quinta-feira, 28 de abril de 2011

Entrevista com o Alberto Pereira Jr. - Colunista de TV e Celebridades

O meu entrevistado, Alberto Pereira Jr. é um jovem e conceituado jornalista. Responsável pela Coluna Zapping do Jornal Agora SP, mantém a mesma diariamente atualizada. O convidei para um bate papo, ele topou, e eu agradeço.   


Por Isaac Santos

É difícil se desligar do lado jornalista? O que faz nas horas vagas?
Alberto Pereira Jr. – Sou jornalista em tempo integral. Não há botão liga e desliga (risos). Nas horas vagas, leio, vou ao cinema, saio com amigos. Coisas que todos fazem.
Você esteve no Carnaval de Salvador esse ano. Qual a impressão que teve do evento? Pretende voltar mais vezes?
Alberto Pereira Jr. – O Carnaval em Salvador impressiona pelo tamanho, mobilização popular e agito. Foi a primeira vez que participei dessa festa e gostaria de voltar sim. A cidade inteira vive o clima, diferente daqui de São Paulo, onde o Carnaval se restringe mais a algumas festas e ao Sambódromo.
Como iniciou a sua carreira jornalística? Exerce outras atividades? O que fazia antes?
Alberto Pereira Jr. – Considero meu início de carreira o mês de abril de 2006, quando iniciei estágio como repórter e apresentador do Canal Universitário de São Paulo (CNU). Estava no segundo ano do curso de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Um ano e meio depois, trabalhei em uma editora de anuários econômicos, até surgir a oportunidade de colaborar na Ilustrada da Folha Online. Em 2008, entrei no jornal Agora SP, primeiro como redator, depois repórter e há um ano e nove meses assino a coluna Zapping.
Você é feliz na função de colunista de TV/famosos?
Alberto Pereira Jr. – Sinto-me muito feliz com meu trabalho. É uma função desafiadora, pois tem a premissa de trazer informações relevantes e em primeira mão aos leitores.


A sua Coluna (Zapping) no Jornal Agora é diariamente atualizada. Conta com uma equipe para isso? Você tem liberdade editorial?
Alberto Pereira Jr. – Eu escrevo a coluna sozinho. Conto, é claro, com a colaboração dos repórteres do caderno de variedade do jornal Agora São Paulo, o Show!. Quando eles vão a alguma coletiva de imprensa ou evento, que rende informações para a coluna, sempre me ajudam, mas no dia a dia sou eu quem “corre” atrás das notícias. Tenho liberdade editorial sim, diariamente converso com o editor-responsável do jornal e sugiro as informações que irei publicar.
Alguns jornalistas dizem ter fontes nas principais emissoras de TV. Você utiliza desses meios?
Alberto Pereira Jr. – Com certeza, diretores, produtores e os próprios artistas fornecem muitas das informações de bastidores que as colunas, inclusive o Zapping, publicam.
Você tem total abertura entre o pessoal do meio artístico? Já aconteceu de ser barrado em algum evento?
Alberto Pereira Jr. – Nunca fui barrado em nenhum evento ao qual esteja credenciado ou convidado para cobrir ou participar.
Alguns colegas seus têm fama de antipáticos. Você teme ser rotulado?
Alberto Pereira Jr. – Minha maior preocupação é com a qualidade e veracidade das informações. Faço meu trabalho de apuração e entrevistas tentando ouvir todos os envolvidos. Costumo dizer que não quero criar amigos nem inimigos.
É fácil imaginar que os aspirantes à fama costumam entrar em contato com as redações de jornal, se promovendo. Mas em relação aos famosos que criam situações para se manter em evidência, isso faz parte da rotina de um colunista social? Como você lida com isso?
Alberto Pereira Jr. – É muito fácil perceber quando um artista ou celebridade está tentando a autopromoção. Quando esse é o caso, não há possibilidades de fazer parte das notas da coluna Zapping.
Algum palpite sobre os participantes do A Fazenda IV?
Alberto Pereira Jr. – Bruna Surfistinha, Joana Machado e Vampeta estão bem perto de confirmarem participação.
Qual o seu posicionamento sobre a classificação etária da programação das emissoras de TV?
Alberto Pereira Jr. – Acho que a classificação etária é correta e de acordo com os artigos do ECA (Estatuto das Crianças e dos Adolescentes). Vale lembrar que são apenas indicações, são os pais que devem prestar atenção ao que os filhos assistem e orientá-los.
Recentemente você teria criado polêmica sobre uma cena da novela Vale Tudo, reprisada no canal Viva, em que o personagem César prepara um cigarro de maconha. Sua intenção era apenas discutir o assunto ou de fato acredita que a cena seja de mau gosto? 
Alberto Pereira Jr. – A intenção foi discutir e mostrar como uma novela de 1989 trata de temas polêmicos com tamanha naturalidade, enquanto as tramas atuais se podam e usam como desculpa o conservadorismo do público.
Insensato Coração está no ar desde janeiro e não alcançou os resultados desejados de audiência nem de crítica. Você acredita que a novela do Aguinaldo Silva poderá superar as expectativas?
Alberto Pereira Jr. – Ainda acredito que Insensato Coração possa atingir melhores índices, principalmente agora que Gloria Pires assumiu de vez o papel de vilã da trama. Aguinaldo Silva é um novelista competente de muitos sucessos. Sua próxima trama, com certeza dará o que falar.


