Por Jonathan Pereira
Bang Bang chegou ao horário das 19h em 2005 com a proposta de inovar. Passada no Velho Oeste no século 19, a trama, no entanto, derrubou a audiência e entrou para a história como um dos maiores fiascos da Globo. Por que isso aconteceu?
Foram vários fatores. Mário Prata estava há muitos anos fora das novelas - seus trabalhos mais recentes eram ter assumido O Campeão na Band no lugar de Ricardo Linhares em 1996 e ter co-escrito Helena na Manchete, em 1987. Nesse período muita coisa mudou na linguagem dos folhetins, que se tornaram mais ágeis. Sua escrita não acompanhou isso e o que se via na tela não conquistou o telespectador, tamanha a morosidade. Meio capítulo parecia 5! Tudo muito arrastado.
A ideia de colocar elementos modernos sendo usados naquele ambiente de época, como celulares e outros meios de comunicação que surgiriam muito depois, também não foi assimilada. Soava bobo, provocando riso de segundos. Os nomes dos personagens, americanizados, eram de difícil memorização para o público de novelas, e as homenagens aos Beatles através de alguns nomes não eram associadas.
Fernanda Lima foi muito criticada como a protagonista Diana, mas a culpa do fracasso está longe de ser dela. Para sua primeira novela, a apresentadora/atriz deu conta do recado, só tendo dificuldade nas cenas de choro. Mais tarde ela mostraria seu talento como protagonista Maria de Pé na Jaca.
O autor pediu afastamento e Bang Bang ficou perdida. Carlos Lombardi foi chamado para supervisionar o texto e tentar salva-la, mas era tarde demais. A trama ganhou um pouco de ritmo e situações inusitadas, mas não haveria quem fizesse os que não gostaram superar o trauma e voltar a assisti-la. O público já tinha migrado para Prova de Amor, que passava no mesmo horário na Record e garantia altos índices para a emissora.
Com a audiência em baixa, o jeito foi diminuir a duração dos capítulos, que passaram a começar às 19h40. A novela tinha apenas duas coisas boas: cenografia e figurino. A vinda de Lombardi fez com que perdesse uma delas, o figurino: personagens passaram a aparecer sem camisa jogando futebol ou com bem menos roupa. Se "Alma Gêmea", às 18h, chegava a ultrapassar 40 pontos, esse índice despencava na faixa seguinte, cuja média geral foi de 27,6. Hoje o número parece normal, mas há 8 anos era um fiasco! Cobras e Lagartos, que a sucedeu, fechou com 38.
Evandro Mesquita vestido de mulher |
Evandro Mesquita e Kadu Moliterno se vestiam de mulher, mas não tinham graça. Paulo Miklos e Luiz Melodia chegaram a atuar, mas seus personagens foram sumindo no decorrer da trama. Rodrigo Lombardi, como o mágico Zoltar e Ricardo Tozzi, na pele do DR. Harold, estreavam em novelas da Globo. Já a trilha sonora mesclava nacional e internacional em um mesmo CD.
A ideia foi apresentada à Manchete em 1986, mas não vingou. Com a estrutura Global, tinha tudo para ser um sucesso, se tivesse trilhado outros caminhos - talvez uma minissérie de três meses fosse perfeita para mostrar o Velho Oeste com agilidade. No formato novela, não funcionou, uma pena. Ainda bem que mesmo assim o horário continuou permitindo que outros autores experimentassem, o que na maioria das vezes também não deu certo.
Bom texto, mas só uma correção: MÁRIO PRATA NÃO ESTAVA FORA DA TV DESDE "HELENA". Ele fez na BANDEIRANTES, A NOVELA "O CAMPEÃO", baseada em argumento de Aguinaldo Silva.
ResponderExcluirObrigado, Michel, corrigido ;)
Excluirtbm fez metamorfoses na record 1 ano antes em 2004,que tbm foi um grande fracasso.
ExcluirNovela que marcou a estréia de Fernanda Lima nas novelas.
ResponderExcluirJosé Murilo
A trilha da novela era boa... tando que tenho todas as musicas.
