terça-feira, 19 de abril de 2011

Páscoa: O que ela significa para mim!

O verdadeiro sentido da Páscoa, merece ser evidenciado por todos. Pensando nisso, pedi a amiga Telma Lobão, que fizesse uma reflexão sobre o tema. Ela aceitou o convite, e eu a agradeço!

Telma é Teóloga, Pedagoga e Psicóloga em formação


No pensamento cristão, como também no judaísmo, a Páscoa, a Festa dos Pães Asmos, e a dedicação dos primogênitos têm sido tradicionalmente considerados memoriais intimamente relacionados à acontecimentos interdependentes do Êxodo histórico, instituído pelo próprio Moisés, por ordem específica de Deus.

Páscoa significa, naturalmente, duas coisas, o acontecimento histórico e sua posterior comemoração repetida (Mishnah, Pesahim). A proibição paralela quanto ao uso de fermento simboliza a pressa que houve naquela noite inesquecível no Egito, enquanto que a dedicação dos primogênitos é uma oferta posterior estatutária em agradecimento pela maravilhosa libertação operada por Deus.
Ainda no Novo Testamento nos tempos neotestamentários, a vítima pascal era ritualmente abatida no Templo, porém a própria refeição podia ser consumida dentro de qualquer casa no interior dos limites da cidade. Um grupo se reunia, por consentimento mútuo, tal como na casa de Jesus e seus discípulos, e assim celebravam a Páscoa como se fosse uma família.
Os cristãos devem ter percebido, em data imediatamente posterior ao encerramento do cânon do Novo Testamento que a Ceia do Senhor substitui completamente a Páscoa. Entretanto depois da destruição do Templo de Jerusalém, em 70 D.C., qualquer possibilidade de abater vítimas na forma ritual cessou completamente e a Páscoa Judaica reverteu à festa íntima em família, conforme nos dias primitivos.
Nos dias atuais podemos entender a Páscoa como momento de reflexão, lembrando do sacrifício do Cordeiro de Deus, que entregou a sua vida por nós e também uma oportunidade de assim como Jesus, reunido com os seus discípulos, desfrutarmos de momentos de comunhão com nossos familiares e amigos. A ceia deve refletir nossos sentimentos de amor, gratidão, paz, fé e bondade para com o próximo. Que tenhamos todos, uma Feliz Páscoa!!! 


4 comentários:

  1. importante reflexão, Telma... contente por esta contribuição ao Blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá Isaac, tudo bom? Espero Estou passando aqui pra retribuir sua visita "No Mundo dos Famosos", adorei seu blog, sua entrevista, e esse seu templante estilizado, muito sucesso pra você e a partir de agora pode contar sempre com minhas visitas aqui no seu blog.

    Abraços

    Jéfferson Balbino
    www.jeffersonbalbino.zip.net

    ResponderExcluir
  3. No momento, estou sem nenhuma religião, mas prego sempre que todo ser humano deve dar e receber muitooo amor. É esse sentimento que nos liga à família, aos amigos e às pessoas que escolhemos para compartilhar uma vida juntos.
    Quem tem amor, tem tudo!!!
    Que Deus nos abençõe nesta data e em muitas outras que estão por vir.

    ResponderExcluir
  4. o importante é ter Jesus como Salvador, André... religião só nos afasta de Deus... abração!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...