sábado, 13 de abril de 2013

Tempos bons, não é mesmo Zé Colméia?!


Por André Cavalini

Com o controle na mão e o instinto de eterna criança que vive dentro de mim, comecei a zapear os váááários canais da TV por assinatura que finalmente assinei.
Não podendo ser diferente, comecei por aqueles que passam desenhos animados vinte e quatro horas por dia e lá veio minha surpresa quando me deparei com aquilo que a criançada anda assistindo hoje em dia.
Nada me interessou, nada prendeu minha atenção. Fiquei me perguntando por onde andam as mentes brilhantes do passado que eram capazes de nos divertir com histórias geniais, personagens inesquecíveis e o melhor, capaz de nos ensinar sobre valores da vida através destas histórias e personagens.


Afinal, que criança dos anos 80 não desejou uma vez na vida ser um dos integrantes do Changemam, ou ter a agilidade de um Jaspion e derrotar terríveis monstrengos como o Giraya. Sim, estes não eram desenhos, mas foram clássicas séries com personagens  que contribuíram para que as crianças sempre tivessem coragem de enfrentar os seus medos.

Que criança da época nunca desejou ter uma espada de Greyscow pra se transformar em um poderoso guerreiro e salvar seu reino cavalgando num tigre feroz e companheiro. Ou que menina não quis voar num cavalo branco de asas e ter os poderes de uma princesa guerreira, loira e linda, que também salvava seu reino de perigosos malfeitores. He-man e SheRa, os irmãos separados por reinos que muito nos ensinaram sobre a importância da família, o elo entre irmãos, ainda que haja distância.

Que pivete daquele tempo não procurou endoidecidamente os sucos Gummy pra poder sair saltitante por ai feito os ursos falantes que viviam na era medieval, encarou um prato de espinafre só pra ver se os braços iam ficar fortes como os do Popeye, ou saiu a procura de cogumelos pra ver se achavam alguns seres azuis chamados Smurfs.


Quem daquela geração nunca quis poder ver além do infinito sobre os olhos mágicos de uma espada justiceira, ou  quem nunca se arrepiou e entrou debaixo do cobertor ao escutar o supervilão Mun Há - o de vida eterna-  entonando o seu inesquecível bordão: “Antigos espíritos do mal....” 
E quem, nessa história, nunca sorriu ao ver o bem sempre vencer o mal, incentivando assim, a esperança dentro de cada um. Esperança de que é assim que funciona. De que em qualquer ocasião, se houver  amigos, família, pessoas que amamos, o bem sempre vencerá. Era o Thundercats.


Quem não esperou ansioso no sofá da sala pra aprender um pouco mais sobre fidelidade, até ver surgir na tela o cavalo roxo de crina e rabo vermelhos, que levava sua princesa por diversas dimensões na tentativa de recuperar seu reino que lhe foi tirado pela rainha má. E assim, quis ter no quintal de casa um Cavalo de fogo.


Quem não comprou chicletes só pra ganhar os anéis que vinham neles, e assim se sentir um dos integrantes que ao reunir os poderes da Terra, água, ar, fogo e coração, faziam surgir o Capitão Planeta, herói que além de nos divertir, nos conscientizou sobre a importância de cuidarmos do mundo que vivemos. E que sempre nos lembrava de que "O PODER É DE VOCÊS".


Que inocente ser não torceu a cada episódio de Caverna do Dragão, para que os jovens heróis conseguissem voltar pra casa. Aprendendo em cada um desses episódios sobre a importância de se acreditar nos sonhos.


Quem, no auge de seus sonhos infantis não deu um salto do chão gritando “Pégasus”, ou “Dragão” ou qualquer um dos nomes das armaduras que transformavam simples garotos em poderosos cavaleiros de uma Deusa chamada Athena. No desenho mais original que já assisti, e que mesmo com muitas falhas de roteiro percebidas somente depois que cresci, me ensinou a valorizar os meus amigos e a lutar por aquilo que acho justo, mesmo quando minhas forças estiverem no fim.
Cavaleiros do zodíaco foi tido por muitos como um desenho violento, mas para aqueles que o seguiam fielmente, a violência era apenas detalhe que passava despercebido, pois a mensagem desse clássico era muito maior.


