sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Especial O Astro (Parte II) - Entrevista com Tarcísio Lara Puiati "Um dos Senhores das Onze"

Comemorando em grande estilo os 60 Anos da Telenovela Brasileira, Sob as bençãos da "Nossa Senhora das Oito", a saudosa Janete Clair, a Globo não poderia ter sido mais feliz na escolha dos responsáveis por atualizar a trama de O Astro. Coube aos autores Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, com a colaboração dos talentosos Vitor de Oliveira e Tarcísio Lara Puiati, tal incumbência. A novela das onze chega à reta final. E lógico, os convidamos, e eles nos deram a honra dessa grata entrevista. Confira a 2ª parte, com o querido Tarcísio Lara Puiati:


Por Isaac Abda

É sabido que o trabalho de autoria de novelas é sistemático, e muitas vezes a criatividade não se faz presente. Já na sua estréia, lhe coube colaborar no time de escritores da novela O Astro. Dentre as cenas desenvolvidas por você, vistas no ar, alguma já te fez pensar que poderia ter sido melhor, se escrita num outro momento?
Tarcísio Lara Puaiti - Novela a gente tem que estar sempre inspirado, todo dia. Vendo no ar, muitas vezes a gente pensa que poderia mexer alguma coisa, alguma fala, alguma situação. Mas não sofro com isso. O importante é manter o ritmo da escrita e o prazer de escrever. Muitas vezes, acontece também de eu me surpreender com a cena no ar. Temos uma produção incrível e atores maravilhosos, então várias cenas ficam ainda melhores do que no papel. Isso dá uma grande felicidade e orgulho de fazer parte do time! TV é trabalho de equipe!



Como tem sido trabalhar com o Geraldo Carneiro e Alcides Nogueira, ao lado do Vitor de Oliveira?
Tarcísio Lara Puaiti - Tem sido maravilhoso e muito emocionante! Faço parte de uma equipe dos sonhos. Geraldo e Alcides são dois mestres queridos. Vitor é um autor inspirado e promissor. Tem sido uma alegria fazer parte do grupo. Aprendo todo dia com eles. Sou fã dos três.



Você já tinha assistido a primeira versão de O Astro? Se não, teve o interesse por vê-la, a partir do compromisso firmado, de atualizá-la com os demais autores?
Tarcísio Lara Puaiti - Tinha assistido apenas algumas cenas clássicas no You Tube e no Video Show. O que guiou nosso trabalho foi mesmo a sinopse feita pelo Alcides e pelo Geraldo, atualizando os temas e os personagens e criando tantas novidades e reviravoltas. Vejo essa novela "O Astro" como uma grande homenagem à primeira novela "O Astro" e às telenovelas brasileiras, que emocionam tanto a gente há 60 anos.
São muitos os esforços das emissoras para que os capítulos finais de suas novelas, não vazem. Mas ainda assim, a mídia especializada tem conseguido divulgar antecipadamente, os desfechos de alguns personagens. Acredita que O Astro manterá a expectativa até o momento de sua última exibição? O que tem sido feito para tanto?
Tarcísio Lara Puaiti - Não posso falar muito sobre isso... Mas posso garantir que todos os cuidados estão sendo tomados para que o público tenha um capítulo final cheio de surpresas!


Na versão original, antes mesmo de a novela começar a ser gravada, a autora Janete Clair já havia decido, e manteve inalterada a sua escolha de quem seria revelado como assassino do Salomão Hayalla. Isso se repete, na atual versão? Se sim, o (a) ator/atriz sabe da importância de sua personagem na solução do “Quem Matou Salomão Hayalla?
Tarcísio Lara Puaiti - Não sei responder essa pergunta... O que posso dizer é que temos um time fabuloso de atores, todos desempenhando seus papéis com muito amor, garra e profissionalismo. Então, todos sabem da importância de seus personagens para que a trama aconteça. Isso é uma alegria para quem escreve.
Obrigado pela atenção e que venham outros trabalhos bem sucedidos!
Tarcísio Lara Puaiti - Agradeço muito pela entrevista nessa semana final da novela e aproveito para agradecer o carinho de todos com "O Astro". É minha estréia na TV Globo. Sinto-me muito gratificado pelo trabalho e feliz por ter começado na emissora com o pé direito. Acho que minha pedra é ametista! :-)




O Posso Contar Contigo? pediu a alguns amigos, leitores do blog e sobretudo  telespectadores de O Astro, que evidenciassem as suas impressões sobre a novela das onze. Vamos Conferir?! 


