segunda-feira, 15 de abril de 2013

E por que não outras Lauras, Joaninhas, Daras para a Tereza Seiblitz?!


Por Isaac Santos

Renascer, novela em reprise no Canal Viva, além de belas imagens, trilha sonora marcante, texto característico do Benedito Ruy Barbosa, possibilita ao público saudosista rever alguns atores do elenco, distantes da telinha há algum tempo. É o caso da Tereza Seiblitz, atriz que admiro.

Dona de uma trajetória televisiva iniciada com sucesso, mas lamentavelmente, sem a devida manutenção com o passar dos anos, ela tem se dedicado ao Cinema e ao Teatro. O que não chega a ser nenhum demérito ou castigo para a atriz que, consciente da importância de sua arte, prima sempre por desempenhá-la com louvor. Talento e dedicação não lhe faltam para isso.

Não é de hoje que alguns diretores optam por escalar para suas novelas, além dos tarimbados [que obviamente são maioria], atores desconhecidos do grande público, dando a estes oportunidade de começar na televisão, veículo de maior alcance que os demais.

Os vocacionados aproveitam a chance de contracenar com os mais experientes, que dominam a arte da telenovela, e daí em diante engrenam uma carreira sólida. Foi o que fez a então jovem atriz Tereza Seiblitz quando em 1990 viveu a Laura em Barriga de Aluguel, novela de grande sucesso, da autora Glória Perez. Sua personagem disputava o amor do Tadeu [Jairo Mattos] com a Clara [Cláudia Abreu] e com ele se casava, na expectativa de viver um romance perfeito. Mas aos poucos percebia ter sido usada num jogo de interesses. E como se isto não bastasse, a Laura passava a lutar pelo Tadeu, contra uma mulher envolvente, madura, experiente. Mal sabia ela tratar-se de Aída, a sua própria mãe, vivida magistralmente pela Renée Vielmond.


Em 1992, agora pelas mãos de Aguinaldo Silva, viveu a Jerusa. A novela era Pedra Sobre Pedra, e a Tereza Seiblitz dava sinais de que poderia interpretar personagens diferentes, desprovidos de vaidades. Curiosamente, nesta, sua personagem se envolvia com Ulisses, personagem interpretado pelo ator Jackson Costa, com quem repetiria a parceria 1 ano depois.


Sim, foi na já citada Renascer [1993] que a atriz foi lançada ao sucesso de público e de crítica. Fez de Joaninha uma de suas personagens mais marcantes até o momento. A atriz estava completa em cena. Se o Osmar Prado encarnou um perfeito Tião Galinha, o mesmo não teria acontecido com tamanha naturalidade se o ator não pudesse contar com uma atriz competente ao seu lado, dividindo cenas memoráveis como as que registradas em Renascer.


Preparo, competência, capacidade de entrega que, infelizmente, não teve o Ricardo Macchi ao ser escolhido para protagonizar a novela Explode Coração [1995], de Glória Perez. Era tudo o que não precisava a Tereza Seiblitz em sua primeira novela das oito, como protagonista. A parceria com o Macchi não foi bem sucedida. Mas apesar disso, a atriz obteve êxito com a sua personagem. Uma cigana que contra os dogmas de seu povo/família vive um romance avassalador com um rico empresário de uma realidade oposta à sua. A Dara foi inspirada numa cigana da vida real. A atriz fez laboratório por algumas semanas para que a cigana da ficção fosse o mais crível possível. E o resultado disso foi plausível. Não decepcionou.


Depois disso a atriz continuou a mostrar seu talento noutras produções, dentre elas Hilda Furacão e Amazônia, de Galvez a Chico Mendes [na Rede Globo, ambas de Glória Perez], e em Donas de Casa Desesperadas [versão brasileira de uma minissérie americana], uma produção da Rede TV.

Ora, a atriz continua na ativa e imagino que sendo convidada voltaria à telinha. O que não é má ideia.


Ela acaba de filmar o curta Fora de Série, em que divide a cena com Déo Garcez. Roteiro e direção de Ed Lopez. Produção toda rodada num apartamento no Rio de Janeiro.    

17 comentários:

  1. TEREZA SEIBLITZ É A FONTE DE INSPIRAÇÃO DE VÁRIAS SINOPSES DE NOVELA E MINISSÉRIE, QUE EU, COMO ASPIRANTE A NOVELISTA, ESCREVO. E "RENASCER" NÃO É UMA NOVELA. É UMA POESIA. ALGO ÚNICO NA TELEDRAMATURGIA QUE JAMAIS SE REPETIU, INFELIZMENTE...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos torcer pra que ela logo esteja de volta à telinha, Michel. Bom te ver por aqui. Volte mais vezes, brother!

