RAIO LASER
NOVELA DE DAVI VALLÉRIO E ALEX
SPINOLA
ESCRITA POR ALEX SPINOLA
CAPÍTULO O7
CENA 01. HOSPITAL DE ALECRIM. UTI.
INTERIOR. DIA
Continuação imediata da última cena
do capítulo anterior.
Sofia desperta de seu coma profundo. Bipes dos aparelhos soam de maneira
assustadora. Marcadores da frequência cardíaca em ritmo acelerado. ENFERMEIRA
entra, se assusta, checa a paciente e sai correndo.
CORTA
PARA:
CENA 02. CASA DOS JUAREZ. SALA.
INTERIOR. DIA
Eva
a praguejar diante Beto e Neco. Padre Manoel chega ávido por notícias. Ele já
se benze ao ouvir os palavrões que ela vocifera.
PADRE MANOEL: Vim assim que terminei de
encomendar a alma do seu Antonio.
EVA: E o infeliz, passou dessa para uma
melhor?
PADRE MANOEL: Está agonizando.
EVA: Esses são os piores, os sonsos,
ficam dias em agonia, a família encomenda a alma e o sujeito fica lá, uma
semana até esticar as canelas. Tem gente que dá trabalho até pra morrer!
PADRE MANOEL: E a menina Lídia, como é que está?
NECO: Tá lá no quarto dela, com o pai.
EVA: (corrige) Padrasto, Neco,
padrasto! Bom que o senhor chegou, padre, o casório daquela sonsa com o Neco
vai ser adiantado. E pra logo!
CORTA
PARA:
CENA 03. CASA DOS JUAREZ. QUARTO DE
LÍDIA. INT. DIA
Amanda,
incrédula, confere as marcas dos dedos de Eva no pescoço de Lídia. Sebastião a
botar panos quentes na situação.
AMANDA: Minha nossa senhora, pensei que a
dona Eva fosse matar você. Ela parecia um bicho.
LÍDIA: Bicho não! Que bicho não mata a
cria! Aquela lá é o demônio mesmo. Maldita!
SEBASTIÃO: Dá um desconto, minha filhinha.
Ela teve um ataque dos nervos. Você mexeu nas feridas dela.
AMANDA: (curiosa) Feridas? Que feridas,
seu Sebastião?
SEBASTIÃO: (lança um olhar sinistro para
Amanda) Isso não é da sua conta, moleca!
LÍDIA: Deixa aquela bruxa comigo. Ela vai
pagar caro por tudo isso.
SEBASTIÃO: (aproxima-se de Lídia, faz
carinho) Calma, Lídia. Depois vocês se acertam. Agora a gente precisa falar do
seu casamento mais o Neco Brandão...
LÍDIA: (interrompe, aos berros) Casar?!
Vocês acham mesmo que eu vou me casar com aquele bronco falido?! Nem morta! Nem
morta!
AMANDA: Crendeuspai, seu Sebastião, isso
lá é hora de pensar em empurrar a Lídia pro lado do Neco?
SEBASTIÃO: (chicoteia o chão) Suma daqui,
Amanda! Desinfeta!
Amanda
sai mais do que depressa. Sebastião leva às mãos ao rosto de Lídia e encara, de
maneira firme, os olhos dela.
SEBASTIÃO: Eu sei o que eu tô fazendo, Lídia.
Eu sempre soube. Agora, largue mão de frescura e trate de me escutar.
CORTA
PARA:
CENA 04. HOSPITAL DE ALECRIM.
CONSULTÓRIO. INT. DIA
Doutor
Miguel em conversa adiantada com o MÉDICO plantonista. Enquanto conversam, dona
Sofia se mira, com certa estranheza, diante o vidro transparente da porta do
móvel de medicação.
DOUTOR MIGUEL: Esse é o caso de recuperação
relâmpago de um coma profundo como dona Sofia estava.
MÉDICO: Confesso que também fiquei
intrigado, doutor Miguel. Mas aí está ela, (aponta), sinais vitais
normalíssimos, nenhum problema em órgãos internos...
DOUTOR MIGUEL: Praticamente a mesma, senão fosse
pela amnésia.
MÉDICO: O que costuma ocorrer depois de
determinados traumas. O que me deixa preocupado é a totalidade da amnésia.
