RAIO LASER
NOVELA DE DAVI VALLERIO E ALEX
SPINOLA
ESCRITA POR ALEX SPINOLA
CAPÍTULO 05
CENA 01. IGREJA DA SALVAÇÃO. SALÃO.
INTERIOR. DIA
Continuação imediata da última cena
do capítulo anterior.
Fiéis perplexos com os gritos horripilantes de Eva e Sofia. A velha chantagista
além de estar toda estropiada, descabelada e mancando de uma perna também conta
com três dentes a menos em sua boca escancarada. Padre Manoel resolve botar
freio no escândalo das duas histéricas.
PADRE MANOEL: Chega!!!!!
As
duas se calam. Eva apreensiva, Sofia bufando.
PADRE MANOEL: Mas o que deu em vocês? Dona
Sofia, o que aconteceu, pra senhora estar nesse estado?
Sofia
encara padre Manoel, depois Eva. Fiéis na maior expectativa. Eva apavorada com
o que a velha chantagista está prestes a revelar.
PADRE MANOEL: (para Sofia) Diga, minha filha!
EVA: Padre Manoel, melhor deixar a
coitada em paz, ela não parece nada bem...
Sofia
estende as mãos em direção à Eva, parece decidida a estrangular a megera. Eva
se afasta. A velha avança, até que seu PONTO DE VISTA se revela embaçado, e Eva
desaparece de seu campo de visão. Sofia cai dura e seca, diante os pés do
padre. Apavorada, Eva respira fundo.
CORTA
PARA:
CENA 02. PRONTO SOCORRO DE TORRENTES.
RECEPÇÃO. INT. DIA
Eva
e padre Manoel zanzando por ali, entre alguns fiéis que seguiram em comitiva
até o P.S. Chega o doutor Miguel.
EVA: (torcendo pelo pior) E então,
doutor Miguel, é grave?
DOUTOR MIGUEL: Dona Sofia entrou em coma!
PADRE MANOEL: (já fazendo o sinal da cruz) Coma?
EVA: Graças a Deus!
Nem
doutor nem padre entendem o alívio dela. Eva percebe a gafe e trata de
consertá-la.
EVA: Graças a Deus, né, gente? Do jeito
que a mulher caiu dura e seca lá na igreja, pensei que fosse empacotar de uma
vez.
Burburinho
entre os fiéis. Falatório.
DOUTOR MIGUEL: Calma, minha gente! Isso é muito
comum, depois do acidente que ela sofreu!
Eva
vai perdendo o chão à medida que doutor Miguel fala.
EVA: (cortando) Acidente? Que acidente?
Ela falou alguma coisa, doutor?
DOUTOR MIGUEL: Não, ela já chegou aqui apagada!
Mas não é nem preciso ser médico pra perceber que ela foi vítima de um
acidente, um atropelamento ou coisa parecida.
PADRE MANOEL: Jesus amado!
EVA: (desconfiada) E como ela está
agora, doutor Miguel?
DOUTOR MIGUEL: Já disse, dona Eva! Ela entrou em
coma. Tá completamente apagada!
EVA: (sonsa) Apagada mesmo, doutor?
DOUTOR MIGUEL: Totalmente! Mas há chances de
recuperação!
PADRE MANOEL: Deus seja louvado!
DOUTOR MIGUEL: Meus amigos, por hora é isso.
Agora preciso cuidar da remoção de dona Sofia para o hospital de Alecrim.
Precisamos de mais exames, mas aqui não temos condições...
Sebastião
chega todo esbaforido, já fazendo campanha.
SEBASTIÃO: Por pouco tempo, viu, doutor
Miguel? Por pouco tempo. Logo vou botar Torrentes nos trilhos. Vim a cavalo,
assim que fiquei sabendo da notícia, lá na fazenda.
EVA: Olha, doutor Miguel, o que
precisar, pode contar com a gente, viu?
Sebastião
pisca para Eva, ao imaginar que os préstimos dela vão de encontro com as
aspirações políticas dele.
