domingo, 4 de agosto de 2013

Sétimo Sentido - Por que não um remake?

Por Isaac Santos

O Astro abriu o horário de novelas das onze da TV Globo e até o momento se mantém como o projeto melhor sucedido em crítica e audiência. Vale destacar que a produção ganhou o prêmio de melhor telenovela no Emmy Internacional de 2012, o segundo conquistado pela emissora. O Astro foi feita com capricho textual e visual.


Gabriela e Saramandaia [ainda em exibição] ratificam a intenção da Globo de firmar o horário com versões atualizadas de seus grandes sucessos. Mas, estranhamente, o remake do original de Dias Gomes parece não estar sendo correspondido pelo público como se pretendia. É importante reconhecer que Saramandaia tem qualidades, elenco primoroso, imagens belíssimas e texto inteligente. Talvez tenham pecado pelo excesso de “modernização” da novela.


A mídia tem falado enfaticamente sobre a possibilidade de a Globo apostar nos remakes de Tieta, Pantanal e Xica da Silva, nos próximos anos.

Aguinaldo Silva, autor responsável pela adaptação do romance de Jorge Amado em 1989, não vê com bons olhos a ideia e descarta qualquer envolvimento seu com um remake de Tieta. O novelista já está trabalhando em sua próxima novela inédita, prevista para ir ao ar no segundo semestre de 2014.

Benedito Rui Barbosa, talvez o único autor de um grande sucesso [considerando audiência e repercussão] fora da TV Globo, também está às voltas com a escrita de sua próxima novela na emissora. Mas destoa da opinião de seu colega Aguinaldo Silva sobre escrever remake de uma de suas maiores obras. O novelista não esconde de ninguém o seu desejo de refazer a novela Pantanal, originalmente exibida na TV Manchete. Contudo, sempre ocorre algum impedimento e o projeto é engavetado.  

Walcyr Carrasco, um dos autores mais atuantes nos últimos anos, recentemente estreou a sua primeira novela das oito [Amor à Vida] na TV Globo. Mas não sem antes ter passado pelo horário das onze. É dele a autoria de Gabriela.

Em concordância com o pensamento de Benedito Rui Barbosa, o autor também se mostra bem disposto ao desenvolvimento de um remake de seu maior sucesso fora da Globo. Usando o pseudônimo de Ádamo Angel escreveu a novela Xica da Silva, exibida originalmente pela TV Manchete em 1996.

É aguardar pra ver!

No entanto, aproveito para compartilhar com vocês a impressão que tive ao ler uma postagem recente de André Araújo aqui no blog. Ele relembrava a novela Sétimo Sentido, exibida pela TV Globo no ano em que eu nasci, 1982. [leia aqui]


Inédita para mim. Vi com curiosidade poucos capítulos da novela pela internet. Pois bem... Por que não um remake de Sétimo SentidoJanete Clair, mais uma vez inspiradíssima ao escrever a trama. A história gira em torno de Luana Camará, uma jovem marroquina que volta ao Brasil para tentar recuperar a fortuna de sua família. E o que poderia ser uma novela desenvolvida sobre tramas óbvias se revela numa efervescência de acontecimentos. Sétimo Sentido é opulenta, instigante. Também por isso, a novela me parece ser uma ótima opção para um remake.


Tramas com reviravoltas, abordagens sobre paranormalidade, paixão arrebatadora, ambição, vingança, traição, clima de mistério, enfim, elementos que quando bem reunidos numa história são facilmente bem recebidos pelo público.


A novelista Janete Clair sempre teve que contar com os cortes feitos pela censura. Sétimo Sentido num remake não enfrentaria a mesma dificuldade. Hoje, fosse proposto fazê-lo, a equipe responsável teria muito maior liberdade de criação. Poderia ousar mais, sem perder, obviamente, a essência das tramas da autora.


E se a equipe responsável pelo remake de O Astro foi tão feliz em atualizar uma trama de Janete Clair, por que não reuni-la novamente num novo projeto com todas as condições de repetir o feito de 2011?

Bom... Antes que pareça presunçoso, o texto é apenas sugestivo.

