sábado, 3 de março de 2012

Entrevista com o vivaz Dionisio Neto - um ator de talento!

Ele é autor, diretor e ator. Dirige e atua em suas próprias peças teatrais, atuando também em encenações de José Celso Martinez, Antunes Filho, Gerald Thomas e Bia Lessa. No Cinema atuou em 'Carandiru' e 'Linha de Passe', entre outros, e na TV participou das novelas 'Cidadão Brasileiro' (Record), 'A Favorita' e 'Morde e Assopra' (ambas na Globo), tendo maior destaque nesta última. 
O convidamos a responder algumas perguntas, ele topou e nós o agradecemos. Confira!


Por Denis Pessoa e Isaac Abda

Denis Pessoa – Como começou sua carreira no teatro? Quando decidiu que queria trabalhar com a dramaturgia e que esta seria sua escolha profissional?
Dionisio Neto – Comecei a fazer teatro na escola. Aos 9 anos eu escrevia, dirigia, produzia e atuava em minhas peças. Fui Cristo algumas vezes. Nasci na frente de um cinema em São Luís do Maranhão. Apaixonei-me muito cedo por cinema, teatro e televisão. E por artes em geral também. Com 19 anos eu viajei alguns países da América Latina por um ano com uma companhia de teatro. Descobri a vida nesta viagem. Na volta fui trabalhar com Antunes Filho, e este foi o que me levou a decidir largar a Faculdade de Letras na USP e me dedicar inteiramente às Artes Cênicas. Fora meu nome em si (o desenvolvimento do Teatro Grego teve origem no culto prestado ao deus Dionísio) ... É uma sina.


Denis Pessoa – Você se formou em Letras. Por que essa opção de curso? Possui relação direta com o fato de você ser um dramaturgo?
Dionisio Neto – Eu decidi ser poeta na cidade do México, depois de ter visitado a casa de Frida Kahlo que estava em obras e ter segurado um Duchamp nas mãos.
Denis Pessoa – Você já realizou diversos trabalhos em parceria com Walcyr Carrasco, como a peça ‘Seios’, e a novela ‘Morde E Assopra’. Qual é sua identificação com o texto dele?
Dionisio Neto – Ele faz rir e chorar com uma naturalidade invejável. É pura emoção, puro sentimento. Nos tempos de hoje, tão ególatras, isso é ouro!

trecho da peça 'Seios'
Denis Pessoa – Em seu blog você cita que está maduro o suficiente para interpretar grandes papeis no cinema e na TV. Que tipo de ferramentas o teatro proporciona ao ator na hora de atuar na TV? O choque entre os dois veículos é muito forte para um ator que não está habituado a um deles?
Dionisio Neto – O Teatro é o Pai da atuação. Tudo vem dali, da necessidade de comunicação com o Divino. O Teatro ensina a entender, sentir e expressar a grandeza e a poesia do ser humano e dos personagens. No final das contas o estudo e a investigação são exatamente os mesmos, muda a forma de atuar. Atores de teatro podem fazer e muito bem televisão, mas atores de televisão raramente ficam bem no teatro!

cena de "A Favorita'
Denis Pessoa – Conte sobre a idealização e criação do Inflamável. Quais foram as maiores dificuldades e vitórias a respeito deste espaço?
Dionisio Neto – O Inflamável foi a necessidade quixotesca da nossa alma de ter um espaço utópico no Brasil. Teve sua ascensão e queda, como tudo. Fizemos grandes espetáculos lá, tivemos noites oníricas. Foram pérolas aos porcos.
Denis Pessoa – Você disse também em entrevista em seu blog que tem o desejo de trabalhar com literatura. Existe algo de concreto nesta área?
Dionisio Neto – Eu tenho um romance inacabado. Não sei se um dia vou acabar. Não sou um escritor. Não tenho vocação. Sou um ator que por acaso escreve e dirige algumas de suas peças.
Denis Pessoa – Você estava trabalhando com a adaptação de uma de suas peças, ‘Perpétua’, para o cinema. Como está o andamento do projeto? Quais foram as maiores mudanças no texto para essa adaptação de teatro para cinema no caso desta obra?
Dionisio Neto – Está em vias de ser filmado. Perpétua veio do cinema, nada mais natural que retorne a ele. O maior desafio é transformar palavra em imagem.


Isaac Abda – É muito prazeroso ver um filme finalizado, mas sabe-se que desde a pré-produção até o que é exibido nos cinemas, há um longo e trabalhoso processo. Na prática como isso se dá?
Dionisio Neto – É como se fosse o filme ‘Apocalypse Now’, só que na vida real.
Isaac Abda – A retomada do Cinema Nacional é uma realidade, os filmes estão cada vez mais bem produzidos, elenco e direção afinados, finalização caprichada, mas o Oscar ainda não veio e certamente não coloca à prova as nossas obras. Pode se falar em preconceito, baixa auto-estima do nosso cinema, como posicionar-se com relação a isso?
Dionisio Neto – O Oscar é um prêmio da indústria americana de cinema para a indústria americana de cinema. O Brasil ainda não foi economicamente influente para ganhar um Oscar. Além do mais temos sérios problemas de roteiro. Com exceções, é claro.

cenas de 'Carandiru' e de 'Garotas do ABC'
Denis Pessoa – Quais projetos seus poderemos acompanhar em 2012?
Dionisio Neto – Estou ensaiando Desamor, um belo e polêmico texto que Walcyr escreveu para mim. É divino, de uma poesia rara, ímpar. Contudo estamos sofrendo preconceito por se tratar da mistura de homossexualismo com religião. O que as pessoas menos sensíveis não entendem é que é uma belíssima história de amor e redenção de um homem endurecido pela vida na cidade grande. Temos longas também, e estou produzindo um texto do Nelson Rodrigues raramente montado que é uma obra-prima! E outras coisinhas mais que não posso revelar, logicamente.


Isaac Abda – O ‘Posso Contar Contigo?’ agradece a gentileza e deseja ainda mais sucesso!
Dionisio Neto – Eu desejo mais sucesso para todos nós! E onde houver dúvida que eu leve a Fé!

Fotos: Google Imagens
Vídeos: You Tube

3 comentários:

  1. Gente me apaixonei pelo Dionísio quando vi ele nos palcos, ele me tocou de uma tal forma q resolvi fazer teatro também... Dionísio se torna um gigante quando pisa nos palcos é incrível, tocante, um artista completo, parabéns ao blog ótima escolha excelente entrvista!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda não tive a oportunidade de vê-lo no teatro, mas imagino que seja como você diz... valeu pela visita, minha cara!

      Excluir
  2. muito bom ter podido colaborar com a entrevista do Denis ao Dionísio... que venham as próximas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...