Ambos
olham para dona Sofia, que continua na mesma, tentando reconhecer seu reflexo
na porta envidraçada do móvel de medicação.
CORTA
PARA:
LEGENDA: ALGUNS DIAS DEPOIS.
CORTA
PARA:
CENA 05. APARTAMENTO DE CONRADO.
SALA. INTERIOR. DIA
Lauro
e Malu ao redor de Conrado, que convalesce bem debilitado. Apesar de transmitir
força ao amigo, Lauro carrega um semblante tenso. Roger chega carregando uma
bandeja com comidinhas leves.
ROGER: Prontinho, Conrado. Preparei umas
coisinhas pra você, trate de e alimentar, hein!
MALU: (rindo) Espero que seja algo
tragável, Roger, porque você na cozinha...
LAURO: (descontrai) Que susto você deu na
gente, hein Conrado? Não faz mais isso não, cara.
CONRADO: Ainda não foi desta vez que as
colunas de fofoca perderam seu alvo predileto. Modéstia à parte, no dia em que
eu fechar os olhos, pelo menos meia dúzia de revistas e jornais de terceira
categoria irão fechar suas portas.
MALU: (beijinho em Conrado) É por isso
que eu te amo, Conrado! Nada é capaz de abalar esse seu humor ácido.
CONRADO: (para Lauro) E essa nuvem negra
nesses seus olhos azuis, meu querido? Está esperando o que para dissipá-la?
Silencio.
Trocas de olhares.
LAURO: Não dá pra esconder nada de você,
não é, Conrado?
CONRADO: Definitivamente, não, Lauro.
Francamente eu não acho que seja um bom momento pra você voltar lá pra sua
cidade, mas não serei eu a me meter numa história de amor. Não quero atrapalhar
a sua felicidade.
Malu
acende um cigarro e reage com ciúme.
MALU: Gente, voltar pra quê? Pra ser
linchado? Conrado, a sua viagem pros Estados Unidos tá em cima da hora! Você
não vai aproveitar pra fazer uns exames por lá?
ROGER: (cantarolando) Mas eu me mordo de
ciúúúmes... Ai, lembrei dessa musica. Adoro Ultraje a Rigor, e você,
Conradinho?
CONRADO: (para Malu) Malu, essa escolha é
do Lauro.
CORTA
PARA:
CENA 06. CASA DOS JUAREZ. SALA.
INTERIOR. DIA
Dona
Sofia entra acompanhada por Eva e Sebastião. Doutor Miguel carrega uma maleta
com os pertences da velha. Beto vai ajudá-lo. Amanda estranha.
AMANDA: Ué, gente, o que a dona Sofia tá
fazendo aqui? Ela não tava internada?
SEBASTIÃO: Ela recebeu alta. Já tá bem. Quero
dizer, tá mais ou menos.
BETO: Como assim?
DOUTOR MIGUEL: Dona Sofia está passando por um
processo de amnésia...
AMANDA: E isso mata, doutor?
DOUTOR MIGUEL: (procura ser mais claro)... Perdeu
a memória, foi isso!
AMANDA: Gente!
EVA: Agora chega de conversa fiada.
Dona Sofia vai ficar morando aqui. A gente não pode deixar a coitada sozinha e
nesse estado.
Eva
leva Sofia para um dos quartos da casa. Sebastião ouve as recomendações de
doutor Miguel. Discreta, Amanda cutuca Beto.
AMANDA: Beto, essas duas nunca se bicaram!
Agora a pinguça arrasta a velha pra cá?
BETO: Isso é coisa de política, Amanda.
Tá na cara.
EVA: (volta para a sala, já dando
ordens) Posso saber o que as duas múmias estão fazendo aí, com tanta coisa pra
ainda ser feita pro casório, hein?
Beto
e Amanda saem chispados. Eva ri do medo deles. O telefone toca, ela atende.
EVA: Alô? Alô? (nenhuma resposta, ela
bota o fone no gancho) Gente desocupada!
CORTA
PARA:
CENA 07. APARTAMENTO DE CONRADO.
SALA. INT. DIA
Malu
por ali. Lauro bota o fone no gancho.
CORTA
PARA:
CENA 08. CASA DOS JUAREZ. COZINHA.
INTERIOR. DIA
Beto
e Amanda na organização dos comes e bebes da festa.
