sexta-feira, 15 de junho de 2012

"Sítio do Picapau Amarelo": o maravilhoso mundo das fábulas tupiniquins!

Por Ana Paula Calixto
_______________________________   


"As fábulas em português (...) são pequenas moitas de amora do mato, espinhentas e impenetráveis. 
Um fabulário nosso, com bichos daqui em vez dos exóticos, se feito com arte e talento, dará coisa preciosa."
[Monteiro Lobato]



   Imaginar no tempo em que eu me referiria saudosa à minha infância, parecia algo bem longínquo, distante na ilusão de adolescente. Hoje, mãe de uma menina serelepe com pouco mais de 2 aninhos, me vejo olhando para trás com todo saudosismo que observava nos adultos, nos "mais velhos" da minha época de infância e adolescência. risos... Mas não dizem também que o mundo é cíclico, que nada há de novo debaixo do sol? Deve haver verdade nisso (em ambos "nissos").

   Então... tenho encontrado uma grande dificuldade de achar programas infantis que não só sejam compatíveis com a idade da minha filha, hoje em dia, mas que tenham um conteúdo aproveitável, ludicamente educativo para uma criança. Não há grandes opções na tv, infelizmente. E acabo restringida a Discovery Kids e parcos DVD's que se aproximam daquela fórmula mágica que tinham os programas, como chegou meu tempo de dizer [risos] "da minha época". E isso me causa. Causa um misto de orgulho e de desapontamento. Se por um lado me sinto privilegiada de ter tido acesso em minha infância ao mundo criativo, inspirador, mágico do "Sítio do Picapau Amarelo", por exemplo, sinto uma certa tristeza que minha miúda não tenha a mesma oportunidade e nem outras a altura. [Sim, o Sítio era tão bom assim!!!]

   
"Sítio do Picapau Amarelo"... o conto de fábulas infantis criado pelo gênio Monteiro Lobato, que conseguiu reunir num mesmo universo personagens originais com outros já existentes nas lendas, no folclore brasileiro. RELÍQUIA DA NOSSA LITERATURA INFANTIL! E, sem falsa modéstia, a melhor versão em minha humilde opinião, foi a que mais tempo acompanhei, a qual estreou no final da década de 70 (por volta de 1977/78, salvo engano). Lembro como hoje, da minha mãe (uma "traça de livros") me estimulando empolgadamente a acompanhar o programa para crianças que estreava inspirado numa obra da literatura, a qual ela se referia como "o conto de fadas do nosso país".

   Nesta versão, os personagens ficaram imortalizados pela interpretação dos atores. O elenco principal no primeiro ano do programa era composto por Zilka Sallaberry (Dona Benta), Dirce Migliaccio (Emília), Jacyra Sampaio (Tia Nastácia), Rosana Garcia (Narizinho), Júlio Cézar Vieira (Pedrinho), André Valle (Visconde de Sabugosa), Samuel Santos (Tio Barnabé), Dorinha Durval (Cuca), Romeu Evaristo (Saci), Ary Coslov (Jabuti), Germano Filho (Elias Turco), Jaime Barcellos (Coronel Teodorico), Tonico Pereira (Zé Carneiro), Canarinho (Malazarte ou Garnizé) entre outros.


   

    Os efeitos especiais (toscos para atualidade) eram um must, perfeitos o suficiente para nos fazer mergulhar no mundo de fantasia da estórias do Lobato. Episódios como "O Anjinho de Asa Quebrada", interpretado por Gabriela Alves, me fizeram passar dias explorando o quintal de casa na expectativa de que um anjinho caísse do "meu céu", também! E "Teseu", vivido por Gracindo Júnior?! Era um encanto que fazia a mim e minhas amigas viajar no romantismo doce, inocente típico da pureza infantil! "Barba Azul", personagem de José de Abreu, eu conheci pelo santo "Sítio do Picapau Amarelo"!

    Coisas, vivências, catarses que fizeram parte da minha infância e que, hoje, eu procuro e não identifico em programa algum, sinceramente.

     Uma pena...
     
     Como seria magnífico alguém conseguir resgatar essa riqueza da literatura clássica brasileira! Mas, desde que fosse a altura, com o mesmo tempo, os mesmos holofotes dedicados à versão que relembro nesse texto. E não às tentativas fracassadas que sucederam. Seria até revolucionário, para fase pobre de programas infantis desse nível que passam na tv, hoje em dia!

Beijos saudosos.  