E ainda tem muito mais. Ursinhos Carinhos, Inspetor Bugiganga, Corrida Maluca, Muppet Babies, Os Caça Fantasmas, Scooby Doo, Turma da Mônica, Zé Colméia, Os Flinstones...ah que saudade! Se fosse falar de todos, o texto não teria fim, pois a geração a que me refiro foi muito bem servida de grandes desenhos.

Havia algo de diferente. Eram mais puros, mais ingênuos. Tocavam com mais facilidade o coração e se fixavam mais facilmente na nossa memória.

Sei lá, mas hoje em dia desenho animado parece mais preocupado em ser colorido do que em ser “desenho”. Não sei o que passam, que mensagem deixam. Mas espero que estejam fazendo pelos pequenos de hoje, o que todos esses citados acima fizeram pelos pequenos de ontem.
Porque com certeza eles fizeram nossa infância muito mais gostosa.


E quem não sentiu um pinguinho de saudade, uma ponta de nostalgia depois de ler tudo isso, pode ter uma certeza: Faltou algo na fase mágica de sua vida!

Obs: Alguns desenhos citados são originais de antes da década de oitenta. No entanto fizeram muito sucesso nesse período.

10 comentários:

  1. Noooosa que viagem gostosa !! É por essas e outras que considero os anos 80 melhor fase da tv em todas as áreas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evaldiano

      Concordo com você quando diz que os anos 80 foi a melhor fase da tv.
      Espero que sua viagem tenha sido tão boa quanto a minha ao escrever o texto.

      Abraço e volte sempre!!

      Excluir
  2. "Havia algo de diferente. Eram mais puros, mais ingênuos. Tocavam com mais facilidade o coração e se fixavam mais facilmente na nossa memória."

    Sim, André, eu também vivi essa fase memorável e sinto essa mesma sensação de saudosismo, de nostalgia. Muito bom reviver esses bons tempos através de seu texto delicioso.

    Tenho gostado bastante de suas últimas postagens.

    Abração e que venham os próximos, queridão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isaack

      Realmente essa fase deixou muita saudade. Acho difícil algum "oitentinha" dizer que não sente falta dessa época maravilhosa.

      Pode ter certeza que outros textos virão.
      Obrigado pela oportunidade.
      Abraço

      Excluir
  3. Belo texto André! Me lembrou minha infância, não fui oitentista, mas assisti a várias reprises desses desenhos, porém sempre serei fã incondicional de Power Ranger( os 1998 a 2002,claro rs.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Autran!

      É sempre bom relembrar a infância né??!!
      Posso te dizer que Power Rangers foi uma reinvenção dos Changemans!

      Abraço

      Excluir
  4. Fizeram mesmo!!! Posso até dizer que muitos desenhos me ensinaram muitos valores que eu tenho hoje!

    ResponderExcluir
  5. Pois é Angelo.

    E como ensinaram!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. André, meu xará,

    Você me fez viajar literalmente no tempo ao ler esse artigo. Como é bom relembrar de coisas que nos fizeram tão felizes. Olha, confesso, demorei muitooo para amadurecer. Fui criado praticamente isolado numa chácara e tinha pouco contato com outras crianças (opção própria). Eu não gostava muito de brincar. Preferia ficar escrevendo e viajando nas minhas ideias. Tem um episódio que tenho até vergonha de relembrar, mas eu ficava horas e horas fechando os olhos e imaginando que o pó do pirilimpimpim da Emília iria me transportar para um mundo imaginário. Nunca deu certo, mas nunca desisti de sonhar. Fiz uma matéria muito interessante recentemente sobre um site no facebook (coisa velha), que fala exatamente sobre isso e que trás todas estas e outras lembranças do passado. Vale a pena visitar. Depois vou postar o link aqui. Ameiiiiiiiii o artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valew xará!

      Que bom que gostou. Foi muito bom escrever o artigo.
      Você tem vergonha de contar essa história do pó de pirlipimpim, é pq não conhece as minhas kkkkk

      Abraço e obrigado pelo prestígio.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...