quarta-feira, 17 de outubro de 2012

OBITEL – Pesquisa de qualidade sobre a teledramaturgia ibero-americana.


Por Guilherme Fernandes
O Brasil está parando essa semana para assistir às cenas finais de Avenida Brasil. Certamente a teledramaturgia ocupa um lugar de destaque no “Posso contar contigo”. Muitos se perguntam sobre dados do IBOPE, sobre os temas tratados na nossa telinha e também no que acontece em outros países ibero-americanos. Por isso, apresento para vocês o OBITEL – Observatório Ibero Americano de Ficção Televisa. O Obitel surgiu em 2005 na cidade de Bogotá, na Colômbia, e conta atualmente com onze grupos nacionais de pesquisa representando os seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos (hispânico), México, Portugal, Uruguai e Venezuela.
Desde 2008 é lançado o “Anuário Obitel” com todos os acontecimentos teledramatúrgicos que envolve o país no ano anterior. Em cada anuário, um tema é colocado em destaque e pesquisadores de diversos países debatem esse ponto. O grupo é coordenado pela professora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Maria Immacolata Vassallo de Lopes e pelo professor mexicano da Universidade de Guadalajara, Guillermo Orozco Goméz.
Lançado em agosto de 2012, o Anuário “Obitel 2012”, com as produções de 2011, sob o título “Transnacionalização da Ficção Televisiva nos Países Ibero-americanos” encontra-se disponível para download gratuito. Basta clicar na imagem ao lado.
Acredito que o leitor curioso por saber mais sobre a teleficção encontrará um material rico. Se você gostar do material comente e divulgue. No próximo post falarei mais sobre o trabalho da equipe Obitel e também do grupo Obitel-Brasil.

Um comentário:

  1. Olá a tоdos. Eu só estаva a nаvegar na ӏnternet por diversão e vеio em cima
    de seu ѕite. Pós fantástico. Muitο obrigadο pоr
    cоmpartilhаr sua expеriênсіa!

    É bom sabeг que algumas pessoas аіnda сolocar
    issο em um esforço ρaга
    gerenсіar seus sites. Eu vou ter a
    сertеza de verificar novamеntе a рaгtir totime tempо.
    Here is my web blog :: quero um namorado rico

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...