segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

MEUS TEMAS MUSICAIS INESQUECÍVEIS! APENAX!

POR Thiago Ribeiro



As músicas com toda certeza são grandes responsáveis pela popularização das novelas e vice e versa. Muitas vezes ao ouvirmos determinados acordes já nos surge em mente a lembrança deste ou daquele personagem. Alguns temas viram clássicos, perdurando a lembrança da novela por anos e anos. Muitas músicas são compostas especialmente para as tramas outras são escolhidas já prontas e fazem o maior sucesso. Na lista a seguir, os meus temas musicais favoritos. Os que estão no meu mp3 e não me abandonam jamais!

ME CHAMA QUE EU VOU – SIDNEY MAGAL (RAINHA DA SUCATA)


Temas de Rainha da Sucata, impossível eu não me balançar escutando essa pérola da sensualidade (#not) de Sidney Magal. E a abertura é muito divertida.

AGUENTA CORAÇÃO – JOSÉ AUGUSTO (BARRIGA DE ALUGUEL)



De volta a tv no Canal Viva, Barriga de Aluguel foi um grande sucesso de Glória Pérez que trazia essa balada na abertura e que casa perfeitamente com a história da novela, embora não tenha sido composta especialmente para a trama.

NOITE PRETA – VANGE LEONEL (VAMP)



Umas das aberturas mais legais e divertidas dos anos 90, essa música é bem a cara da novela de Antônio Calmon que divertiu crianças e adultos na década passada.

O AMOR E O PODER – ROSANA (MANDALA)



Toda bicha que se preze já dublou (ou se imaginou dublando) essa pérola trash da Rosana. Tema da Deusa Vera Fischer (Jocasta).

PEDRAS QUE CANTAM – FAGNER (PEDRA SOBRE PEDRA)



“Quem é rico mora na praia, mas quem trabalha nem tem onde morar...” Fagner sabe das coisas, e a  prova disso é essa filosófica frase que abre o tema de abertura de Pedra Sobre Pedra, de Aguinaldo Silva.

SONHO MEU – JOSÉ AUGUSTO E XUXA (SONHO MEU)



Assumo que bate uma nostalgia dessa época quando escuto Sonho Meu. Rainha Xuxa (sua linda!) e José Augusto (de novo!) embalando a trama que conta a história de Laleska (Carolina Pavanelli).


LINGER – THE CRANBERRIES (A VIAGEM)



Vou contar um segredo e não me trollem: quando eu era criança, na época em que passava A VIAGEM, eu morria de medo da dona Guiomar (Laura Cardoso) e, não riam, eu achava que quem cantava a música Linger era ela!! Hahahahaha. Delírios infantis. Anos depois me decepcionei ao descobrir que era o The Cranberries e não Laura Cardoso que cantava essa pérola dos anos 90.

PICADINHO DE MACHO – SANDRA DE SÁ (QUATRO POR QUATRO)



Foi a primeira novela da Globo que me pegou. A minha favorita de Carlos Lombardi. Eu adorava Babalu (Letícia Spiller) e a abertura, que trazia Sandra de Sá mandando ver.

IBIZA DANCE – ROUPA NOVA (EXPLODE CORAÇÃO)



“ÔOOOOOOOOO, Ibiza Dance!!!!” Minha abertura favorita de todas, Explode Coração, trazia Roupa Nova embalando o remelexo de Ana Furtado (sim, a querida-simpática-natural-expressiva apresentadora do Vídeo Show, #not).

REI DO GADO – ORQUESTRA DA TERRA (O REI DO GADO)



Acho que essa música representa muito bem a novela do Bené (sim, somos íntimos. Ok, isso foi estranho...)

UNICAMENTE – DEBORA BLANDO (A INDOMADA)



Prefiro a abertura do Vale A Pena Ver De Novo com essa música do que a versão original com Maracatudo. ProntoFaleiTôLeve!

ESPERANÇA – LAURA PAUSINE (ESPERANÇA)



Acho que esperança era uma história legal que Benedito deixou muito chata. Mas quando vejo o clipe não deixo de amar aquelas imagens lindas da Itália ao som de Laura Pausine.

DIVANO – ERA (UM ANJO CAIU DO CÉU)



Levei anos para descobrir o nome dessa música. Divano é um canto gregoriano lindo que eu uso para aulas de teatro e etc. E pasmem, mesmo não sabendo o nome todo mundo que ouve associa à novela Um Anjo Caiu Do Céu.

ALÔ ALÔ BRASIL – EDUARDO DUSSEK (AS FILHAS DA MÃE)



Gostei muito dessa novela de Sílvio de Abreu e a abertura super criativa era um luxo.


A MIRAGEM – MARCUS VIANA (O CLONE)



“Someeeeeeeente por amooooooooorrrrr...” –Lucas!! –Jade!! –Jade!! –Lucas!! E assim passaram-se capítulos e mais capítulos até que o casal interpretado por Murilo Benício e Giovanna Antonelli tivessem seu final feliz. Até lá foram muitas cenas embaladas por Marcus Viana. “Someeeeeeeente por amoooooooorrrr”.


