terça-feira, 23 de agosto de 2011

A DONA DO INSENSATO CORAÇÃO




 POR THIAGO RIBEIRO

Não meu querido leitor, você não leu errado, Insensato Coração tem uma dona e não um dono como todos acham. Gilberto Braga é sempre Gilberto Braga. Reverenciado como um dos melhores e maiores escritores de novela do Brasil, o discípulo de Janete Clair despertou expectativas nos telespectadores que ansiavam pela sua próxima obra prima. Insensato Coração, chega ao fim agora, depois de 185 capítulos sem deixar saudades no grande público.


Insensato começou com uma novela dentro da novela. Impossível deixar de comentar o “Caso Ana Paula Arósio”. Há muito confirmada como a mocinha da trama, a atriz abandonou as gravações em Florianópolis (na verdade, não compareceu às gravações), sendo substituída por Paola Oliveira. Teve seu contrato rescindido, desligando-se da Tv Globo. Pouco tempo depois, foi a vez de Fábio Assunção, deixar a novela, alegando problemas de saúde. Gabriel Braga Nunes foi então escolhido para assumir o personagem Léo, principal antagonista e responsável pelo deslanchar da história.

Gabriel pegou o personagem com unhas e dentes, transformando Léo num dos donos da novela, como a sinopse pedia. Sempre soube que Gabriel era um bom ator, mas confesso que estava com um pé atrás com ele. Mas me surpreendi positivamente. O talento do ator, aliado à falta de carisma de Eriberto Leão como mocinho, fez Léo emplacar, seja aliado a Cortez (Herson Capri), ou matando senhoras (Carmem, Nívea Maria) e, claro, enganando uma certa enfermeira mal amada e de cabelos com pontas duplas, a dúbia Norma (Glória Pires).
 

Norma me cativou no exato instante em que a personagem foi apresentada. A cena singela no hospital, em que Léo conhece a moça, foi imprescindível para mostrar o tipo de relação que os personagens manteriam dali por diante. Norma era uma mulher dedicada ao trabalho, com um patrão insuportável (Hugo Carvana), e sem grandes expectativas de vida. Aquela típica vizinha sua que nunca se casou e que tudo que mais deseja é guardar um dinheirinho para viajar no fim do ano. Norma se entregou de corpo e alma aquele jovem lindo e apaixonado que se apresentou à sua frente. Resultado: foi enganada, presa injustamente e atormentada num presídio de segurança máxima por uma detenta barra pesada, Araci (Cristiana Oliveira). No presídio, ela evoluiu psicologicamente usando os acontecimentos ao seu redor em seu favor. E num golpe de sorte, matou Araci, se apoderando do dinheiro que esta mantinha fora da prisão. Mesmo matando por legítima defesa, já que Araci a ameaçou de morte, ela já começava a mostrar a mudança que se operava em sua personalidade. Norma manteve-se o tempo todo lúcida, focada em Léo tal qual Leôncio em Isaura, no intuito de se vingar de seu algoz.


Uma vez fora da cadeia, a mocinha injustiçada reencontra o algoz, que novamente a humilha. O público comunga da injustiçada Norma, do desejo de sapatear na cara do vilão de olhos claros. Decidida a se vingar de verdade, ela toma consciência de que só poderá executar sua vingança caso se torne uma mulher rica, poderosa. O destino (leia-se Gilberto Braga e Ricardo Linhares) lhe dá uma ajudinha, colocando em seu caminho o empresário Teodoro (Tarcísio Meira), que se encanta com a dedicação de sua nova enfermeira (fetiche?). Acabam por se casar, e Norma então manda o pobre Tide conhecer o Nosso Lar, no outro lado da vida. Viúva, rica e com um chanel sem pontas duplas, Norma parte para a vingança. Ta, desculpa. DONA Norma parte para a vingança- Público vibra, uma sucessão de orgasmos múltiplos acontece automaticamente em diversos sofás Brasil a fora. Todos esperando pra ver o safado vilão se dar mal. Durante alguns capítulos, Léo é submetido a uma série de humilhações, o que faz alegria dos telespectadores ir as alturas, assim como o Ibope.


Mas quando tudo parecia perfeito, a vingadora assume continuar apaixonada pelo algoz. Um oooohhh geral de decepção sai em coro da boca da grande massa brasileira que acompanha a novela. Boba! Idiota! Burra! Diziam da pobre moça (agora rica, não se esqueça!). Léo percebe isso e trata de envolvê-la mais uma vez com seu charme, fazendo-se de submisso, virando assim, o jogo a seu favor.


No momento em que o Brasil se depara com os momentos finais dessa história, fiquei a pensar na rica trajetória da verdadeira mocinha da novela das 8. Norma foi e sempre será a verdadeira mocinha e DONA de Insensato Coração, o que se justifica inclusive, no título da trama.

