quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Saudade daquela Alta Estação de 2006

Murilo Pitombo, um amigo apaixonado pela novela Alta Estação, é o nosso blogueiro convidado. Desde já o agradeço. Vamos relembrá-la?!  


No dia 17 de abril de 2006, um pouco depois das seis da tarde, estreava na tela da TV Record, a primeira novela solo da roteirista Margareth Boury. A primeira produção da emissora, voltada para os jovens. Alta Estação (que seria “E aí?”) estreou cheia de expectativa, com a missão de levar o público jovem para a Record, e também com a função de revelar novos nomes para a dramaturgia do canal.


Margareth chegava ao canal, para reforçar o banco de autores, depois de anos na TV Globo e com vários trabalhos colaborando com o rei das sete, Carlos Lombardi. Dona de um diálogo sagaz e com uma forte pegada de humor, Margareth soube mostrar para o que veio, com essa novela feita para um público, o qual ela conhece muito bem.


Alta Estação foi uma novela divertida, com gente bonita e que falava a mesma língua dos jovens. Estrelada por Ariela Massoti, Lana Rodes, Andréia Horta, Daniel Aguiar, Vergniaud Mendes e Guilherme Boury, a novela trazia as dúvidas, intrigas e situações rotineiras comuns na vida dos seis jovens, que acabam se tornando amigos inseparáveis. O humor permeava toda a trama. Impossível não ri com as trapalhadas do Caio e seu bordão “meu querido”; As loucuras da Flávia, que quase sempre aparecia com um novo namorado/ficante; As paranoias da Renata e a difícil relação entre Eduardo, Bárbara e Ricardo. O elenco contava também com Cláudia Alencar, André Mattos, Eliete Cigarini, Roberto Pirilo, Cassia Linhares, Fábio Lago, Nathália Rodrigues, Rocco Pitanga, Jorge Pontual, Norma Bengell, João Vitti, Lucas Cotrim. Participações de André Bankoff, Bruno Gissoni, entre outros.


Recordo que muitos amigos meus, que nunca tinham assistido novela em outro canal, acabaram mudando para ver Alta Estação. Até hoje me lembro de várias cenas, entre elas, uma em que Renata, interpretada pela brilhante Andréa Horta, está bêbada por conta de uma desilusão amorosa e começa a chorar e cantar, sentada em uma escada. Dona Regina, síndica do prédio onde moravam as garotas, foi uma das inúmeras personagens que ganharam destaque no decorrer na trama. As cenas entre ela e William, foram brilhantes e recheadas de humor.


Alta Estação estreou com a previsão de ficar quatro anos no ar, porém foi exibida por apenas nove meses. A baixa audiência foi um fator que ajudou no precoce cancelamento da novela. Mas há que se dizer, as constantes mudanças de horário e a intervenção da direção da emissora, nos rumos de algumas tramas, contribuíram para afastar os espectadores que acompanhavam a trama. Quando os diretores do canal resolveram deixar a autora trabalhar como ela realmente havia planejado, já era tarde. A novela não conseguiu reconquistar o público perdido e foi bruscamente encurtada.
Vários dos protagonistas da novela seguem como atores bem sucedidos, tanto na Record quanto em outros canais.
Mesmo com o “fracasso” de audiência de Alta Estação, Margareth Boury não perdeu prestigio junto à emissora e anos depois escreveu a adaptação de Rebelde, que obteve maior êxito em faturamento e audiência. Porém, também sofreu com as constantes mudanças de horário. De 14 pontos no ibope, caiu para 3.
É muito bom poder relembrar aquela novela solar, vibrante, jovem... Alta Estação! 



Murilo Pitombo é estudante de Comunicação Social – Rádio e TV, na UESC. Ator e escritor. Fã dos autores Lauro César Muniz, Margareth Boury e Manoel Carlos. 

25 comentários:

  1. A novela empolgou no inicio, contudo, a Record fez com que o público abandonasse à trama com as constantes mudanças de horário. Além disso, à época a emissora estava naquela vibe maluca de querer copiar a Globo para se tornar líder. Pra quem já teve 3 produções próprias, hoje amarga apenas uma - e com baixa audiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade cara... era uma novela excelente, com uma pegada de seriado. Mas a emissora não souber dar tempo ao tempo. Espero que a nova direção tenha essa consciência.

      Excluir
  2. Nossa, ela já foi exibida ás 20h? Me lembro pouco dela, mas não sabia que chegou ao ponto de ser exibida a noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, ela foi/é exibida na Record Internacional nesse horário das 20hs.

