sábado, 22 de setembro de 2012

Angústia: um sentimento a la Avenida Brasil!



Por Guilherme Fernandes

A Rede Globo só tem motivos de alegria quando o assunto é sua teledramaturgia. Todas as novelas que estão atualmente em cartaz são verdadeiros sucessos de público e crítica. Avenida Brasil de João Emanuel Carneiro merece atenção e destaque. Faltam poucas semanas para o tão esperado final, acompanhamos diariamente as emoções preparadas pelo autor e diretores. Se for para descrever a telenovela em uma única palavra, essa palavra é “Angústia”.


Angústia é uma das principais marcas desse período pós-moderno que dizem que estamos vivenciando. Período marcado pelo excesso. Quando mais temos algo, mais sentimos necessidade de outras coisas. A vingança de Nina já passou da hora de acabar. Carminha contra-ataca e o jogo de rato e gato não termina nunca. Outras vilãs (Odete, Flora, Nazaré, entre outras) já teriam mandado a emprega para o inferno sem muitos rodeios.

A família Tufão é um barraco só. As cenas em que todos estão reunidos, com a presença de Carminha, Max e Jorginho tornam-se algo que aflora nossas emoções. Dá vontade de entrar na novela, falar toda a verdade e ver a cara enjoada da Muricy, que desde o início da novela sempre faz as escolhas erradas para o seu filho. “Nada” é resolvido na trama, enquanto isso, continuamos acompanhando, impotentes por não poder fazer nada.Definitivamente esse é o núcleo que segura a trama. 

Os núcleos paralelos não têm o mesmo apelo emocional. Cadinho, Suelen, Roni, Silas, Monalisa e Cia bela já não conseguem segurar emocionalmente os telespectadores.


Avenida Brasil é um achado. Uma trama que todo mundo gosta de assistir, mas dificilmente alguém diria que vale a pena ver de novo. Já as telenovelas que antecedem e sucedem (Lado a Lado, Cheias de Charme e Gabriela) não nos trazem essa angústia toda, porém são igualmente agradáveis de assistir. A fotografia de Lado a Lado, as músicas de Cheia de Charme e o lirismo de Gabriela certamente deixarão mais saudades que a vingança de Nina e a eterna angústia que acompanha o telespectador ao assisti-la. 

4 comentários:

  1. Guilherme,

    Respeito sua opinião, mas discordo totalmente. Avenida, na minha opinião, depois de Vale Tudo é a melhor novela já produzida na TV e vai ser difícil outras superarem. Sabe por quê? Porque foge do clichê, do óbvio e é isso que incomoda quem não gosta da trama. Gostaria que vc me apontasse o que as novelas anteriores trouxeram de diferente para a TV. Absolutamente nada!! Essa dubiedade e jogo que o JEC nos apresenta é o ponto forte da história, que de tão boa nos causa essa sensação de angústia, ou seja, esse desejo que os conflitos sejam solucionados e que a vilã, enfim, cumpra suas penitências.
    Avenida é sucesso de crítica e de público, algo que não víamos há muito tempo na dramaturgia brasileira. É uma febre nas redes sociais e em todas classes sociais. Vai deixar muitas saudades!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente as vezes a trama me deixa angustiado, kk mas até gosto disso! Avenida Brasil é uma grande novela, e me deixará grandes saudades, eu gostaria de ver de novo um dia kk!

    ResponderExcluir
  3. eu queria saber como o dinheiro do sequestro da carminha foi para dentro da mala da nina se o dinheiro do sequestro foi dado para o max e ele comprou o barco e o dinheiro q a carminha pegou do max era da herança da nina

    ResponderExcluir
  4. Não tenho dúvidas de que será bem sucedido . Todas as séries da HBO são emocionantes e melhor, sempre falando de algo diferente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...