quinta-feira, 1 de março de 2012

A Mara no SBT... era uma Maravilha!


Por Isaac Abda
Fui uma criança feliz e fazia de tudo um pouco, tendo meus momentos de estudar, brincar, ver TV. Vivia intensamente, e daí a minha satisfação em relembrar essa época mágica. E se o homem ainda não inventou a máquina do tempo, então o melhor a ser feito é manter as nossas lembranças bem vivas na memória.
Sou um dos tantos adultos que curtiram com fervor a fase das três apresentadoras infantis mais famosas, amadas/odiadas da Televisão Brasileira. Eu “viajava” na nave com a Xuxa, “pegava carona” no táxi com a Angélica. Mas confesso, a minha paixão era mesmo pela baianinha retada que despertou no Silvio santos o interesse em tê-la entre as principais estrelas de sua emissora.
Mara Maravilha, convertida ao evangelho há 18 anos, é hoje artista gospel, se apresentando em diversos eventos religiosos pelo Brasil e também no exterior. Ela demonstra estar feliz, vivendo intensamente esse momento. Continuo acompanhando-a, respeitando e compreendendo a atual fase.
Mas é impossível falar da Mara sem remeter à sua brilhante passagem pelo SBT na década de 80/90. Sem dúvida, o melhor momento de toda a sua trajetória.
Eliamary Silva da Silveira começou a se destacar ainda na Bahia, onde apresentava seu próprio programa infantil, pela TV Itapuan, então emissora afiliada do SBT no Estado. Era conhecida nessa época como a Miss Mara, considerada a principal atração televisiva fora do eixo Rio-São Paulo. Convidada a trabalhar na emissora paulista, Mara passa a ser chamada “Mara Maravilha”, nome artístico sugerido pelo próprio Silvio Santos.
No SBT, Mara apresentou diversos programas, integrou o Júri do Show de Calouros do SS por três anos, foi repórter do Viva a Noite, apresentado pelo Gugu. E alcançou projeção internacional, ao ser reconhecida como “A apresentadora infantil do SBT” no seu programa de maior sucesso.
O Show Maravilha era alto astral, solar, e tudo aquilo me encantava. Muito mais que simplesmente a cor dos cabelos, o tom de pele, a Mara se diferenciava pelo jeito peculiar de apresentá-lo. A descontração, improvisos, se não eram, pareciam ser bastante naturais. Ela dançava com desprendimento e “ousadia”. Eclética, cantava músicas infantis, baladas românticas, algumas até hoje executadas em festas temáticas Anos 80/90 ou em boates LGBTS. E se não havia técnica vocal, isso pouco ou em nada interferia, pois a Mara defendia bem o que cantava, fazia com tesão e o tão combatido/criticado som anasalado, emitido pelas suas colegas apresentadoras, não se notava presente.
Apresentando o Show Maravilha
Posso até parecer ridículo, mas ouso dizer que, houvesse até os dias atuais uma grande gravadora/distribuidora, mídia forte responsável pela marca da Mara, os seus CD’s/DVD’s venderiam tanto ou mais que os da Xuxa, pois os seus LP’s na ótima fase a que me referia, alcançaram a marca dos milhões de cópias vendidas. Era comum ouvir os seus sucessos tocados pelas principais emissoras de rádio do país. Entre as mais executadas estão “Liga pra Mim”,
Cantando no Xou da Xuxa (1990)
“Olha pra Mim”, “Não tem Jeito”, “Jesus Cristo”, “Fica Comigo”, “Tou carente, mas tou Legal”, e “Curumim Iê Iê”. Esta última, “inspirada” pelo tema das suas fotos da Revista Playboy em 1990. Publicação “estrondosa” na época. O curioso é que para os padrões atuais, impostos pelos “vigilantes da moralidade e dos bons costumes”, uma apresentadora infantil que se expusesse de tal forma, seria fatalmente pressionada a ser demitida pela sua emissora. O que não ocorreu e ela seguiu com o seu programa até 1994.

