sábado, 1 de dezembro de 2012

LUCIANA DE VIVER A VIDA: UMA VERDADEIRA HEROÍNA

por Denis Pessoa

Alinne Moraes foi Luciana.
Olá, pessoal! Depois de um tempo ausente do blog, volto a postar, e, aproveitando um desejo recente, volto a escrever sobre novelas. Fazia tempo que eu não tocava nesse assunto, e não havia uma novela específica que eu quisesse comentar, mesmo porque é impossível lembrar o melhor e o pior em uma única novela com riqueza de detalhes sem escrever um texto enorme. Não, ultimamente venho preferido falar mais a respeito de personagens que foram marcantes para mim.
Ultimamente, venho me dedicado a relembrar minhas personagens femininas favoritas. Aquelas mulheres que, para o bem ou para o mal, fizeram algo de marcante no universo da ficção, e que fazem com que nos identifiquemos com suas lutas, amores, ódios, mentiras, sacrifícios e dores.

E existem tantas que eu admiro, na TV, no cinema e na literatura. Na televisão, é grande a quantidade de heroínas, e sua exposição é consideravelmente grande. Mas quantas delas realmente fizeram algo que as fizessem merecedoras deste título?

A mim, eis quem merece: Luciana (Alinne Moraes), filha de Tereza (Lília Cabral) e Marcos (José Mayer), mulher de Miguel (Mateus Solano) – todos personagens da novela Viver a Vida, novela exibida entre 2009 e 2010.

De início, aspirante a supermodelo, Luciana era ambiciosa em sua carreira profissional; uma sonhadora que não se conformara com a vida fácil proporcionada pelos pais ricos, e que aspirava grandes passos em sua vida.

Solar, alegre, e também mimada, Luciana era muito sociável relacionava-se bem com sua família e amigos. Era uma garota espontânea, ousada, feliz. Como defeito, pode-se dizer que era cheia de vontades, e muito competitiva. Não aceitava “nãos”, e disputava destaque com outras modelos, especialmente com a experiente e bem sucedida Helena.

A relação das duas nas passarelas não é das mais amigáveis, e piora quando Luciana descobre que sua rival será agora mulher do seu pai, notícia que ela recebe de maneira pouco amistosa.

Em casa, Luciana tem uma relação conturbada com sua mãe Tereza, e sua irmã Isabel (Adriana Birolli). A mãe, a beira de um ataque de nervos por conta de seu recente divórcio com Marcos, implica com a filha o tempo todo. Já Isabel, que adora provocar a irmã, desperta constantemente a ira da moça, gerando cenas tragicômicas de perseguições, brigas físicas e ofensas.

Luciana ainda namora o jovem arquiteto Jorge (Mateus Solano). Rapaz muito distinto, que deseja casar-se o mais breve possível. Os dois mantem uma agradável relação, porém entram em conflito quando se trata da profissão da moça. Discreto, Jorge desaprova a exposição a qual Luciana se submete por conta de seu trabalho, e magoa a moça ao acreditar que sua escolha de vida é mera frivolidade juvenil.

A moça sofre com as brincadeiras do travesso Miguel, que vive a causar confusão entre o casal, sempre abusando em suas brincadeiras do fato de ser gêmeo de Jorge.

Furiosa com o casamento de seu pai, com quem tem uma relação muito próxima com sua inimiga Helena, Luciana faz de tudo para se opor à essa união. Em um dos momentos mais divertidos protagonizados pela personagem, Luciana parece no casamento do pai usando luto. Durante toda a cerimônia, exibe uma cara amarrada.

Em determinado momento, Luciana recebe com grande alegria a notícia de que irá desfilar em uma megaprodução em Petra, na Jordânia. Fica em êxtase, e mesmo com a oposição de Jorge, decide viajar, vendo nesta viagem a grande oportunidade de sua carreira e de sua vida. Um salto para a vida adulta.

Em Petra, Luciana tem o tempo de sua vida. Se diverte pela primeira vez sem a tutela dos pais, e faz amigos como Felipe (Rodrigo Hilbert)  e Bruno (Thiago Lacerda), por quem fica interessada e acaba trocando um beijo, em uma aventura secreta.

