terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CREEK DAYS

por Denis Pessoa




A fictícia cidade litorânea de Capeside, situada no estado de Massachussets, próxima a Nova York foi, durante seis anos, cenário para os dramas e romances de um eloqüente e um tanto melancólico grupo de adolescentes que, ora unido, ora em conflito, operava a difícil jornada da infância para a vida adulta. Este grupo foi composto por Joey Potter, (Katie Holmes), Dawson Leary, (James Van Deer Beek), Pacey Witter, (Joshua Jackson), Jennifer Lindley (Michelle Williams), Andie McPhee (Meredith Monroe), Jack McPhee (Kerr Smith), e Audrey Lidell, vivida pela atriz Busy Philipps – esta era a turma que compunha o elenco principal da série Dawson's Creek.
            Criada pelo roteirista Kevin Williamson, autor de grande empatia com a juventude, e responsável por inúmeras histórias voltadas para adolescentes, como Scream, The Vampire Diaries, entre outras, a série contava uma pequena parte de sua adolescência, como jovem cinéfilo, que habitava um universo paralelo, onde a vida era nada mais que uma grande produção cinematográfica.
            Dawson e seu mundo interior são o ponto de partida da série. O rapaz, que considera sua vida enfadonha, e precisa criar subterfúgios para torná-la mais atraente para si, descobre que a vida real pode ser uma experiência tanto fantástica quanto extremamente dolorosa. Seu intercurso começa com sua paixão pela vizinha, a recém chegada de Nova York, Jen Lindley, que ele logo descobre não ser a princesa intocável que ele imaginava. Pouco a pouco, Dawson descobre o que Jen, embora tão nova, já experimentou, de forma doentia: vivências pertinentes ao mundo dos adultos, como o sexo, as drogas, e uma deprimente relação com seus pais. Jennifer, em contrapartida, vê em Dawson a oportunidade de se conectar com a ingenuidade e inocência que ela considera que todo adolescente deve viver. No entanto, essa diferença e mentalidade faz com que Dawson tenha sérias dificuldades em aceitar que a amada tem um passado, o que faz com que este relacionamento seja breve.
            Só então que, desiludido com a mulher que idealizou e com a descoberta da infidelidade de sua mãe a seu pai, destruindo um relacionamento que parecia tão cheio de cumplicidade e atração sexual, Dawson enfim percebe que as coisas vão alem do que se pode ver. Joey, conhecendo-o como ninguém, diz ao amigo que ele que enxerga as coisas em preto e branco. Ou seja, é incapaz de ver além do que deseja ver. Essa característica, porém, muda ao longo das temporadas, ao passo que Dawson lida com diversas outras situações traumáticas: sua amiga mais íntima e namorada por um curto período de tempo, abandona-o para viver uma lua de mel com Pacey, seu melhor amigo. Dawson sente-se humilhado e traído pelas das pessoas que mais amava. Após um longo trajeto para superar esta dor, mais uma tragédia dilacera seus sentimentos, e a placidez de sua mente: a morte de seu amado pai, Mitch Leery, vivido até a quinta temporada pelo ator John Weslley Shipp.


