sexta-feira, 1 de abril de 2011

Rogério Sabath - Blogueiro Convidado, fala sobre a Masterclass!!!

Pedi ao amigo Rogério Sabath que falasse sobre a sua experiência como um dos participantes do Curso de Roteiristas promovido pelo Aguinaldo Silva (autor da Rede Globo), ele prontamente aceitou e caprichou no relato. Confiram:  


Além de Roteirista, Rogério é Mestre e Especialista em Ortodontia

Foi em 2009, o mês eu não me recordo, mas lembro como eu me sentia: estava triste, decepcionado, ansioso, num quadro quase depressivo. Enfim havia descoberto que a vida não era cor-de-rosa, como sempre acreditei. Numa visita a casa da minha irmã, li num jornal que o famoso escritor de novelas, Aguinaldo Silva, estava promovendo um concurso para descobrir novos talentos.

Sempre fui criativo, contador de estórias. Na adolescência pensava em fazer faculdade de história ou direito. Nessa época aconteceu algo que mudaria meu destino. Depois de mostrar para meu irmão mais velho uma ótima nota que recebi em um conto, ele me disse que aquilo era (...), melhor não escrever a palavra. Argumentou que eu deveria ter uma profissão, que pagasse as minhas contas e me fizesse independente; eu relutei, reclamei, mas concordei. Ele tinha razão, hoje sou dentista e graças a esta escolha e a estabilidade financeira que consegui com ela, posso voltar a sonhar com a literatura novamente.

Voltamos ao concurso... Entrei no link e descobri o Blogão. Foi algo indescritível, era o lugar mais democrático que conheci, redescobri a amizade, o bate-papo, a generosidade, a doação. Tudo de uma forma virtual, mas de uma forma jamais imaginada por mim.  Sem rostos, sem caras, mas com alma. Era a minha turma. Inscrevi-me no concurso e tive fé que seria escolhido, li e reli minha cena para todo mundo que aparecia.  Tamanha foi a intimidade, que cheguei a acreditar que Perpétua, tinha sido criada por mim. (a escolha dos participantes da 1ª Masterclass se deu sobre a criação de uma versão original para esta cena da novela Tieta, do autor Aguinaldo Silva): 


No Blogão, ficávamos no bate-papo a espera do anuncio final. Nessa época conheci a galera dos insones que se autodenominavam, confrades: Meg Santos, Virgílio, Daví, Mourão, Bolivar, Kátia, Ganso, Gybosk, Henriette, Princesa, Kátia, Silvestre, Pedro, Adriano, Guto, Petrucceli, Bruno, Shirley, Lara, e um tanto mais de outros comentaristas.

Quando saiu o resultado da Master, foi muita euforia e também tristeza, eu não estava entre os 15 primeiros. No blogão, ficávamos ansiosos para saber o que acontecia no Rio de Janeiro, como era estar perto do Aguinaldo Silva, como ele se portava, como tratava os colegas, como era a sua voz, o seu método, o que criavam. Tudo em vão, ninguém dizia nada. Cada notícia que saia, era comentada, discutida e se é que pode escrever assim, “palpitada”.

alunos da Masterclass I
A Masterclass já não era só dos 15 que lá estavam, era dos milhares que passavam diariamente pelo blog. Aquele blog transcendeu, virou livro e lá estava a turma no lançamento. Foi minha estréia na literatura, uma página com meu texto, meu nome. Melhor, no livro do Aguinaldo Silva...


Conheci pessoalmente aqueles que não passavam de letras, de sentimentos: Aguinaldo Silva, o moderador, Francisco Patrício, Edu e Jackie e muitos dos confrades do blog. Depois do lançamento que teve direito a muitos artistas, pânico e CQC, fomos para um boteco e ficamos a charlar pela noite adentro. Foi uma alegria uma festa. Então veio a Masterclass 2 e eu entrei na vaga do único candidato que desistiu, enfim tinha a possibilidade de saber tudo que sonhei um ano antes. Dias depois eu estava no Rio.