CORTA PARA:
CENA 03. RUA DEFRONTE AO PRONTO
SOCORRO. EXT. DIA
A
caminhonete preta parada ali, o cavalo de Sebastião ao lado. Sebastião se
despede de padre Manoel e dos fiéis que seguiram em cortejo até o pronto
socorro. Com discrição, Eva aproxima-se da frente do veículo, conferindo
lataria e para-choques.
EVA: (pensa) Só uns arranhões de nada.
Agora é torcer pra essa velha maldita apagar de uma vez! Mas espera aí, e se
essa velha estiver fingindo? Será que ela tá de conluio com esse doutor
descabelado?
Uma
ambulância entra em cena. Doutor Miguel e uma enfermeira conduzem Sofia numa
maca para o interior do veículo. Eva pensa rápido.
EVA: Doutor Miguel, eu vou com vocês!
DOUTOR MIGUEL: Não há necessidade dona Eva.
EVA: Eu faço questão, doutor! Além do
mais a dona Sofia é uma pessoa sozinha, não tem ninguém por ela, aqui na
cidade. É meu dever de cristã!
SEBASTIÃO: (estranha, mas apoia) Eva está
certa, doutor. Eu só não vou junto também porque tenho que tratar dos assuntos
de campanha lá em São Paulo junto com o Neco Brandão!
Doutor
Miguel acaba cedendo. Eva se atira dentro da ambulância.
CORTA
PARA:
CENA 04. RIO DE JANEIRO. EXTERIOR.
DIA. NOITE
Imagens
aceleradas do cotidiano da cidade marcam uma breve passagem tempo. O dia vira
noite, num piscar de olhos. "PRIVATE IDAHO" de B-52's marca
a passagem.
CORTA
PARA:
CENA 05. APARTAMENTO DE CONRADO.
SALA PRINCIPAL. INT. NOITE
Clima
de festa. CONVIDADOS chegando, Róger faz a recepção, entre eles MALÚ CAPRICCE,
22 anos, chiquérrima, quase um clone da famosa Mader. Flashes espocam na
direção dela. Tônia Carreiro, Nelson Motta e o estilista Clodovil em papo
animado. Ele nota a chegada de Malu Capricce.
CLODOVIL: E lá vem ela, Malu Capricce, minha
ex- manequim predileta.
TÔNIA: Já fez muita abertura de novela,
me lembro!Sumida, o que foi?
NELSON: Cocaína, mas agora pelo visto tá
bem. O carisma em pessoa!
CLODOVIL: E o veneno também, meu querido! Eu
conheço, posso falar. Bela e perigosa. Louca pra se dar bem na vida.
NELSON: E quem não está?
Conrado
e Lauro entram. Frisson. Um REPÓRTER vai ter com ROGER.
REPÓRTER: Namoradinho novo do Conrado, hein
Róger?
ROGER: Fazendo biscate pra revista de
fofoca, querido? Comece a lançar boatos que eu te ponho pra correr na base da
tamancada!
CONRADO: (apoia o braço no ombro de Lauro)
Show time, Lauro! Vou te apresentar pras pessoas certas! Organizei essa festa
para isso!
O
repórter lança mão de uma máquina fotográfica e aponta na direção de Conrado e
Lauro. Flash dispara e eterniza o momento. Malu se aproxima deles.
MALU: Olá, Conrado, meu amor?
Outro
flash inunda a sala.
ROGER: (aproxima-se de Clodovil) Essa daí
não perde a mania de ser papagaio de pirata.
CLODOVIL: E ela nem pode se dar ao luxo de
ficar invisível, querido, cheirou tudo que tinha. Tá numa pior!
Conrado
e Lauro circulam entre os convidados. O repórter faz mais algumas fotos. Malu
avista um garçom que circula com uma bandeja de bebidas. Ela o intercepta e
pega uma taça com vinho. Roger, sempre atento, nota isso. Clodovil também.
ROGER: (para Clodovil) E a festa promete!
CLODOVIL: Como todas as festas do Conrado
Molina, meu bem!
CORTA
PARA:
CENA 06. CASA DOS JUAREZ. SALA.
