terça-feira, 26 de junho de 2012

O Retrato de Dorian Gray

                                                                                                             
Por Antenor Azevedo


Uma história envolvendo uma paixão de um pintor por um modelo, a beleza como única solução para os problemas e vida dupla, no século XXI não são uma novidade para a sociedade, mas nos anos finais de 1800 isso causou um reboliço no high society da Inglaterra e arredores.

Muito influenciado pelo Esteticismo, movimento recém-chegado na época, Oscar Wild foi convidado a escrever um livro repleto de ideias esteticistas. Uma visita ao estúdio de um pintor, Wild viu a pintura de um jovem modelo finalizada e pensou: “é uma pena que tal gloriosa criatura um dia envelheça”. E o pintor consentiu respondendo que “seria maravilhoso se ele pudesse permanecer exatamente como ele é a imagem do quadro que deveria ganhar as marcas do tempo”. Depois do ocorrido, a primeira edição do polêmico “O Retrato de Dorian Gray” foi lançada em 20 de junho de 1890 na revista literária norte-americana Lippincott’s Monthly Magazine. 

Um jovem com seus 17 aninhos dono de uma beleza apaixonante tirava o sono de homens e mulheres por onde passava, sabe quando uma pessoa entra num lugar e nos remete aquele efeito câmera lenta, aquela magia?  Assim era com Dorian, Basil Hallward, famoso pintor entre os nobres, logo quis fazer uma obra com a figura do reservado rapaz.
Quadro finalizado, Dorian é apresentado ao interessante e cínico Lorde Henry Wotton, esse é daqueles que coloca perdida a pessoa de alma mais pura. Harry, assim chamado pelos mais próximos, logo ficou amigo de Gray, colocando certas ideias na cabeça do rapaz que mudaria seu destino para sempre.
Seduzido pelo mundo da beleza e da vida profana, Dorian sente-se capaz de tudo, ele vê todos rastejando aos seus pés, eu diria que ele tinha uma estima muito elevada não fosse sua fraqueza mental ao deixar-se influenciar por terceiros.


Com tantas polêmicas, Oscar Wild teve que relançar o livro acrescentando algumas histórias para suavizar um pouco a vida desse moço bonito chamado Dorian Gray. A versão original, a mais polêmica e intensa e essa que eu recomendo que vocês leiam, contém 13 capítulos e a segunda versão finalizou em 20 capítulos.

Claro que eu não iria revelar os lances dessa maravilhosa obra prima, espero que leiam e se deliciem. 

Segue abaixo o trailer do filme 


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...