AMANDA: Ai, Beto, se desse pra gente fazer
alguma coisa pra salvar a Lídia desse casamento.
BETO: Fazer como, Amanda? O seu
Sebastião e a dona Eva encheram a fazenda de capangas. É um bando de peão,
armados até os dentes, rondando por aí.
AMANDA: Dei uma espiadinha lá no quarto.
Mesmo triste, ela tá tão linda naquele vestido. Fiquei pensando quando chegar o
meu dia...
BETO: (acha graça) Tá me cobrando, sua
danada?
AMANDA: (encabulada) É pra ver se você se
toca, não é peão?
Beto
a agarra e dá um beijo apaixonado.
CORTA
PARA:
CENA 09. CASA DOS JUAREZ. QUARTO DE
LÍDIA. INT. DIA
Lídia,
vestida de noiva, chora. Eva se mostra indiferente à dor da filha.
EVA: Engole esse choro, porque você não
tá indo pra forca. Você tá consertando um erro seu. Tá pagando por ter se
envolvido com aquele esquisito do Lauro. Talvez com esse casamento, a nossa
família saia da boca dessa gente fofoqueira.
LÍDIA: Quem joga a família na boca do
povo, é você, sua bêbada.
EVA: (respira fundo, engole o insulto)
Ninguém tem topete pra falar de mim, nessa cidade, sua pirralha.
Batidas
na porta. Amanda entra meio desconcertada com um buquê de rosas vermelhas na
mão.
AMANDA: O buquê tava lá na cozinha. Achei
melhor trazer, pode até murchar com a quentura que tá lá.
EVA: (já saindo) Aproveita e ajuda a
sua amiguinha a dar um jeito nessa maquiagem borrada. Senão vai se casar
parecendo um espantalho.
Amanda
joga o buquê sobre a cama, abraça a amiga e depois seca suas lágrimas.
AMANDA: (chorosa) Não fica assim não,
Lídia.
Amanda
pega o buquê e entrega para Lídia.
AMANDA: Ó, pega. Eu que fiz. Colhi tudo lá
no jardim. Sente como estão perfumadas... Inda vou dá uns retoques pra tira o
resto do espinho... Olha, depois que a poeira baixar, eu e o Beto, a gente
arruma um jeito pra você fugir...
LÍDIA: (olhar perdido, amassando o buquê
com espinho e tudo) Eu não vou fugir, Amanda. Eu vou ficar bem aqui, esperando
o dia pra acabar com essa maldita. E eu sei que esse dia vai chegar.
O
olhar de Amanda desvia para o vestido, já respingado pelo sangue que escorre
pelas mãos da amiga.
CORTA
PARA:
CENA 10. FAZENDA DOS JUAREZ.
QUINTAL. EXTERIOR. ENTARDECER
Todo
o circo armado para o casamento. Eva circula entre os convidados. "ISLANDS
IN THE STREAM" de Kenny Rogers e Dolly Parton é o fundo
musical. Doutor Miguel
está entre eles. Padre Manoel já toma posição no altar improvisado. Neco, todo
paramentado, só falta salivar. Sebastião se aproxima dele.
SEBASTIÃO: É, Neco Brandão, chegou o dia.
NECO: Olha, seu Sebastião, o senhor pode
ter certeza que eu vou fazer...
SEBASTIÃO: (interrompe, sinistro) Eu sei o
que você vai me dizer, eu sei. Que você vai fazer a Lídia feliz, que vai fazer
ela esquecer o Lauro e todas essas baboseiras. É bom que faça. Pois do contrário,
eu esqueço que a gente é aliado político e faço valer com você a boa fama que
me acompanha. Tamo entendido?
NECO: (engole em seco) Tamo, sim senhor.
Doutor
Miguel intercepta Eva, entre os convidados.
DOUTOR MIGUEL: E dona Sofia, onde está?
EVA: Ah, doutor Miguel, deixei lá no
quartinho que mandei arrumar pra ela. Acho que não é bom pra pobrezinha ficar
no meio de um bando de gente.
CORTA
PARA:
CENA 11. CASA DOS JUAREZ. QUARTO DE
SOFIA. INT. ENTARDECER
Televisor
ligado. Dona Sofia olha para o aparelho como se não existisse um mundo lá fora.
