segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Pequeno grande papel

Por Flávio Michelazzo

Susana Vieira é, na minha opinião, a melhor atriz deste país. Teve alguns papéis que não estiveram à sua altura ao longo da carreira, mas soube tirar leite de pedra e fazer suas participações algo marcante.
É o que está acontecendo em "Amor à Vida". Acho o papel pequeno pra ela, na maioria das vezes, ela está só comentando o que acontece em sua volta. Mas a novela está no começo, e, como tem muitas histórias andando em círculos, e outras que têm ficado na promessa, penso que a virada de Pilar ainda esteja por vir.



Pilar é uma típica mãezona. Abdicou da carreira pra cuidar dos filhos. Mas, neste momento, parece se sentir em dívida com eles. Sente que não foi boa o suficiente nem para Félix (Mateus Solano) nem para Paloma (Paolla Oliveira) - que é filha de um caso extraconjugal do marido César (Antonio Fagundes), que ela criou como se fosse sua - e que foi boa demais para César. Tolerante demais, com as traições, com o favoritismo do marido com a filha mais nova e a rejeição à Felix, que agora aliou-se ao preconceito e intolerância com a condição sexual do filho. Além disso, parece que ainda existem muitos segredos podres fedendo debaixo dos tapetes caríssimos da mansão Khoury.

A relação de convivência com a sexualidade de Félix (não vou usar a palavra "aceitação" porque só Jesus tem que ser aceito) deve render ótimos diálogos nas próximas semanas. Algo que, independente de parecer didático para os mais cri-cris, trará esclarecimento e reflexão para muita gente. A convivência com Paloma, agora que a verdade veio a tona, tende a melhorar, já que a exageradamente sofredora mocinha parece ter parado de ver a mãe adotiva como um monstro e, num sinal de amadurecimento, nota que Pilar sempre quis seu bem.


Por essas e outras, a história de Pilar tem tudo para explodir, e Susana Vieira provavelmente terá um papel inesquecível dentro de uma trama que ainda não disse a que veio. É torcer para Walcyr Carrasco investir numa narrativa semelhante a de seus maiores sucessos, com histórias dentro da história, que começam e terminam a cada semana. Gás e potencial para isso, já sabemos que ele tem. E Susana Vieira, nem se fala.

10 comentários:

  1. Ela está somente pagando o maior mico da carreira. Junto de Fagundes. Resumem-se às caras e bocas com um texto pífio que está anos-luz distante do patamar do horário. A patinha feia Bárbara Paz está salvando. Será que é possível?

    Toni Simões Macedo

    ResponderExcluir
  2. Eterna "Anta Nordestina". Amo ela em Senhora do Destino, incrivel o jeito dela.

    Caique Alves de Souza

    ResponderExcluir
  3. Criei grandes expectativas com a novela, justamente porque ia ter Susana Vieira rs. Sou um grande fã, acho ela uma grande atriz, das maiores, para mim uma das damas TV, que esteve lá, desde o inicio da teledramaturgia, só por isso merece todo meu respeito. Também sou fã da pessoa dela, ela tem um gênio difícil e uma personalidade forte, mas admiro sua autenticidade, sua segurança e seu amor pelo trabalho, não acredito nessa imagem que jornalistas depreciativos fazem dela. Pilar é uma das melhores coisas da novela que deixa a desejar em vários momentos, mesmo não sendo o melhor papel da carreira de Susana, ela já fez grandes cenas e o papem é importante justamente por representar a volta dela as novelas, após personagens fracos que vinha tendo desde Senhora do destino. Vida longa a Susana e que ela possa protagonizar novas grandes cenas.

    ResponderExcluir
  4. Considero uma das maiores atrizes do país, seu talento pro drama é indiscutível, mas´não acho Pillar um dos seus grandes papeis, embora tenha história pra isso, o texto bobo do Carrasco faz da matriarca da família Khoury um dos personagens mais burros da TV, Suzana é uma das poucas do elenco que consegue contornar o texto e fazer dele um papel crível.

    ResponderExcluir
  5. Eu também não consigo ver a Pilar como um grande personagem da Suzana, se bem que ela faz de qualquer papel, algo no mínimo digerível! Sempre curti a Suzana, mas em Senhora do Destino ela foi bem mais impactante!Show de atriz!

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, o título é carregado de ironia. Pensei que isso estivesse ficado claro no texto que seguiu. o "grande" é atribuído somente ao fato do papel ser feito pela Susana.

    ResponderExcluir
  7. Susana é uma grande atriz, mas "Amor à Vida" é uma péssima novela.

    ResponderExcluir
  8. A maior atriz viva deste país chama-se Fernanda Montenegro. Suzana Vieira tem que fazer umas trocentas peças de teatro para chegar a seus pés.

    ResponderExcluir
  9. gosto muito mesmo de vc muitos fala pq so tenho 13 anos eu tem que gosta de atores da minha idade mas eu tenho que recomhense quando vejo grande ator e pode cre vc e uma grande atriz vc e uma estrele amo vc ! ;.) s2 s2 s2 <3 <3

    ResponderExcluir
  10. Será inesquecível porque a trama não disse a que veio, ou ela vai se explodir antes? Mais do mesmo, a "centração" em um personagem forte demais, corriqueira em folhetins na Globo, mascarados pela "novidade" da abordagem feita à temática gls, em nada contribui para elevar o nível das novelas, se é que isso ainda é possível na teledramaturgia brasileira.

    Orlando Valle

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...