Tudo caminha tão bem, que Luciana chega a acreditar que ela e Helena ficarão amigas. Mas quando Luciana percebe que Helena se incomoda com sua aproximação com Bruno, acredita que a tutora designada por sua mãe está disputando o rapaz com ela.



Pouco a pouco, a relação cordial entre as duas se desfaz, culminando em uma discussão onde Luciana ofende Helena seriamente, e acaba levando um tapa na cara por conta. Como resultado, Helena, magoada, não permite que Luciana a acompanhe em seu carro particular, e a menina, indignada, embarca em um ônibus com as demais modelos.
É quando acontece um acidente que muda a sua vida.


Quando acorda, Luciana já é outra. Sofreu graves lesões na medula cervical, e não sente nem os braços e nem as pernas. Em uma das cenas mais comoventes da novela, fala com os pais pelo telefone, e Tereza, mesmo devastada, tenta ser positiva diante da filha apavorada. É sempre devastador rever essa cena, em que Luciana grita pela mãe, e pede, aos prantos: “mãe, me tira daqui!”.

Logo mais, Luciana retorna para o Brasil, onde não tarda a receber a notícia: está tetraplégica. Sua reação não é nada boa. A notícia deixa todos em choque: Luciana não será mais uma modelo de passarela.

Diversas relações entre personagens mudam após o acidente; Luciana passa a odiar Helena, culpando a modelo por sua nova condição. Seu relacionamento com Jorge esfria. Luciana é dura com ele, pois não acredita mais ser apta a ser sua namorada.

Tão logo é operada, Luciana passa a se tratar, a principio cética. Porém, logo mais, 

Miguel, que se mostra cada vez mais um bom amigo, consegue, junto com ela, obter êxitos no tratamento. Luciana passa a ter algumas sensações em seus membros, e passa a conseguir executar pequenos movimentos. Com o passar dos meses, torna-se ligeiramente mais independente.

A tragédia une mãe e filha, que passam a desenvolver uma relação de carinho e intimidade, e a cada capítulo, Luciana se torna mais e mais madura, aprendendo a colocar toda sua vida em perspectiva. Embora sem andar, percebe quão abençoada é por ter uma família que a apoia em todos os momentos.


O relacionamento com Jorge não vai bem. Em um gesto de ciúmes, ele proíbe seu irmão Miguel de ser o médico de Luciana, e ela, sem saber o que aconteceu, fica decepcionada pela ausência de seu amigo de bom astral. Ao descobrir a razão do sumiço de Miguel,  Luciana percebe que seu relacionamento com Jorge não dará mais futuro aos dois. O relacionamento termina em mais uma sensível e tocante cena.

Os momentos do casal tomando banho de mar, depois em Paris, em lua-de-mel, já no final da novela também são de um romantismo sensível e delicado. Minha implicância com este casal – eu não apreciava o Miguel, preferia o Jorge – desapareceu após estas cenas.


Finalmente, Luciana prova que mesmo com todo o sofrimento, e com as dificuldades ao longo do caminho, era capaz de ser feliz. Casou, e deu à luz gêmeos. Com muita dificuldade, entendeu que Helena não teve culpa do que aconteceu, e aprendeu a viver em paz com o fato de que não voltaria a andar.

Foi uma jornada difícil, mas que Luciana suportou com bravura, aceitando o apoio dos que a amavam, a despeito do julgamento e do preconceito de pessoas que viraram as costas para ela depois do acidente, sendo sempre incrivelmente franca consigo mesma e com os outros a respeito de suas limitações, finalmente descobrindo novas possibilidades de realizar seus sonhos. Provou que não eram necessários braços e pernas para que ela pudesse ser feliz. Estava viva, e bastava.



Por isso Luciana é uma das minhas heroínas de novela favoritas. Viveu um drama real para muita gente, e não apenas sobreviveu, como descobriu uma forma nova de viver.

Agora pergunto a vocês: quais são suas heroínas favoritas de novela e por quê? Relembrem essas histórias! Não deixem de comentar!
            
Até a próxima!