Você acredita que a rejeição do público ao personagem André do Lázaro Ramos em Insensato Coração, se deve pela ausência do fator racial?
Alberto Pereira Jr. – Não vejo preconceito racial nesse caso. Particularmente, considero o Lázaro Ramos um excelente ator. Acho que o público está acostumado a vê-lo em outros tipos de papel, por isso estranhou seu personagem “pegador”.
O que pensa das cotas para negros nas Universidades?
Alberto Pereira Jr. – Não tenho uma opinião formada a respeito, mas em princípio não acredito em sistemas de cotas. O Estado deve melhorar o acesso a todos à educação e à qualidade do que é ensinado, e assim as oportunidades se tornarão iguais.
O autor Sílvio de Abreu teria dito que considera idiota o galã que declara a sua homossexualidade. Concorda com isso?
Alberto Pereira Jr. – No Brasil, a homossexualidade e a TV segue um grande tabu. Infelizmente, um galã que se assuma gay, dificilmente voltará a interpretar o papel de pegador em alguma produção.
O autor Tiago Santiago teria escrito uma cena de beijo gay para a novela Amor e Revolução, recentemente estreada no Sbt. Acredita que o Silvio Santos permitirá a sua exibição?
Alberto Pereira Jr. – Pelo beijo ser entre mulheres, fica muito mais fácil sua exibição. Parece que a sociedade aceita mais fácil um beijo gay entre mulheres.
Do que trata o documentário “Eu vos declaro” que você está produzindo?
Alberto Pereira Jr. – Ganhei um edital da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com um projeto de um documentário chamado “Eu vos declaro”, que visa mostrar que a despeito de leis claras a respeito da união civil homossexual, as famílias existem e são iguais as outras.


O POSSO CONTAR CONTIGO? agradece a gentileza e deseja ainda mais sucesso em tudo o que você faça.
Alberto Pereira Jr. – Deixo um abraço aos leitores e que sigam acompanhando a coluna Zapping. Abraços

5 comentários:

  1. Muito boa a entrevista. O rapaz tem personalidade. Não é à toa que está num posto onde geralmente só chegam pessoas com alguns anos a mais de estrada.

    Sou leitor assíduo da Coluna Zapping e transcrevo algumas de suas notas no meu blog.

    ResponderExcluir
  2. A entrevista foi muito ineressante!Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos(a),

    Gostaria de saber a opiniãoq/Crítica do colunista Alberto Pereira Jr. Sobre o lançamento do meu livro: VOU TE MATAR EM NOME DE DEUS?(www.biblioteca24horas.com)(www.amazon.com)e, livrarias cultura.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. bilada surra de pau mole

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...