12 comentários:

  1. Lindo post, Ana Paula! Também sinto muitas saudades do "Sítio do Pica-Pau Amarelo". Sem dúvida um dos programas mais queridos da minha infância (e de tantos outros). Fico triste pelas crianças de hoje, que já nascem na frente do computador. Não assistem TV (e nem há uma programação para elas), não tomam conhecimento da literatura (pois só querem saber de celulares e internet), enfim, passam pela infância sem conhecer as tantas coisas bacanas que temos (ou tínhamos). O jeito hoje é apelar para os DVDs, como você disse. Mas não dá pra comparar. Programas como o "Sítio" estimulavam a criatividade, a interação com o mundo, a descoberta de novidades, o fascínio pela leitura... Acima de tudo, não subestimavam as crianças. Inspiravam a inteligência dos pequenos. Quando tentaram refazer o "Sítio", não foi como nos anos 70 e 80. O momento já havia passado, as crianças já haviam encontrado o mundo em outra fase. Mais acelerada, mais crua e com menos espaço para o lúdico. Cabe aos pais saudosos como você a missão de mostrar aos filhos programas tão ricos da nossa (já antiga) infância, como o "Sítio do Pica-Pau Amarelo".

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Eu assisti essa versão do Sítio na TVE há alguns anos... Muito bom! Já a versão da Globo dos anos 2000 não me prestei assistir... Acho que antes o programa era mais inocente...
    Lucas - www.cascudeando.zip.net

    ResponderExcluir
  3. não dá pra comparar mesmo, momento e elenco mágicos...e a nossa infância, também, nós tínhamos outro ritmo mesmo....essa coisa de procurar o anjo...rssss eu já morria de medo e imaginava se alguma pedra não era uma pessoa enfeitiçada pela cuca...kkkkkk sem contar na trilha sonora, linda...acho que o meu preferido dos antigos foi o do reino da carochinha( eu morria de medo da Zezé Macedo) qdo eles vão parar no reino dos contos e narizinho vai para a casa da Fera tentar salvar a Bela...da nova versão, mordi a língua ao constatar que a Isabelle Drummond foi uma perfeita Emília, papel que antes só era feita por atrizes adultas, mas de resto... muita invencionice... perfeitas lembranças de um mundo que ficou dentro de nós, Ana Paula.

    ResponderExcluir
  4. Que saudades do Sítio do Pica-Pau Amarelo! Não perdia um capítulo, ainda assistia as reprises nas manhãs do dia seguinte e via o compactão da semana que passava na TVE. Foi o melhor programa da televisão brasileira de todos os tempos!
    Bem que o Canal Viva podia reprisar. A versão dos anos 200 foi muito fraca. Concordo que a Emilia de Isabele Drummond brilhou a altura das de Dirce e de Reny de Oliveira,(ainda minha preferida), mas as histórias eram bobas e fugiam muito do Monteriro Lobato, as vezes o pessoal do Sítio era coadjuvante. Era como se os autores não acreditassem no universo do Lobato e transformaram tudo em teatrinho infantil. Claro que não fez sucesso, ainda mais naquele horário de manhã, já que a maioria das crianças hoje estudam nesse horário.

    ResponderExcluir
  5. Textos como este são de emocionar qualquer saudosista que se preze... como é bom poder relembrar essa obra prima da literatura, uma das poucas bem sucedidas adaptações da dramaturgia nacional.

    Sempre bom ler os seus textos, Paulinha. Até o próximo!

    ResponderExcluir
  6. Chorei ao relembrar meus tempos de infância...

    ResponderExcluir
  7. fieui feliz por saber que outras pessoas sentem saudades do maravilhoso programa. Uma pena é perceber como atores que fizeram parte de nossa infância com persongaens marcantes simplesmente serem esquecidos. Alguns deles como Germano Filho, Nelson Camarg, etc nem são encontrados artigos sobre suas vidas e obras,triste..

    ResponderExcluir
  8. SÍtio do Pica Pau Amarelo... A maior alegria da minha maravilhosa infância... Inesquecível... Episódios como "O Minotauro" (Fábio Mássimo como Alcebíades estava encantador) e "Quem Tem Boca Vai à Roma" marcaram minha vida para sempre. Hoje sou uma historiadora apaixonada das culturas grega e romana. Graças ao Sítio! Graças ao gênio Monteiro Lobato! Agradeço sempre a Deus por ter vivido tudo isso de forma feliz e apaixonada!!!

    ResponderExcluir
  9. chorrei muito quando vi um vidio do sitio do pica pau amarelo lembrei da minha infância que coisa boa que programa bom que pena que os bons tempos não voltam mais fica apenas guardados nos nossos corações.

    ResponderExcluir
  10. fiquei muito triste com a morte de algums personagem.da minha época

    ResponderExcluir
  11. Parabens pelo belissimo comentario a respeito do seriado "sitio do pica pau amarelo" . Tenho saudades tambem !!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...