Embora algumas pessoas (Brasil e meio, diga-se de passagem) não tenham gostado do fato da enfermeira ter caído nas garras de Léo pela segunda vez, era necessário que isso acontecesse para que se chegasse a um final digno de Gilberto Braga: mortes, sangue, sirenes e um sambinha antes do esperado fim. Faço minha reverência ao já citado Gabriel Braga Nunes, mas não posso deixar de destacar todo o trabalho de Glória Pires, que mais uma vez arrasou. Norma me conduziu num verdadeiro carrossel de emoções. Foi inocente, dúbia, culpada, apaixonada, vingativa... Ah! Quase ia me esquecendo: Norma também foi atriz, dando na cara da Fernanda Montenegro ao se fazer de boa gente para Fabíola (Roberta Rodrigues) e cia do Horto. E a atriz (agora me refiro a Glória Pires) mais uma vez deu um show.


P.S: Agora que a novela acabou e que já sabemos quem matou Norma, posso expor minha opinião sobre o assassino. Eu não curti o assassino ser a Wanda (Natália do Vale... Transporte – tá, não resisti à piada!), embora tenha sido coerente. Apostei até o fim no Léo, embasado, claro, pelos finais de Celebridade (2003) e Paraíso Tropical (2007), onde os assassinos eram os próprios vilões, Laura (Cláudia Abreu) e Olavo (Wagner Moura) respectivamente (aliás, adoro usar essa palavra, tentei incluí-la a todo custo no post).

O que eu curti em INSENSATO CORAÇÃO:

  • A trama familiar de Raul, Wanda, Léo e Pedro. A história era boa, prometia muito. Não sei a quê se deve o fato de não ter engrenado como prometia. Texto? Atores? #Mistééério!
  • Paola Oliveira como protagonista. Sou fã da atriz e acredito que o fato de Marina não ter engrenado foi justamente a chatice da personagem, o que não desmerece o trabalho de Paola, escalada aos 46 do segundo tempo.
  • Personagens móveis durante a trama. Lavínia Vlasak, Tarcísio Meira, Guilherme Leme, Fernanda Machado, Hugo Carvana, Nívea Maria, entre outros, deram um dinamismo à novela.
  • Os novatos Rodrigo Andrade, Giovanna Lancelloti, Bruna Lizmayer, Taís Muller. Gostei do trabalho deles. Corretos em suas atuações.
  • A dupla impagável Tia Neném e Wanda, sempre as turras na reta final da novela. Aliás, Ana Lúcia Torre deu um show, estendendo inclusive sua participação até o final da trama.
  • Deborah Secco alternou momentos bons e nus, digo, maus. Mas conseguiu dar uma diferenciada da Darlene, de Celebridade, da qual Natalie Lamour, sua personagem parecia ser fonte de inspiração. Fez uma ótima parceria com Leonardo Miggiorin, o Roni.
  • Déborah Evelyn sabe como ninguém interpretar uma invejosa interesseira. E Eunice foi tudo isso. Sua fome de poder e de dinheiro foram responsáveis por grandes crises na sua família. Como presente pelo destaque, Eunice ganhou um romance hot hot hot na reta final.  E pimba na gorduchinha da diretora da Liga da Família Carioca.

Numa média geral, eu daria nota 8,0 para Insensato Coração. Foi uma trama morna, a qual muitas vezes não tive a menor vontade de assistir. Nada que desmereça o currículo de Gilberto Braga, mas também não é uma pérola para o Vale a Pena Ver de Novo. 

E você? Que nota dá para INSENSATO CORAÇÃO?  

10 comentários:

  1. Olha, eu gostei do assassino de Norma!
    Acho que dou 7 pra novela! 8 foi pra Passione! rs
    Gostei tb das participações, movimentou.
    Legal seu texto!


    Fábio Dias R.
    www.ocabidefala.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela visita Fábio. Pra Passione dou 8,5! hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! concordo com tudo sobre a Dona do Insensato Coração! Gloria e Gabriel deram um show!

    "Viúva, rica e com um chanel sem pontas duplas, Norma parte para a vingança. Ta, desculpa. DONA Norma parte para a vingança- Público vibra, uma sucessão de orgasmos múltiplos acontece automaticamente em diversos sofás Brasil a fora. Todos esperando pra ver o safado vilão se dar mal."
    AMEI ISSO! kkkkkkkkk a mais pura verdade.

    ResponderExcluir
  4. Rsrsrsrs. Muito obrigado Dona Glauce! Hahahaha...

    ResponderExcluir
  5. Fechamos com chave de ouro a "Maratona de Textos Analíticos" sobre Insensato Coração... muito legal e descontraído o seu texto, Thi!

    A Norma e o Léo nos conquistaram a todos, pena ter sido numa novela tão medíocre!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei seu texto.

    Dou um 7 pra novela.
    Concordo que a Paola é ótima, a personagem que era um cu. hahah E ela soube conhecer muito bem a Marina.

    Eu amei o final mais que a novela toda, principalmente por que a Dona Norma não deixou a desejar, ela mostrou que ela era apaixonada, MAS NÃO burra, estúpida ou idiota.
    Ela fez direitinho o dever!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Dou nota para Glórias Pires, pode?
    10!
    Não acompanhei a novela toda, mas vi cenas em que Glória foi extraordinária.
    Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Valeu a pena esperar seu texto,Thiago, muito bom. Isaac a gente tá merecendo um aumento, viu como o blog tá bombando? KKKK

    ResponderExcluir
  10. kkkk, anotado, Junior e aliás acho justa a reivindicação! rsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...