Personagens centrais de Dawson's Creek

Um dos maiores predicados da série é a evolução dos personagens ao longo dos anos. De maneiras bonitas e outras dolorosas, todos os personagens de Dawson’s Creek são forçados a olhar para dentro de si mesmo, e perceberem que jamais realizarão seus sonhos se não aprenderem a lutar e a cultivar as coisas e pessoas que mais amam.
            Um exemplo disso é Joey Potter, a “menina do outro lado do riacho, de origem humilde, que vive com a irmã. Tímida, alta demais para uma adolescente, impopular na escola, age como um menino, e não possui auto-estima. Perdeu a mãe ainda nova, e teve o pai foi condenado por tráfico de drogas. Seu único porto-seguro é Dawson, e o que sente por ele. Até que, em determinado momento, Joey descobre que pode ser mais do que a criança que alimenta um amor escondido pelo vizinho. E o amadurecimento dela pode ser considerado o mais bonito de todos os personagens da série, tanto que em determinado momento, a história passa a ser contada pelo ponto de vista vivido pela personagem de Katie Holmes, e Dawson, o personagem título torna-se um angustiado personagem à sombra da bela protagonista. De fato, Joey Potter foi a única personagem a aparecer em todos os 128 episódios da série.
            Pacey Witter, personagem chave, tinha suas dores e sua maturidade precoce mascaradas por sua rebeldia e vida acadêmica relapsa. Sufocado em uma casa onde todos os seus irmãos possuíam alguma colocação, Pacey sofria com as constantes humilhações de sue pai, a quem chega a agredir. Pacey forma-se com dificuldade, e ao contrário de seus amigos, abdica da vida acadêmica e passa a experimentar diversas colocações profissionais, descobrindo talentos que nunca imaginou.
A torturada Jennifer Lindley era provavelmente a mais complexa entre os protagonistas. Densa, cheia de nuances, alterações de personalidade, e com um ácido senso de humor, renovava-se a cada temporada, e só podia ter sido interpretada por uma atriz com a versatilidade e sensibilidade de Michelle Williams, que desde tão jovem já mostrava que era capaz de interpretar personagens de maior dramaticidade. Michelle Williams transformou sua menina bonita de Nova York em uma sofrida e corajosa personagem, que enfrentou o descaso de seus pais, a fatalidade que matou a cruel Abby Morgan (Monica Keena), a overdose por ecstasy de Andie McPhee, e a constante luta para desvincular-se de seu passado e de suas culpas.
Jen ao longo da série desenvolveu a relação conturbada e ao mesmo tempo cúmplice com sua avó, Evelyn (Mary Beth Peil), a as duas, juntas, foram aos poucos superando os choques culturais, religiosos e o conflito de gerações que tornava sua vida em comum difícil. Ambas amadureceram juntas, e souberam transformar suas diferenças em uma forte amizade.
            O casal de irmãos Andie e Jack foi incorporado ao grupo de adolescentes na segunda temporada, e com seu sucesso, os intérpretes dos inseguros Andie e Jack Mcphee passaram a integrar o elenco fixo no ano seguinte.
Tímidos, ambos viviam sob a sombra da trágica morte do irmão mais velho, Tim, o que causou transtorno mentais graves na sra. McPhee, e o afastamento de seu pai, – interpretado pelo ator falecido David Dukes – que abandonou os filhos em um momento crítico de suas vidas: Andie enfrentava uma grave depressão, e temia ter o mesmo destino de sua mãe, enquanto Jack sofria com os dilemas causados por sua sexualidade indefinida.
            A última personagem a ser incorporada na série, na quinta temporada, para preencher o vazio deixado pela personagem de Meredith Monroe foi Audrey, uma moça, que, ao contrário de Joey não dava valor à oportunidade de cursar o ensino superior em uma conceituada universitária. Curiosamente, a estudiosa e a relapsa tornaram-se grandes amigas, e Audrey acabou por se tornar a única grande amizade feminina de Joey na série.

O criador da série

Dawson's Creek contou com personagens coadjuvantes, fossem fixos ou recorrentes, que marcaram a série, como a pequena megera Abby Morgan, o ex-namorado de Jen, Drue Valentine (Mark Matkevich), Doug Witter, personagem de Dylan Neal, irmão mais velho de Pacey. Um policial exemplar que, mesmo louvado pela família, sentia-se inseguro, portanto, competindo com Pacey sempre que podia. É válido mencionar o trabalho de Gareth Williams, intérprete de Mike Potter, o contraventor pai de Joey, que concedeu ao público cenas muito emocionantes em suas participações.
            Kevin Williamson, como é comum a qualquer envolvido em séries americanas, afastou-se do projeto ao término da segunda temporada, para dar seguimento a sua carreira, sendo convidado para escrever o último episódio da série, anos depois. Determinou como condição, que ignoraria toda história que regeu a sexta e última temporada, fazendo com que os personagens dessem um salto de cinco anos, finalizando a trama da forma como havia idealizado.
            Dawson’s Creek foi lançada assim que a série chegou ao fim, porém, logo no lançamento da segunda temporada, os fãs do seriado tiveram uma desagradável surpresa: por questões de direitos autorais, algumas músicas que tornaram inesquecíveis diversas cenas do seriado, foram substituídas. Na quinta temporada, algumas cenas chegaram a ser suprimidas do DVD pela mesma razão. A partir da terceira temporada, a famosa música de abertura, I Don’t Want to Wait, de Paula Cole, fora substituída pelo tema internacional, Run Like Mad, de Jann Arden, retornando apenas no último episódio da sexta temporada, no memorável episódio “All Good Things... Must Come to An End”.
            Atualmente, Dawson’s Creek pode ser assistida no canal Liv em três horários distintos: 10, 18 e 05h.
            O seriado foi cancelado há muitos anos, porém, permanece na memória afetiva de diversos jovens que acompanharam e se identificaram com os amores, angústias e emoções que só adolescentes sabem viver em plena intensidade. Impossível esquecer a sensação que o término de cada episódio deixava, como um rastro, um eco: uma doce melancolia, uma grande empatia.
Dawson’s Creek proporcionou, durante muito tempo, lágrimas e gargalhadas, o que faz com que os admiradores desta obra lembrem-se dela com carinho, e até mesmo, lembre-se de todos os personagens como uma parte de sua própria adolescência.

2 comentários:

  1. Eu via Dawson's Creek esporadicamente em 2001, salvo engano, quando passava nas manhãs de sábado da Globo. A hoje consagrada no cinema Michelle Williams já arrasava na TV.
    Muito bom conhecer mais detalhes sobre essa série da qual lembro tão pouco, mas desse pouco que vi de relance achei bem bonita, especialmente a trilha sonora.
    Parabéns Denis!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Felipe! Gosto demais dessa serie! Lembro dela com muito carinho!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...