"Essa super produção da Globo, conseguiu atender às expectativas dos mais exigentes telespectadores. Confesso que nos últimos anos nada tinha me chamado tanto a atenção como essa novela. Foi possível embarcar em várias tramas, pois teve suspense, romance, drama, e essa última semana esteve magnificamente perfeita. Muitos criticaram a cena do Herculano virando um pássaro, mas eu adorei, a novela é lúdica, emanou magia em toda a sua trajetória. Espero que as próximas produções do horário sejam tão boas quanto foi O Astro. Que saia logo o DVD! Parabéns a toda equipe que tanto admiro!"

Fábio Dias - Blogueiro (O Cabide Fala)

"Achei um excelente produto. As interpretações mais fortes, uma direção precisa e um enredo que sobrevive ao tempo. Não acompanhei a primeira versão, mas essa me marcou. Como não levar na bagagem o caricaturismo da Regina Duarte e a química entre Carolina Ferraz e Rodrigo Lombardi?!"

Guto Angélico - Ator, Apresentador/Colunista (ProgramaTricotados)

"O Astro foi uma novela maravilhosa, daquelas que a gente percebe que foi feita com paixão, um presente pros amantes da dramaturgia de qualidade. Valeu a pena cada vez que deixei de sair para ver, cada dia que tomei litros de café para segurar o sono. A novela e seus personagens, em especial a maravilhosa Clô Hayalla, ficarão para sempre entre os meus preferidos."

Glauce Viviana - Advogada, Twitteira

"O Astro foi uma acertada estreia, ou melhor, reestreia (haja vista as clássicas novelas das 10 nos anos 70) de mais um horário dedicado à teledramaturgia: o texto bem articulado e o ritmo frenético da releitura da novela de Janete Clair encantaram público e crítica. Parabéns aos envolvidos nesta singular obra, e que novos trabalhos de igual calibre e qualidade façam história no novel horário da novela das 11."

Felipe - Advogado, um dos Autores do Posso Contar Contigo?

"O Astro, pra mim, foi mais que especial, me sinto parte do projeto porque pude acompanhar o entusiasmo do meu querido Alcides Nogueira e a estreia do meu amigo/irmão Vitor de Oliveira. O sucesso veio pra quem merece e isso me deixa muito feliz, sem dúvidas uma produção primorosa e cheia de acertos, onde destaco os maravilhosos trabalhos de Regina Duarte e Rosamaria Murtinho."

Ivan - DJ, Twitteiro

"O Astro foi o começo de uma nova era em telenovelas, um divisor de águas na dramaturgia... O Astro, teve Ellen Roche, isso basta (risos)"

Guilherme Diaz - Blogueiro (Os Colunáveis)

"O Astro foi uma interessante experiência às 23 horas. Um ritmo ágil, típico de seriado americano e com um tom melodramático recheado de cenas calientes que, por vezes, remeteram aos bons tempos da ousada Manchete. Seu maior mérito foi apresentar ao público de hoje uma trama da tão comemorada novelista Janete Clair, cujos remakes anteriores não foram felizes, ou por inadequação de horário (Irmãos Coragem em 1995), ou simplesmente desinteresse momentâneo(Selva de Pedra em 1986) ".

Francisco Eduardo - Servidor Público, twitteiro

"A DO RO o tom e a linguagem deste remake, o elenco está irretocável, mas o que me chama mais atenção é a maestria com que o Alcides Nogueira, Geraldo Carneiro e seus colaboradores criam ganchos tão sedutores que é impossível não assistir ao próximo capítulo. Nunca perdi um! O texto tem uma dramaturgia poucas vezes vista, tão sagaz que mesmo sendo um remake, o telespectador nunca sabe o que acontecerá! A direção é bárbara, tanto no total cuidado quanto no ritmo, cortes precisos. Enfim, para mim o único defeito que acho IMPERDOÁVEL em "O Astro" é acabar hoje... Vai deixar o maior gosto de quero mais! Parabéns a todos!"

