quarta-feira, 26 de setembro de 2012

GAL COSTA E AS NOVELAS!


26 de setembro, dia de aniversário de Gal Costa, uma das artistas mais completas da Música Popular Brasileira. Convidei o amigo Robério Silva, um de seus fãs mais fervorosos, a desenvolver um texto sobre a presença marcante da cantora nas trilhas sonoras da teledramaturgia brasileira.  Ele topou, e o fez primorosamente. Obrigado pela sua participação especial, meu caro. Confiram!

Robério Silva é professor universitário, Doutor em Literatura pela UFF. 
Escrever sobre a participação de uma de nossas maiores cantoras no repertório já extenso das trilhas televisivas no Brasil é uma tarefa das mais saborosas, pois me faz voltar a momentos preciosos de nossa teledramaturgia bem como, no caso das canções mais antigas, a lembranças saborosas da infância e adolescência.
Talvez uma das vozes mais presentes nas trilhas de nossas telenovelas, Gal Costa está presente em obras históricas da teledramaturgia, chegando mesmo a participar de cenas, sobretudo de uma já antológica, em Dancin’ Days, e outras também da fatura de Gilberto Braga.
Tentei aqui reunir dois critérios na classificação e apresentação das canções que mais marcaram a obra televisiva e a carreira da cantora junto ao aspecto afetivo que sempre permeia os textos que escrevemos sobre teledramaturgia. Também segui nosso querido blogueiro e roteirista Vìtor de Oliveira  e criei um rank de melhores canções da Gal. Vamos a elas.

10 – Caminhos Cruzados (Mulheres de Areia – 2a. versão, 1993; O Profeta – 2a. versão, 2006): nessa bela canção, Gal Costa mostra seu canto límpido e disciplinado nos acordes da bossa nova de Tom Jobim, que a considerava uma de suas melhores intérpretes. A gravação se adaptava bem aos rumos amorosos das duas tramas globais, acentuando o clima romântico de ambas.

9 – Meu bem, meu mal (Brilhante – 1981; Queridos Amigos – 2008) esta parceria sexy com seu irmão artístico e principal influência nos primeiros anos de carreira, Caetano Velloso, foi um hit romântico durante quase toda a década de 80, e ajudou a compor o clima chique de Brilhante e os desencontros amorosos da minissérie Queridos Amigos.


8 – Futuros Amantes (História de Amor – 1995): curiosamente, tinha quase certeza de que esta bela canção de Chico Buarque que encontrou uma suave tradução na voz de Gal, também fazia parte da trilha de A idade da Loba, exibida pela Bandeirantes no mesmo ano em que a Globo transmitia mais uma trama envolvendo uma Helena de Manoel Carlos, a primeira encarnada por Regina Duarte e que alcançou grande sucesso. Ao som da bela interpretação de Gal Costa, acompanhávamos a luta de Helena por seu amor e pela formação final da terrível filha. Na verdade, a canção que soava na trama da Band era Lindeza, mais uma bela composição do Mano Caetano.


7 – Dez Anos (Ciranda de Pedra – 1981; Dinheiro Vivo [Tupi]- 1979) – esse bolerão romântico até a raiz encontrou uma interpretação sofisticada na voz cristalina de Gal, criando um clima todo especial para a personagem Laura, de Ciranda de Pedra. Tenho uma relação especial com esse tema por já possuir o disco “Gal Tropical” à época em que a adaptação do romance homônimo de Lygia Fagundes Telles ia ao ar no horário das seis. Deliciava-me com Gal e me assustava um pouco com a trama algo sombria da novela.

6 – Baby (Transas e Caretas – 1984 ; Ninho da Serpente – 1982 ; Anos Rebeldes – 1992): chegamos ao terreno dos clássicos de Gal, encontrando aquele que foi seu primeiro hit radiofônico e encontrou repercussão em três produções da teledramaturgia. Acredito que a versão presente na trilha de Transas e Caretas seja a de 1982, gravada em parceria com o Roupa Nova. A versão clássica compôs a trilha do grande melodrama Ninho da Serpente, exibido pela Bandeirantes, trilha, aliás, composta por grandes clássicos. No entanto, é na minissérie Anos Rebeldes que a canção ganha um status de grande tema de toda a história, sendo repetida em diversas cenas, ajudando a compor e embalar os conflitos dos jovens, revolucionários ou não. “Baby” é quase uma personagem da obra. Impossível pensar na minissérie e não nos remetermos à gravação da jovem Gal.

