quinta-feira, 18 de abril de 2013

O pai errado, o marido errado, e... a audiência errada?


Por Flávio Michelazzo

Vou ter que fazer outra postagem falando sobre a novela "Salve Jorge", não pra falar da Thammy porque ver uma mulher vestida de mulher não é algo que me mobilize como acontece com a maioria, mas porque preciso falar do casal Stênio (Alexandre Nero) e Heloísa (Giovanna Antonelli). Tenho acompanhado a novela com frequência nas minhas férias e me causa um imenso espanto a falta de caráter do advogado (não dá pra chamar de ingenuidade, perdão, Gloria Perez, você não está escrevendo para o Duda Nagle e o personagem não é mais estudante de Direito) e a maciça torcida do público para o casal.
Stênio engana a ex-mulher quando o assunto é a problemática filha Drica (Mariana Rios) como pode, inclusive acobertando o gravíssimo crime da filha de traficar drogas em seu apartamento só para ficar bem com a ex-mulher (sim, ainda por cima se trata de um ex-casal e a mulher ainda dá trela pro traste) e defende sua única cliente, Lívia Marini (Claudia Raia) - Ainda que para atendê-la seja necessário ter um grande escritório cheio de funcionários - com unhas e dentes. Com uma credulidade irritante, porque nenhum advogado, por mais "porta-de-cadeia" que fosse, acreditaria realmente na inocência de seu cliente com o mundo desabando nas suas costas. Mais uma vez, se o personagem fosse do Duda Nagle e se tratasse de um estagiário, a gente podia até embarcar nesse dirigível da Good-Year e deixar a Tiazinha chamar de disco voador no Domingo Legal.
É justo que depois dessas cenas citadas acima teve uma cena da delegada colocando o crédulo ex pra correr porque pegou a mentira dele no ar. Gloria não está conduzindo a coisa de maneira tão fantasiosa assim, apesar da novela ser uma sucessão de mulheres traídas e falas repetidas ad nauseam como "Ai amiga, 'cê' sabe que homem é tudo igual, né?", então não importa o homem ser doutor, coronel, turco ou morador do Alemão. Ele trai e fica por isso mesmo. Concluo que temos uma novela machista escrita por uma mulher. E essa traição não precisa necessariamente ser física. Pode ser uma traição de confiança. Agora vem o que me assusta: No dia que Gloria separa o casal "Steloisa" eu entro no Twitter e me deparo com hashtags favoráveis ao casal. Ou seja, o público é conivente com tudo de errado que o advogado faz e torce por ele! O público também é machista.
Não é a primeira vez que um homem engana uma mulher e o público torce por ele. Não precisa ir muito longe pra acharmos casos assim. Em "Belíssima", André (Marcello Antony) aceitava participar de um golpe para tirar a fortuna de Julia (Gloria Pires) e acabava traído por seu coração, apaixonando-se de verdade pela empresária e o público torceu por eles. Silvio de Abreu, o autor, foi moralista e, inspirado nas tragédias gregas, matou André. Aguinaldo Silva mudou o final de "Duas Caras" e fez com que Ferraço (Dalton Vigh) ficasse com Maria Paula (Marjorie Estiano) para agradar a audiência.
Prefiro pensar que tudo se deva ao imenso carisma dos atores Nero e Antonelli que estão desempenhando com maestria seus papéis e por isso o público perdoe os "deslizes" de Stênio. Nero passou por isso em "Fina Estampa". Seu personagem batia na mulher e no final terminou arrependido e reconquistou a esposa. Prefiro pensar que seja só isso, que eu esteja enganado, e que o público não seja conivente com o personagem, mas com o brilhante ator.
Mas talvez tudo não passe de um mal-entendido. Talvez a novela no papel seja outra e a culpa seja do diretor... Não seria a primeira vez, né???

3 comentários:

  1. Michelazzo, o público gosta do mal feito, do vilão, do mau caráter; não adianta, se o Stênio fosse correto (pra um advogado é difícil, salvo raras exceções, rs) ninguém estaria torcendo pelo casal, óbvio, claro e evidente, há o grande carisma e a química (mais até dos protagonistas, Chatena e Pasthéo) de Nero e Antonelli. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Além dos atores serem carismáticos,as "briguinhas" de Helô e Stenio como provocação sabendo que um gosta do outro conquistou o público.Os dois são malandros e um conhhece o jogo do outro.
    Mas fugindo(não muito)do assunto.Outra coisa que eu reparei,que nessa novela é que há duas histórias parecidas(mas com diferenças),uma mostrando o conflito e a outra mostrando o resultado disso,É o Caso de Celso e Antonia;Após a separação,Celso fica influenciando(mal por sinal)e mimando a filha até ela querer ficar com ele e não com a mãe,(ñ só pelo fato da traíção dela)como uma forma de provocação e o resultado dessa "familia" futuramente vai ser o conflito que Helo e Stenio tem com a filha deles,a Drica que foi (mal)criada pelo Stenio e agora é uma garota futil,sem personalidade,mimada,age como criança,e faz de tudo p/ chamar a atenção dos país e provoca-los.Stenio e Celso são dois homens que não querem se preocupar com nada,são dois fracassados nas suas profissões(embora um ainda tem o serviço)e como pais e agiram dessa forma porque queriam atingir suas (ex)companheiras por um motivo q sempre ficou claro:Ambos são completamente apaixonados cada um pela sua,estavam inconformados e acabaram metendo os pés pelas mãos e Antonia e Helo são mulheres,batalhadoras,de fortes personalidades;Helo conhece muito bem o Stenio,mesmo apaixonada tbm,não dá o braço a torcer e faz esse "joguinho de charme" e no caso da Antonia,como a ferida ainda está aberta e ela ainda tem outro)acho dificil perdoar o Celso mas como a história ainda é recente,e ainda dá tempo de recuperar a filha dos dois,acredito que a Glória vai fazer eles entrar num acordo.aguardemos!!

    ResponderExcluir
  3. Não concordo em nada com as atitudes do Stênio, principalmente em relação a filha chata e o genro sem noção, mas ele e Helô funcionam juntos. As cenas do casal são as melhores da novela, e ele gosta dela, mesmo falhando, mesmo errando seja no trabalho, seja com a filha, ele ama de verdade a Helô. Chega a ser engraçado ver ele enfiar os pés pelas mãos para tentar reconquistar a ex. Acho que por isso o publico torce tanto pelo casal, além do carisma dos atores que estão muito bem, o publico acredita no amor entre os personagens, por mais que Stenio cometa erros, o sentimento por ela é sincero. Por isso torço para que Stênio se emende no fim e tenha um final feliz com Helô.

    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...