CORTA
PARA:
CENA 12. CASA DOS JUAREZ. SALA.
INTERIOR. ENTARDECER
Amanda
ajeita as flores da decoração. O telefone toca. A ligação está péssima. É Lauro
do outro lado da linha.
AMANDA: Alô? Alô? Quem é? A ligação tá numa
chiadeira só! Quem tá falando?
LAURO: (ao telefone) Sou eu, Amanda. O
Lauro.
AMANDA: (quase berra) Lauro!
LAURO: (ao telefone) Isso. Escuta,
Amanda, eu quero saber da Lídia...
AMANDA: Lauro, pelo amor de Deus, dá um
jeito de vir pra cá...
Ligação
piora ainda mais.
LAURO: (ao telefone) A ligação tá ruim.
Fala mais alto. Não tô te ouvindo.
Tensão.
Amanda olha para os lados. Verifica se ainda está sozinha na sala.
AMANDA: A Lídia vai casar com o Neco
Brandão.
LAURO: (ao telefone) Casar?!
AMANDA: Isso casar. Mas olha, tem uma
coisa que eu preciso te contar, Lauro...
Eva
surge às costas de Amanda.
EVA: Cala essa boca! (ela dá um safanão
na garota, que voa longe, e apodera-se do fone) Sim, vai casar! E se você
quiser bancar o herói, vai chegar aqui e encontrar uma noiva morta! Tá
escutando, infeliz? Vai querer pagar pra ver?
Eva
coloca o fone no gancho e vai se aproximando de Amanda, que rasteja pelo chão.
EVA: Depois eu me acerto com você, sua
vadia.
CORTA
BRUSCO PARA:
CENA 13. APARTAMENTO DE CONRADO.
SALA. INT. ENTARDECER
Lauro
está sem chão. Malu perto dele.
MALU: E aí, como foi? Fala!
Toca
a campainha. Roger aparece para atender: é o MÉDICO PARTICULAR de Conrado.
MÉDICO: (para Roger) Os resultados dos
exames de Conrado são preocupantes. Estamos lidando com algo estranho. Parece
que algo esta atacando sua imunidade. Se ele for mesmo para os Estados Unidos,
é bom que faça logo. Acho que ele vai precisar de um tratamento que ainda não
temos por aqui.
ROGER: (preocupado) Meu Deus! Vamos falar
com ele, doutor. Acho que vamos ter que fretar um jatinho.
CORTA PARA:
CENA 14. FAZENDA DOS JUAREZ.
QUINTAL. ANOITECER
Toca
a MARCHA NUPCIAL. Convidados em polvorosa. Lídia entra, acompanhada por
Sebastião. Neco radiante no altar. À medida que a noiva se aproxima, Eva percebe
o vestido branco manchado de sangue. Alguns convidados também. Lídia olha para
o céu. NUVENS NEGRAS se acumulam.
CORTA
PARA:
CENA 15. RIO DE JANEIRO. BAÍA DA
GUANABARA. EXTERIOR. NOITE
Um
jatinho cruza o céu.
CORTA
PARA:
CENA 16. JATINHO. INTERIOR. NOITE
Lauro
observa a paisagem enegrecida, pela janela. Malu ao lado dele. Conrado e Roger
ocupam outro assento.
MALU: Eu sei, Lauro, que vai parecer
frase de gente careta, mas mesmo assim vou dizer: o tempo cura tudo, garoto!
LAURO: Nem tudo, Malu, nem tudo. Tô me
sentindo um covarde.
MALU: Covarde por quê? Você mesmo me
disse que antes de namorar com você, essa Lídia teve um lance com esse cara que
ela casou. Vai ver que tão se transando numa boa, sei lá!
LAURO: O que eles tiveram foi uma
bobagem, passatempo pra Lídia. Amor mesmo foi o que a gente viveu. Obrigaram
ela se casar com o Neco! Eu sei!
MALU: Ai, Lauro, nós estamos há menos de
20 anos do ano 2000, gato. Ninguém obriga ninguém a se casar. Desencuca.
LAURO: Você não conhece aquela família,
você não conhece a mãe dela... (a expressão dele muda, ódio no olhar) Mas eu
ainda volto, pra acabar com aquela mulher, volto pra reduzir a Eva a pó.