      Excluir
  2. Muito bom o texto isaac, e a tereza faz mesmo falta na tv, como varios atores que fizeram sucesso no passado e simplesmente sumiram da tv por falta de convites, mesmo tendo muito mais capacidade do que alguns novatos, temos que torcer para que um dia eles voltem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que tem prevalecido na telinha é a vitrine comercial. Então há muitos atores que mesmo talentosos, dificilmente são chamados pra novos trabalhos.

      Abração, Celo... volte mais vezes!

      Excluir
  3. Gente, que saudades dela!!! Mas vê-la nas Donas de Casa Desesperadas foi um desperdício, rsrs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Donas de Casa Desesperada foi uma produção mal sucedida mesmo. Há pessoas que nem ao menos sabem de que foi realizada essa versão pela Rede TV.

      Valeu, Angelo... quero te ver mais vezes por aqui. Abraço!

      Excluir
  4. Realmente a Teresa merece uma nova chance na tv!! Só pela Joaninha de Renascer podemos sua capacidade de entrega à um perdonag !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela realmente viveu a Joaninha. Valeu pela sua presença Evaldino. Volte mais vezes, brother!

      Excluir
  5. Gosto mto!
    Depois que vi no teatro então fiquei ainda mais fã!!
    Epero tbm que ela volte em breve e de forma constante as telinhas^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda não tive o prazer de vê-la no teatro, mas imagino que cumpra bem seu papel. Torçamos por um retorno à telinha em breve.

      Valeu, Rodrigo... volte mais vezes, moço! ;)

      Excluir
  6. Amei! Eu tenho um fã clube dela! Veja: http://fcterezaseiblitz.blogspot.com.br/ Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal, Ivone (curti a sua postura em Cheias de Charme, rs)... já dei um pulinho lá no seu blog.

      Abraço e volte mais vezes.

      Excluir
  7. Realmente, por que não?!
    Tereza Seiblitz é emoção pura em Renascer, um dos grandes destaques da novela num papel dificílimo e cheio de possibilidades.
    Torço para que a TV redescubra o talento dessa excelente profissional, que desde cedo provou ser muito mais que um belo rosto, uma ótima e versátil atriz.
    Parabéns, Isaac!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lip, sempre bom ler comentário seu. Ainda mais quando ratificando o que foi exposto no texto.

      Abração!

      Excluir
  8. Que abordagem maravilhosa Isaac!!!!!!
    Eu sempre me questionei o por quê de Tereza Seiblitz não ter conseguido uma continuidade, uma ascendência de personagens na tv? Eu acreditava que depois da Dara, a protagonista de uma novela bem conceituada, o seu caminho só seria de grandes trabalhos. Mas imprevisível e inconstante a tv mais uma vez me frustrou e foi jogando para escanteio uma atriz que só podia melhorar com o tempo. Faço votos que com todas estas reprises os autores se lembrem que ela ainda está aí e que pode abrilhantar e emprestar seu carisma para suas novelas!!!!!
    Parabéns querido, adorei!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Daniel, esse questionamento eu também sempre me fiz. Torçamos pra que em breve ele retorne às novelas.

      Bom saber que gostou do texto. Vale, querido! ;)

      Excluir
  9. Você deixou de parte a vida pessoal. Dizem que atriz que foi casada com diretor de novelas famoso, quando se dá o desquite não é mais chamada, confirmando assim o "rótulo" de que o trabalho aparecia com facilidade por ser esposa de... Eu não coloco em cheque o talento de ninguém por causa disso mas a verdade é que em todas as áreas profissionais parece que as portas abrem ou fecham por cunhas, amizades, conhecidos. Mérito muitos têm, mas alguns acabam por estragar o próprio percurso fazendo escolhas certas por um lado, erradas por outro. Atores consagrados andam esquecidos assim que envelhecem ou perdem a juventude. Ainda bem que abriram emissoras concorrentes, como a Record, que os emprega e nos permite assistir ao talento. Não cabem todos numa novela global.


    Quer melhor exemplo do erro que é a sobreescalagem que "Amor à Vida"? Tem lá muitos atores novos ou pouco conhecidos e outros já muito reconhecidos que em quase 300 episódios têm umas cinco falas e parecem somente enfeitar a cena.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...