INTERIOR. NOITE
Vitrola
ligada, vinil a rodar tocando "FOLHA MORTA" de Gal Costa.
Eva zanza de um lado para o outro. Copo com Campari na mão. Amanda entra.
AMANDA: Dona Eva, a janta tá na mesa.
EVA: Tive um dia cheio, tô sem fome.
Coma você e pode se recolher.
AMANDA: E a dona Sofia, como é que ela tá?
EVA: Internada lá no hospital de
Alecrim. Em coma profundo!
Amanda
nota a garrafa de Campari sobre a mesinha de centro, esboça recolher.
EVA: Deixa isso aí, Amanda!
AMANDA: A senhora vai me desculpar, mas o
seu Sebastião, antes de ir pra São Paulo, disse que era pra eu recolher todas
as bebidas...
EVA: (berra) Se você não calar essa
boca, a única coisa que você vai recolher serão seus dentes, que eu vou fazer
questão de arrancar um por um! Desapareça da minha frente, vai!
Amanda
ainda olha para a garrafa de Campari, mas sai chispada.
CORTA
PARA:
CENA 07. APARTAMENTO DE CONRADO. SALA
PRINCIPAL. INT. NOITE
Festa
a todo vapor, tocando "INSENSÍVEL" de Titãs. Roger,
agitadíssimo, inspeciona o serviço dos garçons. Conrado e Lauro circulam entre
os convidados. Clodovil se aproxima deles.
CLODOVIL: (para Conrado) Então este é o seu
mais novo protegido, Conrado?
CONRADO: Mais do que isso, Clô, querido!
Lauro Vianna será meu braço direito em todos os meus negócios, e como você bem
sabe, são muitos.
CLODOVIL: (para Lauro) E você, menino, não
fala nada?
LAURO: Por hora estou mais interessado em
ouvir.
CLODOVIL: (meio sem graça) Nossa, que
espirituoso.
Com
elegância, Conrado e Lauro se afastam.
CONRADO: Adorei a resposta, Lauro. Como eu
te disse antes, as pessoas estarão sempre inclinadas a especular sobre a gente,
a destilar algum veneno.
LAURO: Pra minha sorte, de veneno eu
entendo.
CONRADO: (acha graça) Verdade. Vamos ali,
quero te apresentar pro Nelson Motta. Ele tá super entrosado num movimento
musical aqui no Rio, que eu tenho interesse em apoiar.
CORTA
PARA:
CENA 08. CASA DOS JUAREZ. QUARTO DE
EVA. INTERIOR. NOITE
A
música de Gal que vem da vitrola da sala ainda inunda o quarto. Eva, diante o
espelho da penteadeira, ajeita os cabelos e começa a se maquiar. Sombra, rímel,
delineador, batom e suas pulseiras. À medida que cumpre esse ritual e se
transforma numa outra mulher, ela se serve de generosas doses de Campari.
Amanda observa tudo por uma nesga da porta.
EVA: Que coisa feia, Amanda, espionar
os outros.
Amanda
se assusta ao ser descoberta, já vai saindo.
EVA: Entra!
AMANDA: Desculpe, dona Eva, eu só vim ver
se a senhora tava precisando de alguma coisa.
EVA: Tô precisando, sim. Tô precisando
desabafar.
AMANDA: (estranhando) Desabafar?
EVA: (aponta-lhe a cama e acende um
cigarro) Senta aí.
AMANDA: Nossa, eu nem sabia que a senhora
fumava.
EVA: Tem muita coisa que você não sabe,
Amanda. Você não sabe que eu tô cansada dessa vida, cansada de ser o que os
outros querem que eu seja. Tô cansada de ser infeliz.
AMANDA: Infeliz? Mas eu acho que a senhora
tem tudo...
EVA: Tenho tudo, Amanda? Será que você
não vê a minha vida, você não enxerga tudo o que eu tenho que aguentar? Esse
casamento de merda, a rebeldia da Lídia em se envolver com o Lauro. Foi por
causa deles que o meu Sidney morreu! (ela sorve um longo gole da bebida)...