Rogério, atento às dicas do mestre Aguinaldo Silva
A Masterclass 2 foi a melhor experiência profissional que já tive. Eu não piscava, absorvia tudo, vivia cada segundo, queria que aquela época não passasse. Viramos realmente uma família. O blog mudou, alguns da Master foram contratados para o Lara com Z, e ainda estamos na expectativa de nossa novela ir ao ar também, como aconteceu com Fina estampa, novela desenvolvida na Masterclass 1. Quem ainda não foi contratado sonha com projetos que podem surgir.

colaboradores do autor Aguinaldo Silva na próxima novela das nove da Rede Globo
Terminei de escrever um roteiro de curta metragem , Os traídos. Estou trabalhando na sinopse de uma novela A belzebu, e correndo atrás de umas janelinhas que surgem por aí.



O blog virou portal e algumas coisas mudaram. Temos os textos ferinos de Meire Siqueira, arquiinimiga do Aguinaldo. A boca de Matilde. E ainda os fabulosos textos do nosso queredo Aguinaldo Silva. Muitos dos comentaristas antigos sumiram, outros se desligaram, tantos outros chegaram. Acho que o espaço não funciona mais como um chat. Os comentários agora podem ser maiores e são escritos, na sua maioria, previamente. Sinto um tom de planejamento no que foi escrito pelos comentaristas, o que dificulta a interação das pessoas. Acho que ainda não entendi a vibe do espaço. Aos poucos vamos nos adaptando. A família blogão amadureceu, o relacionamento também, mas o que fica é a gratidão eterna que temos pelo Aguinaldo. Uma das pessoas mais educadas e generosas que conheci, a quem sou eternamente grato. 


Rogério Sabath

 

10 comentários:

  1. Amei sua participação no Blog, Rogério. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Rogério
    quereeeeeedo,

    Tive ótimas lembranças lendo o teu texto. Realmente, para todos nós, inclusive para mim, a master class é um momento inesquecível. Abraço!
    Aguinaldo Silva

    ResponderExcluir
  3. Olá, mano Isaac, parabéns pelo seu blog, ficou muito legal e a crônica do mano Rogério, ficou dez. parabéns.

    Mourão

    ResponderExcluir
  4. Aguinaldo, Mourão, presenças ilustres no meu "puxadinho", rs. Voltem mais vezes!

    ResponderExcluir
  5. Isaac, obrigado pelo convite. Aguinaldo, você lendo um texto meu, é uma honra, um orgulho. Sabe que sou meio sem graça, mas quero te dizer que tenho muita consideração por você. Mourão, que bom vê-lo e sabê-lo. Sabath.

    ResponderExcluir
  6. Ótimas as entrevistas aqui no "Posso Contar Contigo". Bela a experiencia compartilhada pelo Rogério...

    Parabens, Isaac!

    ResponderExcluir
  7. Rogério,

    Emocionante o seu texto! Também me inscrevi na para a Master Class. Fiquei sabendo do concurso num momento em que estava fora do Brasil, sem computador, com dificuldade no acesso à internet, enfim, com mil dificuldades. Mas nada me impediu de tentar realizar o meu maior sonho: ser roteirista.
    Se eu passasse na seleção abandonaria meu curso na Irlanda e voltaria de braços abertos para o Brasil, pois afinal de contas era uma chance que não poderia ser desperdiçada.
    Fiquei muito frustrado por nao passar pelas duas turmas, mas tenho expectativa de ser selecionado para a 3 edição. Por falar nisso, gostaria muito de ler a sua cena da Tieta enviada para o concurso. Acredito que será um ótimo material para aprendermos ainda mais sobre a profissão que tanto almejamos.
    abraços a vc e ao Isac pelo site!

    ResponderExcluir
  8. André Luis, obrigado pelo elogio. anote meu e-mail. rogeriosabath@uol.com.br. Sabath.

    ResponderExcluir
  9. Puxa, Sabath!

    porque você foi fazer isso com a gente, nos deixou a todos em lágrimas, e não de crocodilos, mas de quem teve a oportunidade de conversar com você, trocar experiências.

    Cara, você era honesto em suas palavras... disse eu ainda há pouco ao Rozem e ao Antonio Costa que junto com você, eram o trio que me dispensava atenção e respeito... Não quero mais perder tempo, então aos dois que ainda nos dão o prazer da "presença": vocês são brothers e eu os quero muito bem!

    ResponderExcluir
  10. Como a saudade permanece... Acho q nunca tive oportunidade de falar do tamanho da minha admiração por tudo q vc fez! Sempre vou te amar! PRI

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...