Vale a observação de que mesmo contratada do SBT, a Mara era figurinha fácil nos principais produtos das concorrentes Band, Record, Manchete e principalmente Globo, tendo participado por vezes dos diversos programas da Xuxa, Faustão, Vídeo Show, Globo de Ouro. Ah! A recíproca era verdadeira, sendo o programa da Mara prestigiado constantemente por grandes artistas da música, da TV, também das concorrentes. Quem conseguiria tal proeza hoje, com o troca troca de chumbo grosso das emissoras? Pois é, essa era a Mara Maravilha, esse foi o SHOW MARAVILHA…
Cantando no Domingão do Faustão (1994)
O Show Maravilha era sinônimo de audiência, mídia e faturamento para o SBT. Não a toa figurou entre os melhores da emissora por 7 anos. Óbvio que independente da polêmica envolvendo a Angélica, culminando no mal estar e conseqüente pedido de demissão, se estivesse ainda no SBT, a Mara provavelmente estaria apresentando outro formato de programa. Mas o fato é que fora de lá, a carreira artística (secular) dela nunca mais foi a mesma.
Se ainda acredito num possível retorno da baianinha à TV? Sim, por que não? Televisão é uma caixinha de surpresas, o que é hoje pode não ser amanhã e vice-versa. Talento, carisma ela tem e isso já é um primeiro passo.
E você, também acompanhou essa fase da Mara? Acredita num recomeço para ela, na TV?
Fotos: Google Imagens
Vídeos: You Tube

8 comentários:

  1. Sim Isaac,eu apreciei e e me encantei grandemente por essa belíssima fase de minha estimada Mara Maravilha! foi um dos melhores e mais incríveis períodos para a Mara,para a TV E para todas as crianças e adolecêntes de fino bom gosto da época.Nós apreciadores nato de um talento,carisma,doçura,charme beleza e um raro encanto apaixonante e impar que só e tão somente a Mara Maravilha tem pra nos dar.Essa fase ou idade de Ouro do SBT,da Mara e de todos os eternos fãs de Mara ficará marcado para sempre.A Mara não vive mais no Estrelismo,mas seu inabalável talento,charme,e encantadora voz continua a nos embalar em um sonho de amor e beleza,afinal quem já foi Rainha jamais perderá a Magestade!. Parabéns Isaac voçê é o maior.Mara mereçe toda essa homenagem singela e sincera. Sua matéria estar espetacular e extraordinária.

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo Isaac dessa vez voçê foi fundo. Que bom que ainda existem pessoa feito voçê tão sinceras e de tão bom gosto feito eu! A Mara Maravilha é sem dúvida uma artísta inesquecível e sem igual. Realmente eu a TV brasileira está se passando quando não investe neste talento que tanto lucro e altas audiências ao SBT e a todas as emissoras da época. A Mara Maravilha é um marco na História da TV Brasileira e é uma Princesa sempre presente em nossos corações!. Valeu Isaac abda por essa maravilha de matéria.A Mara Maravilha foi,é e sempre será uma grande estrela de grandeza inestimável.Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, brother... vc é um queridão!

      Obrigado pela visita e pelas tocantes palavras... espero que voltes sempre. Abração!!!

      Excluir
  3. É impossível não sentir falta da apresentadora e cantora infantil e Romântica mais linda e talentosa de todos os tempos! Mara Maravilha foi um vulcão de audiência e expectativas de todos as crianças e adolecêntes feito eu que não perdia um programa daqueles.Os clips musicais Românticos eram barbaros e eu simplesmente sonhava com aquela estonteante e bela princesa que encantava e a cada dia se tornava mais linda e inigualável ícone dos meus sonhos. A simplicidade e desenvoltura da Mara era espetacular! Seu programa SHOW MARAVILHA não deixava a desejar pra ninguém. Era uma produção de tirar o fôlego. Mara brilhava sem parar e tudo que ela tocava virava OURO! Audiência, Alegria,felicidade e muito amor.O SBT não sabe a besteira que fez por perder sua mina de de OURO E AUDIÊNCIA.Hoje em dia o SBT diz por aí que é a TV mais feliz do Brasil...Já foi... no tempo de Mara Maravilha!Mara tem um valor inestimável e não há quem apague isso. Ela é uma jóia preciosa,uma jóia de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Amigo Isaac, parabéns pela matéria... gostei muito.
      Mara tbm marcou a minha infância, ele como Xuxa fazem até hj parte da minha vida!.
      Continue assim, gosto muito de você. Sucesso na sua vida sempre!.
      Abraço, fica com Deus!.

      Excluir
    2. legal vê-lo por aqui, Danilo... você é um querido, e me deixou contente por seu comentário!

      Excluir
  4. Isaac, parabéns!

    Muito bom lembrar da Mara, apresentadora favorita de todas as da época, por ser mais doce, mais infantil, e até hoje ela não perdeu essa característica, que está no olhar! Tempos ótimos, fáceis! Saudades!

    ResponderExcluir
  5. Mara Maravilha,também fez a minha infancia mais feliz,e a unica artista que eu gosto ate hoje,xuxa nunca gostei,angelica menos ainda.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...