Perdi tudo o que eu mais queria...
AMANDA: O que a senhora perdeu, dona Eva?
Eva
fecha os olhos. Entra um INSERT com o rosto de Lauro, sorrindo. Eva saboreia
essa memória, uma lágrima cai.
EVA: O que eu perdi, Amanda? A minha
vida.
CORTA
PARA:
CENA 09. CASA DOS JUAREZ. QUINTAL.
EXTERIOR. NOITE
Amanda
implora para Eva não sair, ao passo que essa entra em sua caminhonete preta, dá
partida e sai cantando os pneus. Amanda embaralha os cabelos, em sinal de
preocupação.
CORTA
PARA:
CENA 10. ESTRADA NOS ARREDORES DE
TORRENTES. EXT. NOITE
Caminhonete
preta a toda velocidade. Eva ao volante. Gal ainda cantando. Chorando,
sorrindo, recebendo o vento na cara.
CORTA
PARA:
CENA 11. APARTAMENTO DE CONRADO.
SALA PRINCIPAL. INT. NOITE
E
a festa de apresentação de Lauro continua. Ele, Conrado, Tônia Carreiro e
Nelson Motta papeando.
NELSON: (para Lauro) Impressionante seu
conhecimento na área musical, Lauro, mesmo tão jovem! Conrado acertou em cheio
na escolha!
LAURO: Obrigado, Nelson! Passei muitos
anos aqui no Rio, estudando. Meu pai... (ele se emociona)... Sempre fez questão
disso, queria me preparar pra ocupar o lugar dele, embora a gente divergisse em
muita coisa... Mas a gente não teve tempo de se entender.
CONRADO: (nota a emoção de Lauro) Às vezes
a vida não nos dá tempo, Lauro. É assim. Mas vamos deixar o passado ali, num
cantinho, pra depois aprender a lidar com ele. Hoje é noite de festa, e eu não
quero te ver triste.
TÔNIA: É isso mesmo! O que importa agora
é que o destino colocou vocês dois assim, frente a frente.
CONRADO: (descontraído) Por essa sua cara
maliciosa, tá achando que Gilberto vai se inspirar em mim e Lauro pra próxima
novela, né Toninha?
TÔNIA: (sorri) E a censura deixa,
querido?
Risos
gerais. Malu chega.
MALU: (para Conrado) Conrado, meu amor,
posso roubar o seu amigo, o Lauro. A sua pista de dança está me chamando.
CONRADO: Você pode tudo, deslumbrante!
MALU: (charmosa, encara Lauro) E então,
gato, vamos?
CORTA
PARA:
CENA 12. ESTRADA FORA DE TORRENTES.
EXTERIOR. NOITE
Caminhonete
preta em movimento. Eva visualiza um posto de gasolina. Freia bruscamente.
CORTA PARA:
CENA 13. PÁTIO DO POSTO DE GASOLINA.
EXTERIOR. NOITE
Eva
salta da caminhonete. Uma placa de sinalização plantada no meio do pátio do
posto nos fornece sua localização: RIO DE JANEIRO, 30 km. Eva olha para a placa
e faz aquela carinha de “quem sabe”. O frentista vem atendê-la. Um grupo de JOVENS se diverte por ali, ao
redor de um Monza, com as portas abertas. Eles chamam a atenção de Eva. Do
interior do veículo vem uma musica dançante, é "RELAX" de Frankie goes
to Hollywood. CORTA DESCONTÍNUO PARA: Eva interagindo com os jovens,
que se divertem na medida em que ela dança e bebe na companhia deles, ao som da
música pop que vem do interior do veículo, rodopiando entre eles, agitando suas
pulseiras.
CORTA
PARA:
CENA 14. APARTAMENTO DE CONRADO.
TERRAÇO. EXTERIOR. NOITE
Terraço
convertido em pista de dança. Convidados se esbaldando ao som de "SIMPLY
IRRESISTIBLE" do Robert Palmer. Lauro não está tão relaxado, mas
de certa forma se sente hipnotizado pela sensualidade chique de Malu. Ela joga
os braços sobre os ombros dele.