MALU: (segura a mão dele com carinho)
Bem, eu sei pouco ou quase nada dessa sua história com essa Eva, não sei o que
está escondido no seu passado, mas enquanto isso não acontece, não esquece que
tô aqui, com você!
CORTA
PARA:
CENA 17. CASA DOS JUAREZ. QUARTO DE
LÍDIA E NECO. INT. NOITE
Neco
liga o rádio. Toca "YOU GIVE LOVE A BAD NAME" de Bon Jovi. Ele arranca
as roupas e, com algum carinho, se aproxima de Lídia. Puxa a alça da camisola e
beija o pescoço dela. A expressão de Lídia é fria. Olhar perdido.
NECO: (abraçando) Nossa, como você tá
gelada, princesa. Vem, me abraça, que eu vou te esquentar. Você sabe, a gente
não é estranho um pro outro. Olha como eu fico, quando tô perto de você.
Ele
leva a mão dela para a genitália dele. Lídia beija o tórax desnudo dele e desce
pela barriga até chegar à virilha. Neco geme.
NECO: Você não perdeu o jeito, princesa,
não perdeu. Eu te adoro.
Lídia
crava suas prezas na genitália de Neco. Ele urra de dor e cai.
NECO: (rastejando pelo chão do quarto)
Sua vadia! Sua louca! Você me machucou! (ele olha para as partes intimas) Você
tirou sangue do meu pau!
Lídia
encara Neco. Riso diabólico nasce nos lábios dela manchados de sangue.
LÍDIA: Isso é pra você nunca mais
encostar em mim. Isso é pra você saber que eu nunca vou ser sua!
Tempo
na expressão de ódio e horror de Neco.
CORTA
PARA:
LEGENDA: ALGUNS DIAS DEPOIS
CORTA
PARA:
CENA 18. CASA DOS JUAREZ. COZINHA.
INTERIOR. TARDE
Televisor
velho ligado. Jornal Hoje, da rede Globo, no ar. Amanda na lida. Esquenta a
barriga no fogão, esfria na pia. Dona Sofia por ali, apatetada, ocupando espaço
e não ajudando em nada.
AMANDA: Ai, dona Sofia, vai lá pro seu
quartinho ou vai dar umas voltas lá no quintal, que essa cozinha tá pequena pra
nós duas. Amanhã é o dia da eleição, e o seu Sebastião disse que quer um banquete
pra comemorar a vitória se bem que eu acho que esse homi tá contando com o ovo
no fiofó da galinha!
Sofia
parece não entender o que a outra disse. Amanda pega uma travessa. Alimento
fumegante.
AMANDA: Deixa eu levar essa comida pros
peões que tão lá fora, matando o boi pra churrascada. Já volto! Vê se não mexe
em nada, hein?
Amanda
sai. Sofia de olho no televisor. NO MONITOR, LEDA NAGLE anuncia a matéria.
LEDA NAGLE: (no monitor) E no próximo sábado, não
percam, entrevista exclusiva, direto de Nova Iorque com ele, que já esteve
envolvido com todos os nomes dos nossos astros da MPB, e agora já está sendo
chamado do mecenas da novíssima cena do rock nacional, o querido Conrado
Molina, que está na Big Apple tratando de assuntos pessoais, mas também
planejando grandes eventos para o verão carioca.
Entra
NO MONITOR flash rápido de FOTOGRAFIA com Conrado, Malu e Lauro abraçados. A
fotografia se dissolve e volta imagem de Leda no monitor.
LEDA NAGLE: (no monitor, se despede) Uma boa
tarde a todos! Até lá.
NO
MONITOR sobem os créditos finais do telejornal. CORTA DESCONTÍNUO para a
expressão misteriosa de dona Sofia.
SOFIA: (murmura) Aquela maldita pensa que
eu estou louca, desmemoriada. Eu vou te encontrar, Laurinho, e continuar te
protegendo como o seu pai sempre me pediu. E juntos, a gente vai acabar com
essa Eva maldita.
CORTA
PARA:
FIM DO CAPÍTULO 07
instigante e mto bem elaborada a historia. personagens cativantes, dialogo agil. to gostando mto alex. parabens. te vejo na globo kkkkk
ResponderExcluirObrigado, André! Esse retorno é muito importante pra gente. Ah, que Deus te ouça! PLIM-PLIM! kkkkkk
ResponderExcluir