Jackeline Barroso - Empresária, Promoter e Agente de Artistas

"Eu curti, sabe? Pra mim, foi uma iniciativa válida. Abriu um novo horário na grade, opção pra quem curte dramaturgia mais adulta. Maior liberdade de criação para os autores, fora que... a estréia do Vitor, né? Todo um simbolismo.
E ainda que eu não concorde com algumas coisas (como a entrada da Juliana Paes, por exemplo), o salto é ultra positivo. O Astro valeu."

Eddy Fernandes - Estudante, Blogueiro (Histórias de tatu)

"Gravar O Astro foi realmente uma emoção, sabendo que a minha mãe na época também participou da gravação eu fiquei ainda mais pilhado em participar.
O elenco foi maravilhoso tanto no lado profissional quanto do lado pessoal, assistir esta novela e ver todo trabalho de vários meses de gravação foi muito especial."

Felipe Cabral - Ator

"Assistir ao remake da clássica novela “O Astro” pra mim foi à realização de um sonho por vários motivos, o primeiro, por se tratar de uma lendária novela da história da nossa teledramaturgia brasileira e ainda por ser escrita pela inesquecível novelista Janete Clair, ou seja, sempre quis conhecer essa história que tanto ouvi falar (pelos meus pais e avós) e que até então só conhecia através de minhas pesquisas e leituras sobre o gênero, o segundo motivo é que estava louco pra ver mais uma novela do nosso querido Tide, que sempre admirei muito, o terceiro, é porque a novela teria como protagonistas duas atrizes que admiro muitíssimo que são: Carolina Ferraz e Rosamaria Murtinho, o quarto motivo é que teria como co-autor e colaborador ninguém menos que Geraldo Carneiro e Vitor de Oliveira, que são dois seres humanos incríveis e extremamente talentosos. Sem mais delongas tive motivos de sobra pra amar essa marcante novela que foi “O Astro”. Parabéns a toda equipe que fez esse impecável trabalho que jamais esqueceremos!"

Jéfferson Balbino - Ator, Blogueiro (No Mundo dosFamosos)

"O Astro foi uma novela iluminada das 23 horas. Tudo aconteceu de forma agilizada, dinâmica, resgatando os tons folhetinescos tão raros hoje em dia. "O Astro" foi muito bem escrito e bem dirigido, empolgando e prendendo o telespectador. Com algumas correrias, a novela marcou 28 pontos de audiência na estreia, índice muito alto para o inédito horário das 23h. Isso mostrou que uma obra de qualidade é atemporal, e permanece incrível por muitos anos. Um grande presente aos 60 anos de telenovela brasileira.
O destaque da novela foi a grande volta de Regina Duarte à TV, depois de pequenas aparições em "Araguaia" e "As Cariocas". Regina voltou em ótimo estilo, mostrando a sua Clô Hayalla, uma mulher de várias nuances, densa, tensa e intensa.
Parabéns aos autores de "O Astro", diretores, colaboradores e elenco pelo grande novelão arrebatador! "O Astro" é a esperança de um formato novo na TV (macrossérie, novela, especial), com base numa obra inesquecível de Janete Clair, mostrando uma obra de qualidade que não aparecia há muitos anos na emissora global. Excelente! Vai deixar saudade!"

