créditos eram péssimos: uma fração de segundo pra cada nome, não dava pra ler nada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...