15 comentários:

  1. Na época de SÉTIMO SENTIDO, o tema da paranormalidade se confundiu com o Espiritismo, e autora teve problemas com essa questão, porque para os espíritas - aliás, minha doutrina - o desenvolvimento da personagem Luana, não tinha um embasamento kardecista, e sim, algo ligado ao místico.

    Contudo, agora, seria uma boa oportunidade de se fazer um remake da novela. Mas tem de se aprofundar no tema da paranormalidade de uma forma mais crível.

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma das novelas da Janete que eu mais tenho curiosidade. Eu também adoraria acompanhar esse remake. Mas, acho que seria muito complexa para o público de hoje. O brasileiro de hoje gosta de coisas mastigadas e prontas.

    Breno Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Prefiro ver o original na integra no Viva, mesmo com os problemas de censura. Quero ver a Regina Duarte brilhando em mais um papel marcante. Esses remakes de hoje em dia não chegam nem aos pés de seus originais.

    Daniel Jorge

    ResponderExcluir
  4. Prefiro ver o original também. Mas espero que se confirme O Semideus em 2015.

    Robson Souza

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho minhas duvidas. Não sei se o publico e a mídia aceitariam como criveis nos dias de hoje o assunto da paranormalidade, pelo menos do modo que ela era utilizada na trama.

    Alexandre Altomare

    ResponderExcluir
  6. Sou da mesma opinião do texto. Não acho que o público possa estranhar a abordagem da novela. Tudo depende do modo como a história é contada.

    Glória Araújo

    ResponderExcluir
  7. E é uma novela super emblemática. Mesmo sendo bem criança à época, lembro-me de algumas cenas da Regina Duarte como Luana Camará. Bom demais! Digna de um remake fiel a proposta da autora.

    Pele Preta

    ResponderExcluir
  8. É uma trama que tenho bastante curiosidade em ver. toparia ver um remake, torcendo, claro, para que fosse feito com qualidade.

    Rafael Montoito

    ResponderExcluir
  9. lembro desta novela, a Regina Duarte estava oitma, creio que seria bem melhor esse remake que o Semi deus.

    Alex Barata da Silva

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela leitura e comentário, Michel, Breno, Robson, Daniel, Alexandre, Gloria, "pele preta", Rafael e Alex. Voltem mais vezes!

    ResponderExcluir
  11. Péssima idéia de fazer remake de Sétimo Sentido, a novela não era essa maravilha como estão falalando. Prefiro a Janete Clair em tramas mais realistas como em Duas Vidas,por exemplo. As personagens feitas pela Regina Duarte ficaram muito abaixo da Viúva Porcina,Maria do Carmo ou Malu Mulher. Não vale a pena ver de novo.

    ResponderExcluir
  12. A NOVELA É UMA GRANDE OBRA PRIMA,MAS INFELISMENTE ACREDITO QUE SERIA IMPOSSÍVEL ENCONTRAR UMA ATRIZ CARISMÁTICA NO BRASIL,QUE SUBSTITUA A PERFEITA REGINA DUARTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo, nao acho que haveria outra atriz para substituir a regina em setimo sentido..tenho certeza que essa novela traria uma grande audiencia para globo

      Excluir
  13. Paranormalidade engloba espiritismo. Para a atualidade séria uma Luana categoricamente religiosa, moralista, tímida e bondosa. Que faz jejum para receber dons e ajudar seus amigos moradores da comunidade religiosa mediante súplicas a Deus. Priscila, mãe solteira, trabalhadora, bonita, da umbanda e sofre um feminicidio. Seu desejo era sua filhinha amada, que vaga para até encontrar Luana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após seu assassinato. Luana começa a ouvir muitas vozes com frases nítidas saindo da boca das pessoas que estão em súplicas, um mistérios que do ela a Luana sente a respeito dos avisos subtendidos nessas orações em grupo sem a própria pessoa saber. E assim Luana é diagnosticada com esquizofrenia por causa da mudança e rumores do que ela está fazendo em outra região, onde Priscila vivia.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...