Túlio Deleon - Blogueiro (Tudo é Crítica)

"Quando a reprise de “Vale Tudo” encerrou-se, no Canal Viva, nós, noveleiros, ficamos nos perguntando: o que iremos comentar antes de dormir em nossas redes sociais? Eis que surge “O Astro” para ocupar brilhantemente este lugar. Foi um novelão arrebatador, envolvente do começo ao fim. Difícil destacar apenas uma pessoa do elenco, mas é inegável que Regina Duarte foi a alma da novela. A “monstruosa” Tia Clô ficara para sempre eternizada em nossa lembrança. A pedra ametista é poderosa! Que venham novos produtos do mesmo quilate nesse ótimo novo horário de novelas da Globo!"
Márcio Adson - Advogado, Twitteiro


"O Astro foi uma novela que superou minhas expectativas. Já esperava que fosse uma produção de excelência por ser a atualização de uma novela pela qual já nutria interesse; mas a cada capítulo crescia o interesse e afeição por trama e personagens. A combinação de ótimo plot + ótimos texto e elenco fizeram uma produção que me despertou fortes emoções e deixará saudades."

Evana – Roteirista, Blogueira (Histórias deTatu)

"Muito mais do que a obra em si, o que me chamou a atenção nesta iniciativa foi a intenção da Rede Globo de restabelecer uma quarta faixa horária dedicada à produção de telenovelas. É bem verdade que no caso de O Astro a denominação “novela das onze” foi mero golpe publicitário, já que o que se viu no ar foi uma macrossérie, com 64 capítulos exibidos de terça a sexta-feira. Minha esperança é que, com o sucesso do remake, a emissora se sinta encorajada a investir em novas produções. Já é público que há o projeto de Gabriela, no mesmo formato. Sonhar é livre, e o meu é com o horário consolidado e permanente na grade da emissora, dedicado não só a remakes, mas também a produções inéditas, com a ousadia e inovação que caracterizaram as antigas e saudosas “novelas das dez."

Fernando - Blogueiro (Agora é que São Eles)

"A atualização do clássico de Janete Clair abriu precedente para revisitações de outros clássicos e mesmo para novas empreitadas. A boa audiência desse remake comprovou que existe público pra esse horário ávido por um produto de uma qualidade mais diferenciada, como foi texto, direção e o produto como um todo.

Além disso, foi a estreia do amigo Vitor, a quem desejo que encontre outros autores tão generosos quanto Alcides Nogueira e que esse seja o primeiro de muitos sucessos!"

Dan Pepe - Blogueiro (Agora é que São Eles)

Obrigado a todos pela colaboração, e em especial ao Lip!!!

5 comentários:

  1. confesso que tive muita má vontade com a obra que não sabia se era série ou novela.Só no final me dei conta que era outra coisa mesmo, apesar de alguns histrionismos de interpretação, porém quem me fez mudar de ideia foi nada mais nada menos que a magnânima Regina Duarte ao rebater, nem digo críticas, mas comentários( eu mesmo os fiz) e ela defendeu a Clô com uma galhardia ímpar, o que faz com que seja mesmo a nossa primeira dama da tv. Também amei a radiante e melhorada Jose dessa versão, que luminosidade a Fernanda Rodrigues num papel etéreo.Parabéns e desculpe se não sou unânime, mas parabenizo a equipe de escritores e atores pelo resultado.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que post fantástico! Primeiro pela entrevista de meu querido amigo, colega e companheiro de jornada Tatá, a quem quero reencontrar em muitas outras produções. Depois por comentários tão elogiosos e o carinho e a torcida pela minha pessoa. Obrigadíssimo, de coração! O sucesso de "O astro" se deve muito à resposta positiva do público, que embarcou pra valer nesse universo mágico de Herculano Quintanilha! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal conhecer um pouco mais do método de trabalho do talentoso colaborador Tarcísio Lara Puiati, bem como foi um prazer obter alguns dos relatos de telespectadores acima elencados.
    Mais uma vez parabéns aos envolvidos na obra O Astro, que conseguiram a difícil façanha de torná-la sucesso de público e crítica simultanemanete.

    ResponderExcluir
  4. O Astro mereceu todo o sucesso que fez! Novelão de primeira: ação, suspense, mistério, romance, drama e humor num ritmo frenético.
    Regina Duarte, assassina confessa de Salomão Hayalla foi a diva absoluta!
    Deixa saudades!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista!
    Parabéns a todos os envolvidos :-)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...