      Excluir
  3. só esqueceu de dizer que a Record queria tanto copiar a globo, que resolveu fazer uma "malhação". só que como sempre querem as coisas rapidas.. e se deram mal. o bom de tudo foi lançar vários atores..

    Moacyr Rossette

    ResponderExcluir
  4. Não tenho boas recordações foi só uma cópia mal feita da malhação pra tentar competir com a mesma

    João Batista

    ResponderExcluir
  5. Malhação + Felicity

    Vivi Spacey

    ResponderExcluir
  6. Eu achei Alta Estação uma maravilha de se ver! Lançou atores, mas também mostrou uma história leve, bem mais legal que essas temporadas de Malhação dos ultimos anos!

    Ricardo Anthonyo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande trunfo da Margareth é a qualidade do seu texto! Alta Estação foi melhor do que a temporada e malhação que passava naquele ano

      Excluir
  7. Muito, muito ruim. Se a original já é horrível, imagine então a cópia... -.-"

    Laurenci Esteves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o povo gostava...na época ótimos comentários.

      Rulio Jbb

      Excluir
    2. Verdade Rulio! Me lembro que havia uma comunidade no orkut em que Margareth Boury sempre respondia nossas dúvidas. Ela adorava ver nossas criticas e sugestões.

      Excluir
  8. Não, Alta Estação foi mais uma copiação da Recopia com a tentativa frustrada de tentar fazer uma novelinha teen igual a Malhação, porem, não deu certo, tanto que saiu do ar logo na primeira temporada... Anderson Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo Anderson! Alta Estação era voltada para o público jovem, mas seu foco principal era no cotidiano e a amizade dos protagonistas. Diferente de Malhação, que sempre possui um casal protagonista e um casal de vilões. Poucas temporadas saíram dessa formula batida.

      Excluir
  9. tbm foi uma inaugurou o terceiro horario de novelas da record,não deu certo tbm,a novela mudou de horario 3 x 18hs,18h30 e 19h15.a record ainda colocou ZORRO uma novela enlatada no lugar que tbm fracassou,depois apelaram para o PICA PAU que conseguiu dar boa audiencia chegando a vice liderança no horario.

    ANTNIO CARLOS PEREIRA

    ResponderExcluir
  10. Deveria ganhar uma reprise, competindo com Malhação! leonardo castro

    ResponderExcluir
  11. Eu amava Alta estação! Lembro que perdi várias novelas da Globo, assisti e também adorei o enlatado Zorro.

    Ricardo Amarante

    ResponderExcluir
  12. Essa novela foi bastante cativante, na minha infância eu adorava assistir, mas sofria pra acompanhar devido as mudanças constantes de horário... realmente vou levar pra sempre as histórias e os personagens.

    ResponderExcluir
  13. Eu morava na europa em 2007 e tinha a record internacional em casa. Um dia tava passando alta estação e assisti para ver como era. Amei, passei a ver todo dia! Discordo que fosse uma cópia da malhação - era bem melhor! O final dessa novela foi precoce e me deixou mto chateada. Adorava quando a Lana rodhes aparecia cantando e o casal Caio + Renata era um dos mais carismáticos da TV. Saudades eternas!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. AE era uma novela de fato para o público adolescente. Quem diz que foi uma copia mal feita de Malhação não acompanhou 1 capítulo se quer, pois era muito melhor. Os jovens frequentavam o bar e bebiam , consumiam álcool, não suco de laranja, já samba só por conta disso, além é claro de retratar assuntos do nosso cotidiano como sexo, gravidez, virgindade, drogas... Uma pena que a Record foi tão quadrada e começou a interferir e não deu tempo ao tempo, AE ia pegar. O que teria sido dos 42 pontos de malhação, se a Globo tivesse cancelado em meados dos anos de 97 quando passou a patinar no ibope? Sinto saudades.

    ResponderExcluir
  15. Alguém tem alguma noticia dessa novela? Se algum dia vai reprisar ou se tem algum site que tenha todos os capítulos? Eu adorava essa novela, mas quando comecei a assistir, ela já tinha começado e eu queria muuuuito ver desde o início! Ela era maravilhosa, saudades 😭😭😭

    ResponderExcluir
  16. Saudade !!! Adorava assistir, parava o que estivesse fazendo. Mil vezes melhor do que malhação. Espero que um dia seja reprisada.

    ResponderExcluir
  17. Saudade !!! Adorava assistir, parava o que estivesse fazendo. Mil vezes melhor do que malhação. Espero que um dia seja reprisada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...