7 comentários:

  1. Gosto de muitas heroínas de novelas. Principalmente das mais velhas, das mães, das que são capazes de abrir mãe de sua felicidade em prol dos filhos. As Helenas de Maneco retratam bem isso.

    Mas eu fico a Manuela (Marjorie Estiano) de A VIDA DA GENTE, pela forma que foi mostrada o amadurecimento da personagem com o desenrolar da história. Eu acho uma personagem muito digna.

    Post massa! :D

    ResponderExcluir
  2. Nossa, depois de relembrar Luciana, fica difícil pensar em outra e sequer imaginar!

    Denis, vc me fez chorar logo cedo!!
    Miguel e Luciana é o casal mais lindo EVER!!
    E nunca, jamais torci por Jorge...
    Cada cena boba que Miguel e Luciana se encontrava antes de se declararem eu ficava em êxtase!
    Vc ficou devendo nesse post algumas dessas cenas do encontro, das quais muitas me fizeram chorar em 2011 e hoje e por sua culpa!!! Mas eu procurei no youtube pra reviver essa linda história....

    Veja essa cena:

    http://www.youtube.com/watch?v=98yqfd2MUFE

    Tinha outras mas não achei!
    Esse casal me prendeu a essa fraca novela do começo ao fim!
    É Manoel Carlos né.... só ele consegue construir histórias de amor tão lindas...

    Nossa como fiquei um bobo romântico agora.... rs
    Acho que ando meio carente! rsrsrs

    AMO/SOU LUCIANA E MIGUEL!

    ResponderExcluir
  3. Viver a vida foi uma novela muito criticada, mas eu adorei e ela tem um lugar especial em meu coração noveleiro. Foi uma trama arrastada mas cheia daqueles momentos catárticos que só Maneco sabe fazer. No início não gostava muito de Luciana, por ela se opor a Helena de Taís Araújo de quem sou fã, mas após o acidente passei a torcer por ela, não teve como não se comover. Maneco retratou muito bem a virada que uma tragédia dessa pode causar na vida de uma pessoa. Todo o processo de recuperação e adaptação de Luciana foram mostrados com uma riqueza de detalhes, também a questão da intolerância e preconceito dos que estão de foram, enfim Luciana teve que reaprender a viver, maneco atingiu o objetivo de falar de superação. Luciana e Miguel também foram um dos mais belos pares românticos que já vi, apesar de no inicio também torcer por Jorge. Viver a vida deixa saudades.

    Adorei seu texto, só estranhei o fato de não identificar Taís Araújo como Helena, como fez com os outros personagens.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários, pessoal! Realmente, Thiago, Manu de Viver a Vida se enquadra entre minhas protagonistas preferidas. Fabio, fico muito feliz com seu comentário! Viver a Vida foi uma novela difícil de se assistir em muitos momentos, mas Luciana e sua trama foram impecáveis do começo ao fim! Rafael, realmente esqueci de colocar o nome da Taís Araújo. Falha minha!

    ResponderExcluir
  5. minha heroína preferida é a Ruth, Glória Pires em Mulheres de Areia. Adoro o jeito dela, tímida, chique, naturalmente sofisticada e nobre. Enquanto todosos holofotes eram de Rachel eu acendia a lanterninha pra ver a doce Ruth.

    ResponderExcluir
  6. Que post massa, Denis... Do Maneco, eu gosto bastante da Helena interpretada pela Maitê Proença [Felicidade]. Humana, frágil e ao mesmo tempo capaz de brigar por aquilo que acha válido pra si. Então, apesar dos pesares pelos quais todas as mocinhas passam, ela não se enquadra no perfil de "coitadinha", há nuances que a tornam a todo o instante, mais crível. Tudo em busca de felicidade... E quem não está?!

    Citaria as minhas favoritas de outros autores, mas as minhas listas são sempre intermináveis.
    Até o próximo!

    ResponderExcluir
  7. Não gostei de Viver a Vida enquanto conjunto, mas a história de superação da Luciana realmente foi algo belo, crível e que merecidamente se tornou o símbolo maior da novela.
    Parabéns, Denis, pelo ótimo texto!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...