VIVIR SIN AIRE – MANÁ (MULHERES APAIXONADAS)



Hora de reviver nosso casa lésbico favorito, Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli). Como não amar essa música tão legal?? Essa balada integra o cd que tem uma das melhores trilhas de todas, Mulheres Apaixonadas. Na minha opinião, claro.

SE QUISER – TÂNIA MARA (PÁGINAS DA VIDA)



Enquanto Isabel (Viviane Pasmanter) não decidia se queria ou não ter um tche tchere re tche  tche com Renato (Caco Ciocler), Tânia Mara se esgoelava cantando essa música que tocou 2006 por diante... É brega, mas eu gosto.

SINHÁ MOÇA – LEONARDO (SINHÁ MOÇA)



Além da imagem de cinema, que deixava as cenas belíssimas, a única coisa dessa novela que eu gostava era a abertura com essa música, cantada por Leonardo, de quem não sou fã, que fique claro. Passei a gostar mais da novela quando passou no Vale A pena Ver De Novo...

REDESCOBRIR – ELIS REGINA (CIRANDA DE PEDRA)




“Como se for a brincadeira de rodaaaaa....” Amei essa novela linda de Alcides Nogueira, baseado no romance de Lígia Fagundes Telles. Muito linda, adorava, e a abertura embalada por Elis deixava minhas tardes ainda mais românticas... “Jogo do trabalho na dança das mãos...”

ORAÇÃO AO TEMPO – MARIA GADÚ (A VIDA DA GENTE)



Encerro meu post com a música de A Vida Da Gente. “Tempo, tempo, tempo, tempo...” Essa belíssima canção de Caetano Veloso teve uma releitura produzida para a novela de Lícia Manzo e tem tudo a ver com a história das irmãs Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manuela (Marjorie Estiano). E a novela já ta acabando... Onde vou achar doses de angústia meu Deus???


E VOCÊ? QUAL SEU TEMA DE NOVELA INESQUECÍVEL?

ATÉ A PRÓXIMA!!

8 comentários:

  1. Oi, Thiago

    Algumas das músicas que você mencionou não tem como esquecer, como por exemplo, Linger, de A Viagem. Ao contrário de muitos, gostava da música cantada por Leonardo na abertura de Sinhá moça,mas só me acostumei ao ver na reprise.

    Os temas de Vamp, Barriga de Aluguel e As Filhas da Mãe são inesquecíveis.

    E adoro Vivir Sin Aire!

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Thiago, adorei sua seleção. Realmente não tem como esquecer essas músicas. E eu que achei que era um dos únicos que curtia ficar ouvindo algumas delas... rs

    Se me permite... Acho que outras tantas músicas são inesquecíveis, porém seu post ficaria enorme né. Mas, ainda destaco Corcovado e Love by Grace, de Laços de Família.

    Parabéns pelo texto, muito bem humorado. Até ri aqui!

    Abração

    Paulo Ricardo Diniz
    Blog Zappiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela presença, Paulinho... volte mais vezes, querido!

      Excluir
  3. Acho que as novelas do Maneco costumam deixar as músicas mais marcantes, até pelas suas cenas intermináveis ao som delas... Vide "Per Amore", "Love by Grace" e "Velha Infância", só pra citar algumas...

    Ri muito com essa história da Laura Cardoso cantar Linger, pq também tenho esses delírios às vezes.

    PS: Amooo a "Ana Furtado" desde que ela fez a Drica em Caça-Talentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pela presença, Jefferson... volte mais vezes, moço!

      Excluir
  4. Adoro postagens sobre trilhas sonoras, Thiago.

    Excelentes escolhas, acrescentaria (umas outras tantas, rs) Top Model (nacional/internacional) e Tieta.

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  5. Eu ri com a história da Laura Cardoso. Hehehehe... Bom, todas as músicas aí são realmente inesquecíveis - a maioria até já bem saturada, nem suporto mais ouvir, como é o caso de "Aguenta Coração". Destaque especial para "Divano", do grupo ERA (tem outras ótimas), que me pegou de jeito já na estreia de "Um Anjo Caiu do Céu" (kd reprise dessa novela, platinada?). Tive uma experiência engraçada com essa canção, mas é melhor não publicar. Hahahaha... E, diferente de você, sou muuuuito mais "Maracutudo" na abertura de "A Indomada", minha novela favorita! Nada a ver essa "Unicamente", que inclusive deixou em off os efeitos sonoros da vinheta -- como, por exemplo, o som das pedras em contato com as barras de ferro. Abraço!

    ResponderExcluir

  6. Tem uma musica do Bon Jovi-Misunderstood que marcou minha vida,ela tocava na novela Mulheres Apaixonadas e eu vivia um momento bem legal na época e essa musica acabou se tornando parte dessa historia e eu amava a novela.Posso citar outras que não esqueço;
    Elba Ramalho / Entre O Céu E O Mar(Porto dos Milagres)
    Deborah Blando / A Luz Que Acende O Olhar (O Beijo do Vampiro)
    Tiziano Ferro / Imbranato (Mulheres Apaixonadas)
    Era Uma Vez…/Toquinho e Sandy & Júnior
    A Viagem/Roupa Nova (A Viagem)
    ...Entre outras!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...