ResponderExcluirMoacyr Rossetti
Texto muito injusto com o Prata, com o Lombardi e com a verdade dos fatos. Lamentável.
ResponderExcluiro que estragou a novela foi o afastamento do próprio Mário Prata e a chegada do Carlos Lombardi, a proposta inicial era boa demais.
ResponderExcluirJoão Batista
Acredito que houve uma grande intenção de acertar... não aconteceu... ninguém é culpado de nada! São todos ótimos profissionais... mas o público não se interessou... Só isso!
ResponderExcluirMauro Gianfrancesco
Gostei muito no início, achava inusitado, ousado. Tinha tudo para ser um sucesso, mas inexplicavelmente foi um grande fracasso e com a mudança de autores, houve uma modificação no rumo tão nítida aos telespectadores que acabei por abandonar a novela.
ResponderExcluirEu gostei dessa novela, mesmo depois da entrada do Carlos Lombardi. Só achei que a personagem da Joana Fomm perdeu muito destaque ao longo da trama.
ResponderExcluirMauricio de Castro
Faço minhas as palavras do Mauricio de Castro. Fiquei decepcionado com os rumos que a novela tomou e acabei parando de ver. Achava muito inusitada no começo, mas o público rejeitou a proposta do autor...
ResponderExcluirRobson Souza
Eu gostava da novela no inicio,depois que o Lombardi fez as mudanças não curti mais,acho que descaracterizou a obra.
ResponderExcluirVivi Spacey
Meio capítulo parecia 5! Tudo muito arrastado.
ResponderExcluirNão seria "5 capítulos pareciam meio capítulo"? Se a intenção foi chamar a novela de arrastada, tá meio contraditório...
Enfim, eu gostei dessa novela, em ambas as fases. Saudades!
Flávio, para mim meia hora dessa novela era como se eu passasse a semana inteira sendo obrigado a ver algo em que nada acontecesse, tipo grama crescendo... 30 minutos tão morosos que parecia estar sentado há 5 horas vendo uma coisa chata...
ResponderExcluirGostava bastante no início, mas quando o negócio começou a desandar, personagens sumindo, atores pedindo pra sair, eu acabei desistindo da trama. Assim como Tempos Modernos e Viver a Vida, tinha uma proposta inicial muito boa, mas que não saiu de lá... deixaram muito a desejar... a começar, no caso de Bang Bang, pela escolha da Fernanda Lima como protagonista... péssima!
ResponderExcluirBruno Ferreira
Eu gostava, no início e depois quando mudou pro Lombardi também. Gosto muito da Fernanda Lima atuando!
ResponderExcluirAna Paula Araújo
Eu gostei de Fernanda Lima em Pé na Jaca e SÓ. Bang Bang tinha péssimos protagonistas, tirando o Bruno Garcia - Guilherme Berenguer e Aline Moraes - arghhhh e uma história fraca. Vi muito pouco e, do que vi, detestei.
ResponderExcluirLorena Rodrigues
PÉ NA JACA, UM LIXO DE NOVELA!
ResponderExcluirBANG-BANG, UM LIXO DE NOVELA!
ResponderExcluirE O TEXTO É JUSTO, MUITO JUSTO, JUSTÍSSIMO!!! HAHAHAHAHAHA...
ResponderExcluirAdorei Pé na Jaca e Fernanda Lima nela, já em Bang Bang o problema não era a atriz em si e sim a personagem que era chata demais.
ResponderExcluirEu amei a novela bang bang muito boa mesmo
ResponderExcluirPrá mim foi uma das melhores...
ResponderExcluirA TV brasileira só passa novelas melosas romântica, tal...
Falta uma coisa de mais ação fantasia ficção.
Não deu certo porque o pessoal não está acostumado c tiros ,velho oeste...
Prá mim foi uma das melhores...
ResponderExcluirA TV brasileira só passa novelas melosas romântica, tal...
Falta uma coisa de mais ação fantasia ficção.
Não deu certo porque o pessoal não está acostumado c tiros ,velho oeste...
A novela bang bang foi a melhor de todas,prinsipalmente por causa do jeito de fernanda lima,era muinta acao devia dar novamente, a novela bang bang.
ResponderExcluir