sexta-feira, 30 de março de 2012

NOSSO TEATRO TEM DIVAS!

by Sidney Rodrigues

Como ator que adora o teatro, gosto de ver uma boa peça, com bom texto, boa direção, boa luz, figurinos impecáveis, mas nada me dá mais prazer do que ver bons atores e mais ainda boas atrizes e neste quesito eu gostaria de citar 2 atrizes que para mim são as melhores que já vi atuando no teatro. WALDEREZ DE BARROS e DENISE WEINBERG, sem claro desmerecer tantas outras excelentes que eu já vi em cena.



Se você frequenta teatro e nunca teve a oportunidade de ver estas DIVAS em cena, está perdendo a chance de presenciar atrizes de verdade, atrizes sem medo, sem preguiça, aquele tipo de atriz que nos faz rir, chorar, rir e chorar no mesmo espetáculo, com elas percebemos claramente que não há textos jogados ao vento, frases ditas sem um sentido, sem intenção, com elas cada respiração, cada olhar, cada gesto tem um Q de genialidade. Elas arrebatam nossa alma!

Assim como Walderez, Denise é uma atriz premiadíssima e quem já viu em cena no teatro sabe do que estou falando, fizeram inúmeras peças de sucesso de público e crítica, quero citar apenas 2 peças em que elas estiveram presentes e brilharam a tal ponto que eu fiquei emocionado a peça inteira e completamente apaixonado, nem de longe chega a ser peças onde elas ganharam vários prêmios, Walderez  fez TRAÇAS DA PAIXÃO de Alcides Nogueira e simplesmente leva a platéia ao delírio fazedo rir, chorar, rir e chorar novamente e faz você pensar no amor, quando acabou a peça eu estava completamente eletrizado e apaixonado por ela eternamente, uma verdadeira aula de interpretação para qualquer ator ou atriz que deseja seguir uma carreira de verdade.

Denise assim como Walderez tem uma carreira linda e cheia de trabalhos geniais, mas para mim quando assisti O ACIDENTE, de Bosco Brasil fiquei bestificado quando acabou o espetáculo eu me pergutava como uma atriz poderia ser tão perfeita num papel 100% do tempo, como era possível ter conteúdo em cada gesto em cada olhar, em cada respiração, a verdade é que nos acostumamos com atores e atrizes fazendo o básico em cena, que quando vemos uma entrega tão perfeita ficamos descrente que elas ainda existem e estão aí abrilhantando nossos palcos.

Em 1995 tive o grande privéligio de atuar ao lado de Walderez de Barros na peça BANG BANG - QUANDO OS REVOLVERES NÃO MATAM, de Leo Lama, era uma peça diferente, um Western no teatro e mal pude acreditar quando fui chamado para entrar no elenco, iria atuar com a atriz que eu mais admirava e o melhor, meu personagem entrava em cena com 5 minutos de peça e ficava o tempo todo em cena, me deliciando com a troca e a generosidade que a Walderez tem em cena com TODOS os atores com quem contracena, descobri então que além de ser grande atriz, é excelente companheira de trabalho, amiga,  generosa, atenciosa e dura quando precisava, depois desta experiência minha vida como ator sem dúvidas ganhou nova cor.

Com Denise Weinberg, ainda não tive o prazer de trabalhar em uma montagem, mas fizemos a leitura de um texto na casa de Alberto Guzik, infelizmente o espetáculo não foi montado, mas novamente a vida me deu a chance de aprender um pouco com quem faz a arte de interpretar ser cada vez mais apaixonate.

Descobri com estas grandes experiências que as melhores atrizes também são as mais generosas em cena e fora dela, elas não buscam apenas brilhar, elas preocupam-se com o espetáculo como um todo, de nada lhes adianta estarem grandiosas em cena, se o restante não anda na mesma toada e é tão mágico que elas fascinam quem trabalha com elas e ao mesmo tempo contagia tanto que é impossível você não entrar em cena e querer dar o melhor de si.

Se você é umas das pessoas que ainda não foram afortunadas em vê-las em cena, as chances estão aí Walderez de Barros está viajando pelo Brasil com Hécuba, direção de Gabriel Vilela e Denise Weinberg está em cartaz no CCBB em SP com a peça Isso É o que Ela Pensa (Woman in Mind).Texto: de Alan Ayckbourn. Direção: Alexandre Tenório. Programas imperdíveis!

 
 

Conheça mais sobre Walderez de Barros e Denise Weinberg em
http://spescoladeteatro.org.br/enciclopedia/index.php/Walderez_de_Barros
http://pt.wikipedia.org/wiki/Denise_Weinberg


2 comentários:

  1. maravilhado com seu texto!! dentre inúmeras atrizes estas estão entre as mnhas prediletas tb me meio de várias que vi no teatro , cinema e televisão...vi o acidente há muito tempo com a Louise Cardoso, atriz de que gosto muito também e vi uma interpretação maravilhosa tb e uma peça muito bem escrita.Já vi montagens do TAPA , mas, infelizmente nunca vi a Wenberg em cena, mas a vi em Salve geral e achei eletrizante a sua Russa.
    Também li o livro da vida e da carreira de Walderez de Barros, da coleção aplauso e sua difícil luta por viver estritamente de teatro, ainda mais sendo esposa do na época maldito Plinio Marcos... Hécuba estara aqui em Santos e acho que vou ver amanhã.

    ResponderExcluir
  2. Um viva às nossas monstras do teatro... belo texto, Sidney. Que venham os próximos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...