5 – Força Estranha (Os Gigantes – 1979): se a novela foi um fracasso – uma pena, pois lá estava uma das maiores interpretações de Dina Sfat, no papel de Paloma – o mesmo não se pode dizer desse registro de Gal Costa, uma de suas mais fortes interpretações, dessa maravilhosa letra de Caetano Velloso. Em nossa modesta opinião, nenhuma versão, nem mesmo a de Roberto, superou a de Gal. Neste caso, venceu a música.

4 – Só Louco (O Casarão – 1976): Gal Costa como abertura de novela e cantando Dorival Caymmi, eis um paradigma das trilhas de novela. Embora não tenha sido a primeira vez, a canção se colava imediatamente à novela, uma das mais líricas da história televisiva. Todo o clima romântico da obra já aparecia embalado na interpretação intimista da cantora e no arranjo sutil.


3 – Folhetim (Dancin’ Days - 1978): não bastava a canção para representar a sofrida, mas batalhadora Júlia Mattos, vivida inesquecivelmente por Sônia Braga, Gal acabou aparecendo em uma cena da novela cantando numa festa de Yolanda Pratini (Joana Fomm), que pede à irmã heroína que preste atenção à letra de Chico. Momento e gravação antológicos.


2 – Brasil (Vale Tudo – 1988): embora cantada pelo próprio compositor, Cazuza, e por outros artistas, foi na voz de Gal que o grito de impaciência da nação diante da cultura da Lei de Gèrson encontrou a mais forte transmissão. Já no primeiro capítulo, com a abertura da novela, os telespectadores sabiam o que esperar; a intensidade da interpretação de Gal não cansou o público que se viu preso às aventuras e dramas de Raquel e Maria de Fátima Aciolly  e os Roitman, nessa que, com certeza, é uma das cinco mais importantes telenovelas da história.


1 – Modinha para Gabriela (Gabriela – 1975 e 2012). Será mesmo uma coincidência escrever sobre o clássico de Caymmi, no momento em que mais uma vez a Globo adapta o romance de Jorge Amado, e mais uma vez a gravação histórica de Gal é utilizada para a abertura da novela? Talvez. Mas o que poderia traduzir e resumir melhor uma telenovela através de sua canção-tema? Pouquíssimas vezes uma canção pode estar tão ligada a uma telenovela como neste caso. Gal empresta toda a brejeirice baiana para dar vida à voz de Gabriela, interpretando quase como atriz a canção do baiano maior da música. É sintomático que se tenha recorrido à mesma gravação para o remake da clássica novela. Na minha cabeça de criança pequena, a imagem de Sônia Braga e a voz de Gal se fundiam para formar essa figura maior chamada Gabriela. Clássico dos Clássicos das trilhas e das aberturas.


Gal Costa é definitivamente uma das vozes maiores da teledramaturgia musical.

8 comentários:

  1. como gostar de novelas e não apreciar as músicas de Gal que embalaram a gente...mesmo modinha pra gabriela sendo tema da novela eu tinha um tema particular que tocava muito na mesma época, Teco Teco....que era a cara da personagem tb. Como eleger apenas uma? cito Tigresa, mais uma canção a cara de Sônia Braga e seu tema em Espelho Mágico. Talvez a única que não goste em sua voz seja Brasil....acho que a versão definitiva é mesmo do autor.Legal ainda ver que ela sempre é lembrada nas nossas trilhas. Muito bom, Robério!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns bela Gal Costa, que Deus te abençoe! Vc é a top das tops dos temas de novelas.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, amigo! Coincidiu com meu TOP 10 em muitos itens..rs! Salve Gal!

    ResponderExcluir
  4. Robério, gosto bastante de toda a trilha sonora de Tieta e dela consta a linda "alguém me disse"... senti falta desta em sua lista (risos).

    Belas escolhas, meu caro. Valeu por ter você por aqui. Até uma próxima! :)

    ResponderExcluir
  5. A Gal tem muito estilo,uma voz inconfundível,conheço poucas cantoras que conseguem mexer profundamente com nosso lado mais sensível,Gal Costa é um grande ícone na música brasileira e o que se comentar dela será pouco.

    ResponderExcluir
  6. Gal Divina Maravilhosa, uma voz linda e cristialina e uma presença que magnetiza a gente.
    Excelente Top 10!

    Parabéns!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Grandes canções! Grande Gal! Gosto muito da música que fez parte da trilha da novela Alma Gêmea também...

    ResponderExcluir
  8. Gal, diva da mpb e das trilhas de novela.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...