MALU: A festa está ótima. Você já foi
apresentado aos amigos do Conrado. Acho que já tá na hora da gente cair fora.
LAURO: Oi?
CORTA
PARA:
CENA 15. BOATE HELP. PISTA DE DANÇA.
INT. NOITE
Casa
lotada. Malu e Lauro na pista,copos de bebida na mão.Agora dançam uma música
lenta, é "EYES WITHOUT A FACE" de Billy Idol. Lauro está
nitidamente mais solto e mais hipnotizado por ela. Mas seu PONTO DE VISTA nos
mostra que ele, em flashes super-rápidos, não enxerga ela, a belíssima Malu
diante dele, e sim, LÍDIA, o grande amor de sua vida.
CORTA
PARA:
CENA 16. APARTAMENTO DE CONRADO.
SALA PRINCIPAL. INT. NOITE
Conrado
circula entre os convidados. Roger chega.
ROGER: (discreto) Conrado. Tava
demorando, mas a Malu Capricce já arrastou o Lauro pra algum lugar.
CONRADO: Não precisa fazer drama, Roger.
Mais cedo eu pedi a ela que desse uma atenção a ele, pra se entrosar mesmo.
ROGER: (torce o nariz) Entendi. E aquela
ali, pra se entrosar, não custa nada.
CONRADO: Não é desse tipo de entrosamento
que eu estou falando, Róger! Não se faça de louca. Mas se alguma coisa rolar
entre eles, vai ser bom pro Lauro. Aquele charme da Malu, uma coisa meio
decadence avec elegance, é irresistível e eu adoro!
ROGER: Uma obsessão por canudos...
CONRADO: De todos os tipos!
Os
dois caem na gargalhada.
CORTA
PARA:
CENA 17. PÁTIO DO POSTO DE GASOLINA. EXTERIOR.
AMANHECER.
Os
primeiros raios de sol a refletir no para-brisa da caminhonete preta. Eva, com
a cabeça recostada no volante, sente o calor e desperta. Ela olha ao redor,
passa a mão pelos cabelos e faz aquela cara de quem sente gosto de cabo de
guarda-chuva na boca.
CORTA
PARA:
CENA 18. POSTO DE GASOLINA. LOJINHA.
INTERIOR. MANHÃ
Já
amanheceu. O FRENTISTA serve um café preto para Eva e segue na sua tarefa de
arrumar jornais numa prateleira. Ela o acompanha.
EVA: É tudo de hoje?
FRENTISTA: Sim, senhora. Vem tudo da capital.
(ele passa a exibir os exemplares para ela) Tem de economia, política, até de
fofoca!
EVA: Dá um de fofoca. Porque de
política eu ando cheia.
FRENTISTA: (acha graça) Prontinho! Tá na mão!
CORTA
PARA:
CENA 19. PÁTIO DO POSTO DE GASOLINA.
EXT. MANHÃ
Eva
entra na caminhonete, folheando o jornaleco. Página por página, vai se
deliciando com as matérias sensacionalistas sobre os famosos. Folheia mais
algumas páginas, até que sua expressão muda. Os olhos ficam injetados de ódio.
Seu PONTO DE VISTA nos mostra uma fotografia, em preto e branco, bem no meio na
página, com Conrado e Lauro abraçados, na festa da noite passada. Sem sombra a
mesma imagem que o repórter fez na sala de Conrado. Uma legenda garrafal
ilustra a imagem: “CONRADO MOLINA E LAURO. O CASAL SENSAÇÃO DA NOITE CARIOCA.”.
EVA: (amassando o jornal) Maldito
desgraçado. Eu acabo com a sua raça!
Ela
dá partida no motor. Engata a primeira e fixa novamente seu olhar na placa de
sinalização plantado no pátio do posto de gasolina. Onde se pode ler: RIO DE
JANEIRO, 30 km.
CORTA
PARA:
FIM DO CAPÍTULO 05
Baixe a trilha sonora RAIO LASER Nacional (clique na capa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário