sábado, 20 de julho de 2013

25 anos de Anos Incríveis.

Por Vanessa Carvalho

Há 25 anos estreava nos Estados Unidos, aquela que seria considerada uma das melhores séries de TV já produzidas: Anos Incríveis. Série do canal ABC retratando o clima social do país no final dos anos 60 início dos 70 sob a perspectiva de Kevin Arnold, um típico estudante do subúrbio americano. Teve seis temporadas (1988 – 1993) onde no Brasil foi exibida a princípio pela TV Cultura no início dos anos 90. Com seu sucesso, foi exibida também em outras emissoras como Bandeirantes e o canal pago Multishow.

O forte peso social da série foi um dos pontos positivos dos produtores. Questões como racismo, guerra, paz, eram retratados na TV através da vida das personagens, mas sem ser exatamente o ponto principal. Tais conflitos serviam de apoio para o que realmente estava sendo mostrado: a vida de um adolescente comum em meio ao caos que estava seu país.

Temas como primeiro amor, primeiro beijo, fidelidade, eram mostrados através dos conflitos que Kevin vivia, em casa ou no colégio. Ele tinha que lidar com professores, estudos, notas, amizade, amor como todo e qualquer adolescente de qualquer época. A insegurança faz parte do mundo dos adolescentes e tal insegurança era mostrada com respeito e delicadeza.


O forte roteiro marcou a vida de muitas pessoas mundo afora quando resolvia falar de temas delicados como, por exemplo, como agir quando seu primeiro amor sofria uma perda grande na família, quando se mudava de bairro e consequentemente de escola, quando seu melhor amigo sofria maus tratos dos estudantes mais velhos, e tantas outras coisas que cercam qualquer pessoa nessa difícil fase da vida.

Mas, acho que o que mais chamava a atenção da série era principalmente a relação familiar que o Kevin tinha com sua família. Todas as cenas familiares eram cheias de emoção e amor. Os conflitos tinham um peso forte na trama e uma das passagens mais fortes foi quando Jack Arnold abraça Kevin consolando-o por seu namoro com o seu grande amor, Winnie acabou.

Aliás, a relação do Kevin com a Wnnie não foi das mais fáceis. Apaixonado pela “girl’s next door”, Kevin lutou muito para poder ter seu grande amor. Idas e vindas foram marcadas recheadas de um forte apelo dramático. Rompimentos e reconciliações entre eles eram constantes, mas tudo isso porque a atriz havia crescido bastante durante algum tempo e a fotografia deles na tela não ficava legal. Então, os produtores tiveram que deixar os personagens uma temporada inteira separados, até que Fred Savage crescesse mais que a Dânica (Ambos Kevin e Winnie respectivamente).


O mais notável na série, é que ao longo de seis temporadas, os dramas e conflitos acompanharam o amadurecimento dos personagens. À medida que eles cresciam e a realidade mudava, mudava-se também o enfoque da série e a dramaticidade era mais profunda. Discutia-se a liberação sexual, o feminismo, drogas, sexo, sempre através da vida do Kevin.

O Kevin não tinha nada de especial. Filho caçula de uma família de classe média, estudava, trabalhava, amava, se divertia com os amigos e tentava entender tudo que acontecia a sua volta. Amava perdidamente sua vizinha, sofreu junto com ela, sofreu por ela. Apoiou seu melhor amigo da melhor forma que fosse e cometeu erros também. 

Ele não era engraçado, não era o melhor aluno, mas era gentil, educado e amoroso. Era... Humano. Aliás como todas as personagens. Lembro que em um determinado episódio, um dos amigos do Kevin estava perdido por não entender o motivo da separação dos pais, ao mesmo tempo em que tinha que lidar com a frustração do pai em casa e questionar suas atitudes. Depois que ele presenciou que sua vida não era assim tão ruim, ao chegar em casa, depois de uma severa bronca de seu pai, ele virou para ele e apenas disse: Eu te amo, pai. Fim de episódio. Quer dizer, difícil encontrar séries assim hoje em dia.

Todos os dramas pareciam maiores quando a trilha sonora começava a tocar. Anos Incríveis foi um ‘prato cheio’ de músicas da época. Escolhidas a dedo, até hoje, a trilha sonora de Anos Incríveis é considerada uma das melhores de todos os tempos. A começar pelo tema principal “With a little help from my friends” brilhantemente interpretada por Joe Cocker. Aliás, a trilha sonora é o principal motivo para não existir DVD da série. Só em direitos autorais, a ABC teria que gastar mais que o dobro do que arrecadou com a série para ter autorização.

Anos incríveis marcou toda a minha adolescência e acho que minha vida adulta também. Ainda atual, é digna de várias reprises sem nunca perder a atualidade. Se você puder conhecê-la, procure. Garanto que você irá se emocionar tanto quanto eu, que mesmo depois de 25 anos, ainda lagrimo quando escrevo sobre ela.


5 comentários:

  1. Todas as series como essa é inesquecível. Não nasci no tempo dessa serie. Mas vou procurar pra ver e assisti. Essa serie podemos dizer que e a melhor do que já existiu. E uma família com seus conflitos e de alegrias e movimentos no pais naquela época.
    abs

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente a melhor série já feita

    Rafael Poggi

    ResponderExcluir
  3. Top 10. Toda linda! Kevin Arnold pra sempre em nossos corações!!!

    Frederico Baami

    ResponderExcluir
  4. Foi uma série que de tanto ver acabei gostando.

    Adriana Figueredo

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida é a melhor série que já vi. Gostaria de ver outras de mesmo nível de qualidade, mas ainda não encontrei.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...